Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR
Editor de Vídeo Filmora
Crie vídeos sem esforço com IA.
  • Várias ferramentas de edição de IA para aumentar a eficiência da criação de vídeos.
  • Ofereça modelos populares e recursos criativos isentos de royalties.
  • Funcionalidade multiplataforma para edição em qualquer lugar.

O que é taxa de quadros e qual escolher?

author avatar

Mar 12, 2024• Soluções comprovadas

O termo taxa de quadros é um dos termos mais antigos da história do cinema e é tão importante hoje quanto era quando a primeira câmera foi inventada. Hoje, as taxas de quadros não estão estritamente relacionadas a câmeras e projetores de filmes, porque a qualidade de animações, videogames, transmissões online ao vivo ou transmissões de TV também é diretamente influenciada pelas taxas de quadros.

Mesmo que as câmeras modernas permitam capturar imagens incrivelmente suaves ao usar as configurações automáticas da câmera, entender o conceito de taxas de quadros ajudará você a saber exatamente quando deve aumentar ou diminuir a taxa de quadros do seu vídeo. Isso exigirá que você saiba como as câmeras ou outros dispositivos de captura de vídeo gravam imagens e, neste guia, apresentaremos os conceitos básicos que regem o processo de captura de vídeo.

O que é taxa de quadros: uma breve história das taxas de quadros

Uma taxa de quadros é simplesmente a frequência na qual imagens estáticas independentes aparecem na tela. Isso significa que você pode escolher o número de fotos que serão exibidas em um segundo. Se você aumentar o número de quadros por segundo, as figuras na cena irão parecer estar se movendo mais devagar, enquanto se você diminuir a taxa de quadros, os personagens na cena se moverão mais rápido, como nos primeiros filmes de Charlie Chaplin.

Na verdade, durante o período em que Chaplin fez seus primeiros filmes mudos, todas as câmeras eram acionadas, o que significava que o operador da câmera tinha que girar a manivela para iniciar a gravação, uma verdadeira tortura! Manter a taxa de quadros permanente de forma manual não é fácil, por isso as taxas de quadros eram muito mais lentas nos primeiros anos do cinema, pois variavam entre 16 a 24 fps.

Para se ter uma ideia o olho humano pode ver até 10 ou 12 imagens por segundo e processá-las separadamente, enquanto16 fps já é percebido como um movimento. No entanto, em vídeos com taxas de quadros mais baixas, os movimentos parecem espasmódicos, enquanto os personagens se movem em velocidades não naturais.

No final da década de 1920, a taxa de quadros padrão da indústria era definida como 24 fps e hoje, quase cem anos depois, quase todos os filmes são filmados nessa mesma taxa de quadros. O motivo da padronização da taxa de quadros foi o som, pois as taxas de quadros foram e ainda são usadas para sincronizar as faixas de áudio e vídeo.

Já as taxas de quadros superiores a 24fps eram comumente usadas mesmo antes da invenção da televisão na década de 1950, que usava 30fps como padrão da indústria. Usar taxas de quadros superiores a 30 fps era possível nos primeiros dias do cinema, embora os resultados estivessem longe da qualidade de imagem que as câmeras e monitores modernos poderiam produzir.

Taxas de quadros mais usadas

A grande maioria das câmeras DSLR e de filme oferece apenas três taxas de quadros diferentes, o padrão 24fps, 30fps para quem deseja produzir vídeos no estilo de programas de TV e 60fps para esportes e todas as outras cenas que envolvam movimento rápido.

 Taxa de quadros

Imagem da Internet

1 - 16 FPS - Se a taxa de quadros de um vídeo for inferior a 10 fps, os espectadores mal conseguirão ver o movimento contínuo. Mesmo se você estiver tentando recriar o estilo dos filmes da era silenciosa, é altamente improvável que você use uma taxa de quadros inferior a 16fps, porque o vídeo não terá a ilusão de movimento. A 16 fps, você poderá obter o efeito semelhante ao de um filme mudo, pois os personagens se moverão mais rápido do que normalmente. Entretanto, a filmagem capturada nessa taxa de quadros geralmente parece instável e, por esse motivo, raramente é usada na produção moderna de filmes e vídeos.

