Se você adora cozinhar e de partilhar os seus truques e dicas com os outros amantes da cozinha, fazer os seus próprios vídeo de culinária pode ajudar você a partilhar a sua paixão e conhecimentos com todo o mundo. Você pode criar o seu próprio blogue, sítio web ou criar um canal no YouTube onde pode receber subscritores e visualizações de todo o mundo. Compartilhe com outras pessoas as suas próprias receitas e ajude todo o mundo passo-a-passo para que consigam recriar as suas receitas através de uma referência visual. E oWondershare Filmora tem muitos efeitos de vídeo para montar seu vídeo de culinária, assista o vídeo axaixo para saber mais.
Você pode usar os seus vídeos de culinária para ensinar outros usuários, partilhar as suas receitas especiais e até ganhar dinheiro se optar por vender as receitas ou capitalizar os seus anúncios no YouTube. Você pode muito bem fazer-se notar no mundo online e ser solicitada(o) para partilhar as suas habilidades e conhecimentos a um nível mais profissional, mas para isso você deve saber como criar um vídeo de culinária apelativo e deslumbrante.
Dicas para fazer os seus próprios vídeos de culinária
Planeamento inicial
Para conseguir criar um vídeo de culinária fantástico e apelativo para os amantes da culinária, você deve ter um plano preparado com antecedência. Existem imensos vídeos de culinária diferentes, por isso você deve fazer os possíveis para se destacar dos demais e partilhar receitas que não tenham sido já partilhadas vezes sem conta por outras pessoas. Se você tiver as suas próprias receitas ainda melhor! E se por acaso quiser criar uma receita pela primeira vez, não o faça enquanto estiver a gravar. Primeiro pratique a receita várias vezes até conseguir fazer na perfeição, assim quando estiver a gravar o seu vídeo de culinária não terá que se preocupar com erros graves.
Usar uma ou duas câmeras
Usar apenas uma câmera pode ser algo complicado se estiver gravando o seu primeiro vídeo de culinária, por isso é recomendável usar pelo menos duas câmeras para garantir uma melhor qualidade. No entanto, ter duas câmeras pode tornar-se algo dispendioso e difícil de operar. Você pode optar por usar uma câmera profissional quando tiver mais possibilidades para tal, de forma a garantir os melhores resultados na qualidade de imagem. Mas para começar, pode pedir a um amigo que ajude você a filmar e a obter os resultados corretos no foco e equilíbrio de brancos. Se for necessário aproximar a imagem, você deve parar o que estiver a fazer e continuar apenas quando tiver o plano perfeito. Usar planos diferentes e aproximados pode tornar mais fácil para os espetadores perceberem exatamente o que você está fazendo, e assim podem seguir as instruções e perceberem todo o processo sem se sentirem perdidos. Além de tudo isso, é recomendável adicionar um tripé ao seu equipamento para não obter gravações tremidas.
Brilho
Antes de filmar o seu vídeo de culinária, você deve fazer todas as correções necessárias no equilíbrio de brancos. Desta forma você assegura que obtém as cores reais do filme e reduz as possibilidades de obter outros tons de fundo. Esta tarefa é muito simples de fazer, basta usar um pedaço de papel branco e olhar através da lente da câmera para ajustar o equilíbrio de brancos e obter o tom que corresponde à cor branca real.
Faça por usar o vestuário mais adequado
Para não distrair os espetadores do tema principal que é a sua receita, nem para tornar o vídeo pouco apelativo, você nunca deve usar vestuário branco ou usar peças com desenhos extravagantes. O foco principal deve ser a comida e não o seu vestuário. É recomendável usar peças de vestuário com cores leves e sólidas.
Mostre a receita terminada
Mostre sempre aos espetadores dos seus vídeos de culinária como irá ficar o produto final após seguirem a sua receita, colocando num prato ou tigela com enfeites a condizer. Você quer que os seus espetadores fiquem com água na boca e ansiosos por verem as suas novas receitas no futuro.
Faça os seus espetadores salivarem com vários planos da sua comida deliciosa, como por exemplo uma aproximação do plano do seu pão caseiro acabado de sair do forno e enquanto o parte ao meio, carne suculenta que se separa facilmente do osso ou até despejando um molho sobre o produto final.
Após terminar os trabalhos de gravação e edição, é altura de colocar o vídeo no YouTube ou qualquer outra plataforma. Aqui ficam em seguida algumas dicas que você deve ter em conta ao carregar o seu vídeo.
Escolha um título simples
É verdade que os nomes mais pomposos dos pratos ficam bem no menu de um restaurante ou em programas de televisão, mas você deve certificar-se que o nome da sua receita não é demasiado confuso. Se for um nome difícil e confuso de pronunciar, será mais complicado as pessoas conseguirem encontrarem o seu vídeo de culinária num motor de busca por toda a imensidão da Internet. Use apenas os detalhes suficientes para que as pessoas consigam encontrar exatamente aquilo que procuram. Lembre-se que quanto mais simples melhor!
Etiquetas do vídeo
Ao usar as etiquetas de vídeo para otimizar o seu vídeo de culinária, será mais fácil atribuir etiquetas a um vídeo com um nome mais simples. Como é natural, deve selecionar etiquetas relacionadas com o conteúdo do seu vídeo, neste caso relacionadas com a receita que está criando. Deve selecionar etiquetas básicas e mais usadas como 'iniciante', 'bolo', 'culinária', 'como fazer' e 'receita', de forma a obter um maior número de espetadores e mais visualizações.
O editor de vídeo recomendado para você
O Filmora é um editor de vídeos que alia ferramentas avançadas com filtros modernos e stickers animados para aplicar sobre os materiais audiovisuais, sendo uma boa opção para edições caseiras.