Empresas que usam estratégias baseadas em dados têm mais probabilidade de superar seus concorrentes na aquisição de clientes. Hoje em dia, as mídias sociais desempenham um papel fundamental na conexão de marcas com o público, por isso entender e analisar o comportamento do seu público não é apenas importante, é essencial.
É aqui que entra o Facebook Insights. Seja você um pequeno empresário, um profissional de marketing ou um criador individual, o Facebook Insights fornece dados valiosos sobre o desempenho da sua página, dados demográficos do público e engajamento do conteúdo. Permite que você tome decisões informadas, otimize sua estratégia e crie conteúdo que realmente gere impacto no seu público.
Neste guia, mostraremos os recursos do Facebook Insights, como usá-los e como eles diferem do Facebook Audience Insights. Também discutiremos dicas práticas para definir e atingir suas metas de mídia social.

Neste artigo
Parte 1. Tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Insights
O Facebook Insights é uma ferramenta de análise gratuita que fornece dados valiosos sobre o desempenho da sua página. Permite que você monitore métricas importantes, entenda seu público e analise a eficácia do seu conteúdo.

Recursos do Facebook Insights
Os insights da página do Facebook oferecem uma riqueza de informações em várias categorias:
1. Visão geral da página
Isso fornece um resumo de alto nível do desempenho da sua página. As métricas incluem total de curtidas, alcance da postagem, engajamento e seguidores da página. É uma excelente maneira de monitorar seu progresso rapidamente.

2. Postagens
Esta seção fornece insights detalhados sobre o desempenho de postagens individuais. Analise métricas como alcance de postagens, reações, curtidas, comentários e compartilhamentos para descobrir quais postagens têm melhor desempenho. Use esses dados para determinar que tipo de conteúdo repercute mais com seu público.

3. Vídeos
Se você postar vídeos na sua Página, esta seção fornecerá insights sobre o desempenho deles, incluindo visualizações de vídeo, tempo de exibição, retenção de público e dados demográficos para visualizações de vídeo. Acompanhe o desempenho dos seus vídeos, pois isso ajuda a refinar o conteúdo do vídeo para obter melhores resultados.
4. Público
Esta seção fornece informações valiosas sobre o público da sua Página, incluindo idade, sexo, localização, idioma, educação e ocupação dos seus seguidores. Também mostra as outras Páginas que seu público curte, para que você possa entender seus interesses e descobrir parcerias. Analise quais grupos demográficos têm mais probabilidade de interagir com suas postagens e adapte sua mensagem de forma eficaz.

5. Histórias
Se você usa as histórias do Facebook, esta seção fornece dados sobre o desempenho deles, incluindo alcance da história, impressões e o número de pessoas que visualizaram sua história inteira. Analise o desempenho das suas histórias do Facebook em termos de alcance e interações. Use esse recurso para experimentar conteúdo criativo e de curta duração.

6. Anúncios
Esta seção fornece dados detalhados de desempenho para suas campanhas, como alcance e impressões, cliques e conversões. Monitore o sucesso de suas campanhas pagas rastreando esses dados. Otimize os gastos com anúncios identificando anúncios de alto desempenho.
Como acessar a página do Facebook Insights?
Veja como você pode acessar o Facebook Insights:
- Passo 1. Abra sua página de perfil do Facebook no seu dispositivo.

- Passo 2. Em seguida, acesse o painel profissional por meio do ícone do seu perfil no canto superior direito. Clique nele para ver os insights.

- Passo 3. Para ver uma visão geral detalhada, clique na aba "Insights" na interface do painel profissional.

- Passo 3. Em seguida, toque em Ver Tudo para analisar o desempenho da sua página do Facebook em detalhes.

Você verá as seguintes opções que você pode visualizar uma por uma.

Como usar o Facebook Insights de forma eficaz?
Siga estas dicas para usar os insights do Facebook para maximizar seu engajamento.
- Garanta que sua página esteja totalmente otimizada com uma foto de perfil, imagem de capa, detalhes de contato e uma marca consistente. Uma página otimizada garante rastreamento preciso de dados.
- Defina objetivos claros, como aumentar as curtidas na página, impulsionar o engajamento ou direcionar o tráfego do site. Ter metas definidas ajuda você a se concentrar nas métricas mais relevantes.
- Monitore todas as métricas, incluindo alcance, engajamento e dados demográficos.
- Identifique padrões e tendências no desempenho do seu conteúdo. Ajuste sua programação de postagens, tipo de conteúdo ou mensagens com base no que funciona melhor.

Como exportar dados do Facebook Insights?
Você pode exportar seus dados do Facebook Insights para o formato CSV ou Excel. Isso permite que você analise os dados mais detalhadamente usando outras ferramentas, como software de planilha ou ferramentas de visualização de dados.
Para exportar dados:
- Vá para a seção desejada no Facebook Insights (por exemplo, Postagens, Público).
- Procure a opção "Exportar Dados" localizada na parte superior ou inferior da página.
- Selecione o formato de exportação desejado e clique em "Exportar".

Parte 2. Tudo sobre o Facebook Audience Insights
Quando se trata de entender seu público no Facebook, duas ferramentas se destacam: Facebook Insights e Audience Insights. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, cada um tem um propósito único na definição de sua estratégia de mídia social.
Diferença entre Facebook Insights e Audience Insights
Facebook Insights | Facebook Audience Insights |
Concentra-se no desempenho da sua própria página. | Concentra-se na demografia, nos interesses e nos comportamentos do público. |
Fornece dados sobre o alcance, o engajamento e as interações do público da sua Página. | Fornece insights sobre a base mais ampla de usuários do Facebook e seu público-alvo. |
Usado principalmente para análise interna e otimização da sua presença no Facebook. | Usado principalmente para pesquisa de público, análise de concorrentes e criação de campanhas publicitárias altamente segmentadas. |
Recursos do Audience Insights
Aqui estão os recursos que estão incluídos no Audience Insights no Facebook:
1. Dados demográficos do público
Fornece informações detalhadas sobre idade, sexo, localização, nível de escolaridade, status de relacionamento e emprego do seu público-alvo. Você também pode explorar seus interesses, atividades e eventos de vida. Esses dados ajudam você a entender quem é seu público e no que ele está interessado.