24 FPS - A menos que você esteja trabalhando em um projeto que exija taxas de quadros mais altas, as chances são de que a maioria das filmagens que você já gravou foi capturada a 24 fps. Se você optar por gravar nessa taxa de quadros, seus vídeos terão uma aparência cinematográfica, embora a filmagem possa não parecer tão suave quanto deveria quando é capturada a 60 fps. Os jogadores também podem usar essa taxa de quadros em suas sessões de captura de tela, embora o screencasting de alguns dos videogames mais exigentes possam exigir taxas de quadros maiores para que os vídeos pareçam perfeitamente suaves.

25 FPS - A taxa de quadros 25P não é muito comum nos Estados Unidos. A razão é que a maioria dos equipamentos eletrônicos como câmeras e filmadoras, usados nos EUA, oferece múltiplos de 30 ou até 60 FPS. Os vídeos podem ser facilmente convertidos para 25P. Essa taxa de borda deriva do padrão PAL TV de 50i (ou 50 campos emaranhados para cada segundo). As organizações de cinema e televisão utilizam essa taxa em locais de 50 Hz para obter semelhança direta com as taxas de campo e a sua borda da TV.

30 FPS - Transmissões de TV ao vivo e muitos programas de TV são gravados a 30 fps para aumentar sua qualidade. Os eventos esportivos ao vivo transmitidos na TV devem parecer realistas, por isso uma taxa de quadros mais alta é usada para que a corrida ou o salto pareçam estar ocorrendo em tempo real.

60 FPS - Até a invenção da resolução de vídeo 4K, apenas uma pequena minoria de diretores de fotografia usava essa taxa de quadros. No entanto, os vídeos em 4K se beneficiam de taxas de quadros mais altas, porque dão à filmagem uma aparência incrivelmente detalhada e bastante realista. A captura de vídeos de jogos a 60 fps pode ajudar a reduzir a instabilidade e criar um vídeo que represente o movimento na tela com fidelidade.

120 FPS - Se você quiser produzir um vídeo em câmera lenta, deverá usar esta taxa de quadros. Os jogadores costumam capturar seus vídeos em 120 fps ao jogar videogames que contêm muitos movimentos rápidos, como corridas de carros ou jogos de luta.

Acima de 120FPS - Gravar vídeos em taxas de quadro superiores a 120fps exige que você tenha uma câmera de alta velocidade. Embora seja possível capturar vídeos com taxas de quadros tão altas quanto 250 fps, é altamente improvável que artistas de animação, videógrafos ou jogadores se encontrem em uma situação em que uma taxa de quadros tão alta seja necessária para que o vídeo pareça natural.

Por que a taxa de quadros é importante em vídeos?

A taxa de quadros afetará a experiência de visualização, por isso é importante escolher uma taxa de quadros adequada com base em suas necessidades. Na maioria dos casos, a taxa de quadros de um filme é de 24 FPS, porque 24 FPS é semelhante à forma como vemos o mundo. Mas se você quiser ver mais detalhes do vídeo, deve escolher uma taxa de quadros mais alta, como um vídeo esportivo, que mostrará muitos detalhes. A taxa de quadros mais baixa reduzirá alguns detalhes e é amplamente útil quanto a criação de GIFs animados.

Escolhendo uma taxa de quadros para seu próximo vídeo

Existem apenasduas razões práticas para usar taxas de quadros fora do padrão. A primeira é puramente estilística e depende do tipo de estilo visual que você está tentando criar em um vídeo. Se você deseja produzir um vídeo que lembre de um programa de TV, aumentar a taxa de quadros de 24fps para 30fs pode ajudá-lo a obter a aparência desejada.

A segunda razão para usar taxas de quadros altas é capturar o movimento dentro da filmagem de forma mais suave. A 30 ou 60 fps, seus vídeos não terão reprodução instável mesmo se você estiver gravando eventos como corridas de Fórmula 1, onde os objetos na cena se movem em velocidades incríveis.

O processo de seleção de uma taxa de quadros para transmissão de vídeo ao vivo é um pouco diferente do processo de escolha da taxa de quadros para um vídeo gravado com uma câmera. Por isso, ao compartilhar vídeos online a partir do seu computador, você não precisa se preocupar tanto com a qualidade do vídeo, já que ele não será exibido em monitores grandes. No entanto, se você quiser ter um movimento perfeitamente suave no vídeo, você deve considerar aumentar a taxa de quadros para 30 ou 60 fps. É importante certificar-se de que seu computador é capaz de exibir altas taxas de quadros, pois alguns processadores podem exibir apenas 15 fps ou menos, o que não será suficiente para ver os resultados esperados.

