Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR
Editor de Vídeo Filmora
Crie vídeos sem esforço com IA.
  • Várias ferramentas de edição de IA para aumentar a eficiência da criação de vídeos.
  • Ofereça modelos populares e recursos criativos isentos de royalties.
  • Funcionalidade multiplataforma para edição em qualquer lugar.

O melhor guia para transmissão ao vivo no YouTube

author avatar

Oct 22, 2024• Soluções comprovadas

A transmissão ao vivo no YouTube é uma ótima maneira de obter mais envolvimento do seu público, mesmo que você não tenha muitos seguidores. Contanto que você tenha alguns assinantes confiáveis deixando comentários em seus vídeos, você poderá agendar uma transmissão ao vivo e saber que terá público. As pessoas sentem uma conexão pessoal com seus vloggers favoritos, então se você der aos seus subscritores a chance de interagir com você em tempo real, eles provavelmente planejarão participar. O segredo para uma boa transmissão ao vivo é responder aos comentários e perguntas das pessoas que estão assistindo. Além de acompanhar o chat ao vivo do seu vídeo você pode criar uma hashtag para a sua transmissão e monitorá-la no Twitter.

Índice

Por que transmitir ao vivo?

Você aumentou seu público e agora quer levar seu canal para o próximo nível e diversificar seu conteúdo.

Esteja você fazendo vlogs, jogando ou criando tutoriais no YouTube, existe potencial para hospedar uma transmissão ao vivo. Não se limita a nenhum gênero, você só precisa criar conteúdo que as pessoas tenham interesse em assistir.

Antes de começarmos com o Como, vamos começar com alguns motivos pelos quais você deve transmitir seu conteúdo ao vivo.

Conecte-se e interaja com seu público

Quando um espectador deixa um comentário durante uma transmissão ao vivo, você poderá vê-lo imediatamente e responder. Ter uma conversa instantânea com um espectador enquanto ele assiste ao seu vídeo incentivará mais envolvimento e estabelecerá um relacionamento melhor com seus espectadores - e você saberá que esses espectadores não são bots.

Aumente o tempo de exibição e o tempo de exibição da sessão em seu canal

Se você está fazendo vídeos no YouTube com duração média de 10 minutos e o espectador assiste apenas metade deles, são apenas 5 minutos de tempo de exibição, o que é aceitável... Mas se você transmitir ao vivo por 45 minutos e conseguir prender a atenção do espectador, poderá superar o que seus vídeos normais podem fazer.

Faça vídeos mais rápido

Como YouTuber, você está sempre se esforçando para ser mais eficiente. A transmissão ao vivo permite que você faça isso conforme suas próprias configurações e começar quando quiser. O conteúdo que você cria durante a transmissão ao vivo também pode ser condensado em um reel de destaque ou uma recapitulação.

Com um pouco de planejamento antes de transmitir, você pode criar conteúdo para uma semana de uma só vez, em vez de ter várias programações para conteúdo de transmissão ao vivo e seus vídeos de publicação predefinidos.

Tipo de conteúdo para transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo tem muito valor, mas que tipo de conteúdo você deve transmitir?

Aqui estão algumas ideias populares de conteúdo que atrairão espectadores para sua transmissão ao vivo:

Sessão de perguntas e respostas

 

Unboxing

 

Jogo ou desafio

 

Previsões ou análises

 

Eventos ao vivo (apenas certifique-se de que sua Internet consiga suportar a conexão)

 

Uma demonstração ou um tutorial

 

Um comentário ao vivo ou (se você for um jogador) um vídeo de jogabilidade

O que você precisa para transmitir ao vivo no YouTube

Um plano ou esboço

É bom saber sobre o que será sua transmissão ao vivo antes de começar. Defina uma mensagem importante que você deseja transmitir, uma ação que deseja que seus espectadores realizem ou uma estrutura que deseja seguir.

Só porque é ao vivo não significa que tudo tenha que ser improvisado. Se você começar sem um plano, poderá acabar se sentindo confuso ou estressado. Permita que comentários ou eventos espontâneos o desviem de seu plano inicial, mas sempre retorne ao seu esboço para saber como encerrar sua transmissão ao vivo quando for necessário.