2. Curtidas na página
Esse recurso permite que você identifique outras páginas do Facebook que seu público-alvo gosta. Essas informações podem ajudar você a identificar os interesses do seu público, oportunidades de publicidade relevantes e possíveis parcerias ou encontrar inspiração para conteúdo que repercuta em públicos semelhantes.

3. Análise da concorrência
Você pode usar o Audience Insights para analisar o público dos seus concorrentes. Isso ajuda você a entender os dados demográficos e os interesses do público dos seus concorrentes. Use esses dados para identificar lacunas ou oportunidades em sua estratégia de segmentação.
Como usar o Audience Insights para uma segmentação eficaz
1. Crie campanhas publicitárias altamente segmentadas
Use os dados detalhados do público do Facebook Audience Insights para criar critérios de segmentação de anúncios altamente específicos. Por exemplo, você pode segmentar anúncios para usuários dentro de uma faixa etária específica, que moram em um local específico, que estão interessados em hobbies específicos e que curtiram determinadas Páginas. Esse nível de segmentação ajuda a garantir que seus anúncios alcancem o público mais relevante e maximizem seu retorno sobre o investimento (ROI).

2. Refine a segmentação do público para melhor desempenho da campanha
Monitore continuamente o desempenho de suas campanhas publicitárias e use os dados do Facebook Audience Insights para refinar seus critérios de segmentação. Se um segmento específico de público não estiver apresentando bom desempenho, ajuste seus parâmetros de segmentação para atingir um público mais responsivo.
Parte 3. Alcance seus objetivos no Facebook: Filmora e Audience Insights
Combinar o poder do Facebook Insights com os recursos do Wondershare Filmora pode elevar sua estratégia de mídia social. O Facebook Insights fornece uma riqueza de dados sobre seu público. Use-os para criar conteúdo de vídeo envolvente e otimizar sua programação de postagens que aborde especificamente os interesses e preferências do seu público-alvo.
Por exemplo, se seus dados mostram que uma parcela significativa do seu público está interessada em fitness, considere produzir tutoriais de exercícios, vídeos motivacionais ou demonstrações de receitas saudáveis. Os poderosos recursos de edição do Filmora permitem que você melhore seus vídeos com recursos visuais envolventes, música e sobreposições de texto.

- Grandes efeitos de vídeo/áudio e recursos criativos.
- IA poderosa para criação de conteúdo sem esforço.
- Intuitivo, profissional e ainda assim fácil para iniciantes.
- Funciona em Mac, Windows, iOS e Android.

Crie conteúdo de vídeo direcionado usando Filmora
Veja como você pode criar vídeos virais no Facebook usando o Criador de Imagem para Vídeo de IA do Filmora.
- Passo 1. Baixe e instale o Filmora do site oficial da Wondershare. Abra-o e vá até a Caixa de Ferramentas para selecionar a ferramenta Imagem para Vídeo.

- Passo 2. Navegue pelos vários modelos pré-desenvolvidos e selecione o modelo de vídeo desejado para criar vídeos com aparência profissional para sua página do Facebook rapidamente.

- Passo 3. Carregue suas imagens (até 2) e insira o texto do prompt do seu vídeo. Em seguida, clique em Gerar para criar seu vídeo.

- Passo 4. Agora adicione o vídeo gerado à linha do tempo de edição simplesmente arrastando e soltando. Você também pode personalizar ainda mais seu vídeo adicionando diferentes transições, filtros, música e texto.

- Passo 5. Quando terminar a edição, vá até o botão Exportar para salvar seu vídeo.

Aqui está um vídeo criado usando um dos modelos de imagem para vídeo do Filmora.

Como agendar postagens para alcance ideal
Agora o Filmora não só permite que você crie vídeos incríveis no Facebook, mas também ajuda você a agendar suas postagens diretamente no aplicativo. Ao exportar o vídeo, você pode agendar suas postagens diretamente usando o Planejador de Vídeo Social do Filmora.
Isso simplifica seu fluxo de trabalho para analisar dados, criar conteúdo, agendar postagens e monitorar o desempenho, tudo em um só lugar. Isso poupa tempo e garante que suas campanhas permaneçam impactantes e baseadas em dados.
Para agendar postagens, primeiro vincule sua conta do Facebook ao Filmora.

Em seguida, escolha as configurações recomendadas para o seu vídeo do Facebook e clique em Exportar.

Conclusão
Entender e usar o Facebook Insights e o Audience Insights é essencial para criar estratégias baseadas em dados que aumentem o engajamento e alcancem seus objetivos de mídia social. Ao analisar métricas como dados demográficos do público, desempenho posterior e tendências de engajamento, você pode refinar seu conteúdo e atingir o público certo de forma eficaz.
Para levar sua estratégia ainda mais longe, use o Planejador de Vídeo Social do Wondershare Filmora para criar conteúdo de vídeo personalizado e impactante, agendar postagens em horários ideais e monitorar o desempenho perfeitamente. Combine essas ferramentas poderosas e veja sua presença no Facebook crescer de forma mais inteligente, forte e bem-sucedida.