Lembre-se de que as taxas de quadros mais altas aumentam o tamanho do vídeo porque, ao invés reproduzir 24 imagens em um segundo, uma câmera captura 30, 60 ou mais imagens por segundo. Entretanto, trabalhar com arquivos de vídeo grandes requer muito espaço de armazenamento e paciência, pois enviar vídeos com mais de 10 GB para a Internet pode levar muito tempo.

Como definir a taxa de quadros de vídeo no Filmora?

Para alterar a taxa de quadros na saída de vídeo no Wondershare Filmora é fácil. Na janela de saída, clique no botão Configurações para entrar na interface de Configurações. Aqui, você pode alterar a taxa de quadros, a taxa de bits, bem como a resolução do vídeo e as suas configurações de áudio. Depois vá para a opção Taxa de quadros e selecione um valor de FPS alvo no menu da caixa suspensa. Em seguida, clique em OK para salvar a configuração da taxa de quadros. Dessa forma, você pode alterar e converter a taxa de quadros original para outra taxa de quadros.

 Alterar taxa de quadros no Filmora

Você pode salvar o vídeo no seu computador ou fazer o upload para o YouTube e o Vimeo também.

Nota: Ao escolher uma taxa de quadros mais alta, o tamanho do arquivo de vídeo será maior e o tempo de exportação também será maior.

Conclusão

O número de fotos que uma câmera pode capturar em um segundo ou um dispositivo de reprodução de vídeo como um projetor de cinema, um aparelho de TV ou um monitor de computador pode exibir influencia a forma como vemos as imagens em movimento. À medida que o número de fotos aumenta, a imagem se torna mais realista porque a câmera pode captar mais informações. Entretanto, o estilo da filmagem também muda, portanto, usar uma taxa de quadros padrão de 24 fps permite que você obtenha a aparência cinematográfica clássica, enquanto taxas de quadros mais altas criam um estilo que normalmente vemos na TV.

Você deve considerar antes que a taxa de quadros ao trabalhar com atividades que podem influenciar a execução do seu documento SWF e do PC que o reproduz. Definir uma taxa de quadros muito alta pode levar a problemas de processador, especialmente quando você utiliza vários benefícios ou utiliza o ActionScript para fazer seu filme. Por outro lado, você também deve levar em consideração a configuração da taxa de quadros, pois ela influencia a facilidade com que seu movimento é reproduzido.

Como cada tipo de taxa de quadros tem seus próprios prós e contras, portanto, depende dos requisitos do vídeo/filme, qual deles precisa ser usado. Como mencionado anteriormente, quanto maior a taxa de quadros, maior será a clareza. Se você estiver filmando um filme 3D, pode optar por taxas de quadros mais altas, enquanto taxas de quadros mais baixas ainda proporcionam um efeito real, nítido e semelhante ao do cinema. As taxas de quadros são amplamente usadas para aumentar a clareza e a coerência do filme/vídeo. Enquanto as taxas mais altas são usadas em filmes 3D, as mais baixas encontram seu caminho para vídeos onde o efeito real é necessário.

Além de converter e alterar a taxa de quadros, você também pode converter seu formato de vídeo para outro formato, como MP4, WMV, AVI, MOV, F4V, TS, GIF e WEBM ou mude a resolução 4K para 1080P, 720P e muito mais . O Wondershare Filmora sempre capacitará seus vídeos. Confira o vídeo abaixo para descobrir mais recursos do Filmora.

Baixar a versão para WindowsBaixar a versão para Mac

author avatar
João Pedro
João Pedro é um escritor e amante de tudo relacionado com vídeo.
Você pode se interessar
8 Melhores Recursos de Efeito Sonoro de Chuva Para Baixar

Você sabe onde encontrar efeitos sonoros de chuva para vídeos? Neste artigo, você pode baixar gratuitamente 8 melhores efeitos sonoros de chuva. Confira!

Por João Pedro Mar 29, 2024 14:28 PM

6 Melhores Sites Para Baixar Efeitos Sonoros Assustadores

Quer usar efeitos sonoros assustadores em seu vídeo? Neste artigo, você conhecerá 6 melhores sites para baixar efeitos sonoros de terror.

Por João Pedro Mar 29, 2024 14:28 PM

10 Melhores Sites para Baixar Efeito Sonoro Ding Facilmente

O efeito sonoro Ding é usado em vidos. Você sabe onde baixá-los? Verifique este artigo para encontrar 10 sites para ter efeitos sonoros ding.

Por João Pedro Mar 29, 2024 14:28 PM

author avatar

João Pedro

staff Editor