Conexão estável com a Internet

Você não pode conduzir uma transmissão ao vivo de qualidade se sua Internet estiver ruim. Ao avaliar sua conexão com a Internet para transmissão ao vivo no YouTube, observe a velocidade de carregamento. Dependendo da qualidade do seu vídeo, estas são as taxas mínimas de velocidade de carregamento que sua Internet precisará atingir:

480p = 1.5 mbps

720p = 3 mbps

1080 = 5 mbps

Além disso, esteja atento às causas externas que podem estar deixando sua internet mais lenta, como outra pessoa que esteja usando a Internet, um roteador com mau desempenho ou um cabo danificado.

Câmera

Se você possui um smartphone ou portátil com webcam integrada, essa é a melhor câmera para iniciar a transmissão ao vivo. É bom ter um objectivo e trabalhar para conseguir uma câmera mais avançada, mas até então não desanime por não ter equipamentos caros. Se você tiver um smartphone, um portátil ou uma webcam básica, tudo bem.

Microfone

Você não precisa de um excelente microfone para transmissão ao vivo, apenas de um bom microfone. Se você quiser gastar de centenas ou milhares de reais em um microfone de estúdio profissional, ninguém irá impedi-lo, mas saiba que um microfone que seja fácil de usar é tão importante quanto a qualidade do áudio à medida que você desenvolve uma programação consistente de transmissão ao vivo.

Software de transmissão (para transmissões de maior qualidade)

Antigamente, para transmitir ao vivo no YouTube, você precisava de um software adicional para capturar conteúdo do computador, câmera, microfone, etc., chamado software de codificação - mas já não.

Esses softwares de codificação, como OBS, Wirecast e VMix, são necessários se você estiver produzindo conteúdo que requer uma alta taxa de quadros, como jogos, mas não obrigatórios se você estiver simplesmente fazendo um vlog ou criando um tutorial.

Se estiver usando o Chrome, você pode transmitir ao vivo no YouTube sem usar um codificador.

Uma placa de captura (para transmissões de maior qualidade)

Você precisará de uma placa de captura ao capturar imagens de um PC ou console diferente. Se você é um jogador e usa um PC para transmitir e um PC para jogar, considere adquirir uma placa de captura.

4 maneiras de configurar sua transmissão ao vivo no YouTube

Existem 4 maneiras principais de iniciar a transmissão ao vivo no YouTube. O que funciona melhor para você depende do conteúdo que você irá transmitir.

1. Câmera/Transmitir ao vivo (navegador Chrome)

Acessando www.youtube.com/webcam no navegador Google Chrome, você pode iniciar a transmissão imediatamente através da sua webcam conectada. Essa forma é melhor para perguntas e respostas simples ou para que seus espectadores saibam sua opinião em tempo útil. Este método não requer um codificador.

 

Existem 3 maneiras de acessar a transmissão ao vivo desta forma:

1. Clique aqui para conectar-se ao seu canal do YouTube

2. Você pode acessá-lo no menu superior do YouTube

acessar transmissão ao vivo

3. Você pode acessá-lo clicando em Câmera na guia Transmissão ao vivo em seu Creator Studio

 

2. Google Hangouts On Air (Rápido)

Outra maneira de transmitir ao vivo sem software de codificação é usar o recurso Google Hangouts On Air.

É ótimo se você deseja que sua transmissão ao vivo seja semelhante a uma reunião de conselho, onde você pode convidar pessoas, dividir a tela e compartilhar a tela para ilustrar seu ponto de vista.

Veja como você pode acessar este Google Hangouts On Air:

Passo 1: Acesse os Eventos na guia Transmissão ao vivo em seu Creator Studio

Passo 2: Clique no botão Novo Evento ao Vivo no canto superior direito

botão novo evento ao vivo

Passo 3: Acesse a página Informações e Configurações do evento. Preencha os detalhes da sua transmissão ao vivo e, em Tipo, selecione Rápido (usando o Google Hangouts On Air).

informações e configurações do novo evento

Passo 4: Você pode agendar sua transmissão ao vivo ou entrar ao vivo imediatamente clicando em um dos botões azuis no lado esquerdo.

