Ao gravar um vídeo, é bastante normal que você não consiga um clipe estabilizado devido a tremidos ou movimentos da câmera em uma estrada instável e não pavimentada. É aqui que o recurso de edição de estabilizador de vídeo do Google entra em ação. Você pode estabilizar um vídeo com o aplicativo Google Fotos, que tem um estabilizador de vídeo integrado e outras ferramentas de edição para dar um toque final aos seus arquivos de mídia antes que eles sejam compartilhados online ou com familiares, amigos e/ou colegas.
Neste artigo, mostraremos como usar o Google Fotos para estabilizar vídeos. Além disso, você também aprenderá sobre uma das ferramentas de terceiros mais confiáveis e eficientes para estabilizar os clipes caso o estabilizador de vídeo do Google não produza um resultado de qualidade.
Parte 1: O que é o Google Fotos e como funciona?
O Google Fotos é um aplicativo que pode ser obtido na Play Store ou na App Store para ser instalado em um smartphone Android ou iPhone ou iPad, respectivamente.
O programa consegue armazenar fotos e vídeos do seu celular e garante que esses arquivos de mídia tenham um bom backup para que possam ser recuperados facilmente caso sejam perdidos devido a algum acidente. Além disso, a ferramenta ainda permite que você edite, personalize e compartilhe suas fotos e vídeos com facilidade.
1. História e políticas atuais
Anteriormente, o Google Fotos oferecia armazenamento ilimitado aos usuários, onde eles podiam salvar quantas fotos quisessem, desde que as imagens fossem salvas em resolução de "alta qualidade". No entanto, a partir de 1º de junho de 2021, o Google mudou suas políticas de uso do aplicativo, e agora a ferramenta oferece armazenamento limitado. Se for necessário mais espaço, os usuários devem subscrever um plano pago.
2. Acessibilidade
O Google Fotos pode ser acessado por meio de um navegador da web, do programa Google Drive para desktop e de um aplicativo para smartphone. Embora você possa fazer apenas pequenas alterações nos vídeos, como editar data, hora e local, ao acessar o Google Fotos por meio de um navegador da web, o aplicativo para smartphone permite que você edite os clipes de forma comparativamente mais sofisticada.
3. Exclusão
Os arquivos armazenados no Google Fotos permanecem lá por tempo indeterminado, até que todo o espaço seja consumido. Quando você exclui algo, o item é movido para a Lixeira e permanece lá por mais 60 dias, após os quais é automaticamente excluído da nuvem para sempre.
Tópicos relacionados: Como estabilizar vídeos tremidos – As 7 melhores ferramentas de 2024
Parte 2: Como estabilizar vídeos com o Google Fotos no Android e iPhone?
O Google Fotos está disponível para smartphones Android e iPhone e, como explicado anteriormente, o aplicativo pode ser baixado na Play Store e na App Store, respectivamente. Usar o estabilizador de vídeo do editor integrado do aplicativo Google Fotos em ambas as plataformas é quase idêntico e extremamente fácil.
Você pode aprender como trabalhar com o estabilizador de vídeo do Google para estabilizar um vídeo seguindo os passos abaixo:
Passo 1: Localize e abra o vídeo de origem no Google Fotos
Baixe e instale o Google Fotos no seu smartphone (o Samsung Galaxy Note 10+ é usado aqui como exemplo). Inicie o aplicativo, toque em Biblioteca no canto inferior direito da interface e toque para abrir o vídeo de origem que você deseja estabilizar com o estabilizador de vídeo do Google.
Passo 2: Estabilize o vídeo
Depois que o vídeo abrir no aplicativo e a reprodução começar, toque em Editar na parte inferior. Na próxima tela, certifique-se de que a seção Vídeo esteja selecionada. Toque no ícone Estabilizar na área inferior esquerda da janela e aguarde enquanto o Google Fotos estabiliza o vídeo.
Passo 3: Salve o vídeo
Quando o processo de estabilização estiver concluído, clique em Salvar Cópia no canto inferior direito para salvar o vídeo modificado como uma cópia separada, deixando a instância original intacta.
Tópicos relacionados: Como estabilizar um vídeo no Premiere Pro [Guia 2024]
Parte 3: Como estabilizar vídeos com o Google Fotos online?
Infelizmente, o Google Fotos não tem muitas opções de edição quando acessado por meio de um navegador da web e, portanto, no momento em que este artigo foi escrito, você não pode estabilizar um vídeo com a interface da web da ferramenta. Mas se você estiver usando um computador Windows ou Mac, você pode experimentar algum software gratuito de estabilização de vídeo online, ou usar o editor de vídeos Wondershare Filmora para estabilizar o vídeo com um clique.
Para Win 7 ou posterior (64 bits)
Para macOS 10.12 ou posterior
O editor de vídeos Wondershare Filmora está disponível para plataformas Windows e Mac e é uma forte concorrente de outros aplicativos de edição de vídeo padrão da indústria, como Final Cut Pro X e Adobe Premiere Pro, etc. Você pode aprender como estabilizar um clipe com o Filmora em vez de usar estabilizador do editor de vídeo do Google seguindo as instruções passo a passo explicadas abaixo:
Passo 1: Adicione o vídeo de origem à linha de tempo
Depois de baixar e instalar o Wondershare Filmora no seu computador Mac ou Windows, inicie o programa e arraste ou solte o vídeo de origem que você deseja estabilizar no estoque. Como alternativa, você pode arrastá-lo diretamente para a linha de tempo.
Passo 2: Estabilize o vídeo
Clique no vídeo na linha de tempo e encontre Vídeo>Ferramentas de IA>Estabilização no painel de propriedades no lado direito da interface. Clique no botão ao lado de Estabilização para ativá-la. Aguarde enquanto o editor de vídeo Filmora estabiliza o vídeo sem o estabilizador de vídeo do Google. Clique em OK quando terminar.
Passo 3: Ajuste as configurações
Quando a análise terminar, você pode alterar o nível de suavização arrastando o controle deslizante para Nível de Suavização. Você pode visualizar o resultado no leitor até que esteja satisfatório. Em seguida, clique em Exportar para exportar o clipe estabilizado sem precisar usar o estabilizador de vídeo do Google.
Parte 4: Como usar o Google Fotos para editar vídeos?
O Google Fotos não funciona apenas como um aplicativo estabilizador de vídeo do Google, mas também permite que você edite seus clipes de mídia de forma muito mais profissional. Algumas tarefas de pós-produção que você pode executar ao usar o Google Fotos incluem:
1. Aparar
Os cursores de aparação podem ser vistos quando você estiver na seção "Vídeo" após tocar em "Editar" no Google Fotos após abrir o vídeo. Você pode arrastar esses cursores para dentro para se livrar das partes iniciais e finais indesejadas de um clipe.
2. Cortar
A seção ‘Cortar’ permite que você corte os vídeos em uma proporção de aspecto específica que pode ser selecionada na lista disponível ou arraste os cursores manualmente para obter resultados personalizados.
3. Rodar
A seção ‘Cortar’ também tem uma opção para rodar o vídeo. Cada vez que você toca no ícone ‘Rodar’, a tela gira 90o no sentido anti-horário.
4. Correção de Cores
A seção ‘Ajustar’ permite que você ajuste a exibição de um vídeo, como brilho, contraste, sombras, etc.
5. Filtros
Você pode até adicionar um filtro usando as predefinições disponíveis na seção ‘Filtros’.
6. Anotações
A seção ‘Marcação’ permite que você faça anotações no vídeo. Você pode usar a ferramenta ‘Caneta’ ou ‘Marcador’ para escrever texto no vídeo ou dar à tela um tom diferente, respectivamente.
Dependendo do tipo de modificação que você deseja no seu vídeo, você pode usar o Google Fotos para fazer o trabalho de forma fácil e rápida.
Conclusão
O estabilizador de vídeo do Google é uma ferramenta integrada ao Google Fotos. O Google Fotos pode ser obtido na Play Store ou na App Store para dispositivos inteligentes Android ou iOS, respectivamente. Além de estabilizar seus vídeos, o aplicativo Google Fotos também permite que você faça outras modificações, como cortar, recortar, aplicar filtros e muito mais.