 

3. Celular

A transmissão ao vivo através do seu dispositivo móvel oferece muito mais liberdade de manobra. Você pode passear e fazer uma excursão com seus espectadores - mas lembre-se de permanecer dentro do alcance WiFi ou LTE. Isso significa que você não conseguirá transmitir ao vivo dentro de um elevador.

Veja como você pode transmitir ao vivo no celular:

Passo 1: Acesse o aplicativo do YouTube e certifique-se de estar conectado à conta da qual deseja fazer a transmissão ao vivo.

Passo 2: Na parte superior, clique no ícone da Câmera

Passo 3: clique em Transmitir ao Vivo

 

 

Dica profissional: Ao transmitir ao vivo, sempre segure seu smartphone horizontalmente. Isso permite que seu vídeo seja orientado como paisagem, em vez de retrato.

 

4. Codificador personalizado

A quarta forma de transmissão ao vivo no YouTube é com software de codificação. Este é o método recomendado se a qualidade do vídeo for essencial, como vídeos de jogos.

Passo 1: Baixe e instale um software de codificação. Neste exemplo, usaremos o OBS.

Passo 2: Inicie o OBS

Passo 3: Acesse o YouTube Creator Studio e entre na página Transmitir Agora

youtube creator studio

Passo 4: Em Configuração do Codificador, copie o nome/chave da transmissão (Aviso: NÃO compartilhe esta chave com ninguém)

Passo 5: Retorne ao OBS e entre no menu Configurações no canto inferior direito do aplicativo

Passo 6: Clique na aba Transmissão

a) Em Tipo de Transmissão, selecione Serviços de Streaming

b) Em Serviço, selecione YouTube/YouTube Gaming

c) Em Servidor, selecione Servidor Primário de ingestão do YouTube

d) Na caixa da Chave da Transmissão, cole a Chave da Transmissão que você copiou do YouTube

e) Clique em Aplicar e depois em OK

Passo 7: Conecte sua webcam

Passo 8: No painel principal do OBS, no menu Fontes, clique no ícone + e adicione Dispositivo de Captura de Vídeo. Agora você deve ver as imagens da sua webcam.

Passo 9: Selecione a Resolução desejada para o seu vídeo e clique em OK

Passo 10: Retorne à sua página de Transmissão do YouTube e preencha os detalhes da sua transmissão ao vivo

Passo 11: Volte para OBS e clique em Iniciar Transmissão

Passo 12: Na página de Transmissão do YouTube, confira no topo que você está ao vivo. Você está transmitindo oficialmente. Assim que terminar a transmissão, retorne ao OBS e clique em Parar Transmissão para encerrar a transmissão.

8 dicas para melhorar sua transmissão ao vivo no YouTube

Faça um teste de velocidade

Antes de iniciar sua transmissão ao vivo, faça um teste de velocidade da sua Internet. Confira aqui.

Tenha uma boa iluminação

Esteja atento ao que está ao seu redor quando estiver prestes a transmitir ao vivo. Você não precisa de um kit de iluminação de primeira linha, você pode simplesmente sentar ao lado de uma janela e permitir que a luz natural ilumine sua transmissão.

Faça um teste ao vivo (não listado)

Faça um ensaio técnico através de um teste de transmissão ao vivo, depois assistindo novamente e avaliando a qualidade do áudio e do visual.

Você não precisa se preocupar com o início de sessão do seu público e ver o seu teste se definir a privacidade da transmissão como Não Listado.

Olhe para a lente, não para a tela

Se você estiver transmitindo com a câmera selfie do seu smartphone ou usando o visor da câmera para ter certeza de que está no enquadramento, lembre-se de que você precisa olhar para a lente – não para a sua imagem.

O contato visual é importante para construir confiança e, se você estiver olhando para si mesmo, parecerá que está olhando além dos espectadores, em vez de olhar para eles.

Mostre aos seus espectadores

Seja o que for que você esteja falando, se puder, mostre aos seus espectadores. O YouTube é um meio visual, e isso significa que seus espectadores podem ficar desinteressados se não houver nada visual prendendo sua atenção.

No início, você provavelmente não terá uma configuração de múltiplas câmeras, então não poderá interromper sua transmissão ao vivo. No entanto, você pode compartilhar a tela e colocar objetos físicos em um quadro.

Se você está falando sobre seu cachorro, mostre-o diante da câmera. Se você estiver apresentando algo com muitos passos, crie uma apresentação de diapositivos em Powerpoint.

Considere quais recursos visuais ou acessórios você pode adicionar à sua transmissão ao vivo para melhorar seu desempenho.

Descubra uma maneira de torná-lo perene

Conteúdo perene refere-se ao conteúdo relevante por um longo período de tempo. Falar sobre um evento não é algo perene, porque o evento logo passará e se tornará notícia antiga. Porém, dar algumas dicas de como planejar um evento seria um conteúdo perene.

Tendo em conta que sua transmissão ao vivo será salva no YouTube e seus espectadores poderão reproduzi-la e assisti-la. É mais provável que gostem se o conteúdo for relevante e interessante.

Não precisa demorar muito

Uma transmissão ao vivo não precisa ter 40 minutos de duração. Só precisa ser longo o suficiente para você transmitir sua história - e se quiser responder a algumas perguntas e interagir com seu público. Assim que sua história terminar, mesmo que seja apenas 5 minutos, tudo bem. Não se preocupe com a duração da sua transmissão, não é uma competição de resistência.

Permita-se cometer erros

Outra coisa com a qual você não deve se preocupar é cometer erros. Ao fazer transmissões ao vivo, finja que está interagindo com alguém na vida real. Na vida real, você não consegue editar seus erros, seja uma palavra pronunciada incorretamente ou um café derramado. Siga em frente e brinque com isso.

Como crescer como streamer ao vivo no YouTube

Faça as pessoas saberem quando você estiver transmitindo

Dê às pessoas tempo suficiente para agendar, não lhes diga isso no último minuto. Compartilhe nas redes sociais, no seu site e em qualquer outro meio.

Crie um link de transmissão 2 dias antes

Compartilhe o link da transmissão ao vivo nas redes sociais para lembrar a todos de sintonizar quando você estiver ao vivo. Procurando seu link? Deve ser algo assim: www.youtube.com/user/[nomedocanal]/live

Alcance as comunidades mais interessadas

Se você decidir fazer uma transmissão ao vivo sobre um tema específico, como fotografia, entre em contato com quem tem interesse no assunto. Destaque qual aspecto da fotografia você transmitirá e atraia novos espectadores para o seu conteúdo.

Esteja ciente da diferença de horário

Se você tem um público internacional, encontre tempo para transmitir ao vivo onde possa obter a quantidade ideal de espectadores.

Você pode encontrar a localização do seu principal grupo demográfico no YouTube Analytics.

Crie um trailer de canal para promover a transmissão ao vivo

Faça um vídeo e hospede-o como o trailer do seu canal, assim qualquer pessoa que acessar sua página do YouTube verá a promoção da sua transmissão ao vivo.

Promova via conteúdo e canal de destaque

O YouTube possui um recurso que permite que você use o conteúdo existente para promover sua próxima transmissão ao vivo.

Veja como configurar:

Observações principais

  1. A transmissão ao vivo ajudará você a fazer mais vídeos, interagir com seu público e expandir seu canal.
  2. Você não precisa de equipamentos caros para transmitir ao vivo no YouTube, só precisa de uma webcam e um microfone.
  3. O YouTube tornou a transmissão ao vivo tão fácil como alguns cliques, sem a necessidade de software adicional, a menos que você esteja jogando.
  4. Sempre faça um teste de sua transmissão ao vivo para garantir que a Internet, o áudio e o visual estejam funcionando corretamente.
  5. Crie conteúdo e alcance comunidades para promover sua transmissão ao vivo.

Você teve alguma dificuldades ao configurar sua transmissão ao vivo no YouTube? Partilhe nos comentários abaixo, temos todo o gosto em ajudar!

author avatar
João Pedro
João Pedro é um escritor e amante de tudo relacionado com vídeo.
Você pode se interessar
author avatar

João Pedro

staff Editor