O Streamlabs OBS é um programa de transmissão ao vivo para produtores de conteúdo, que permite que eles transmitam vídeos no YouTube, Twitch, Facebook e outras plataformas de sua escolha. Ele vem com editor de layout e recursos como arrastar e soltar que permitem que os usuários façam a transmissão com conforto e criem uma interface exclusiva. Além disso, os usuários podem gravar vídeos de suas transmissões ao vivo ou escolher as fontes exibidas na transmissão ao vivo. Eles podem armazenar rapidamente replays de seus vídeos ou feeds ao vivo, permitindo que os visitantes assistam mais tarde. A interface simples e amigável do Streamlabs OBS permite que os espectadores vejam eventos e discussões recentes em uma única tela. Ele também pode ser usado para fazer introduções de vídeo sob medida para canais do YouTube e Twitch, disponibilizando uma seleção de temas para isso.
O Streamlabs oferece uma versão personalizada do OBS - Streamlabs OBS. Eles também fornecem vários itens e ajudam quem transmite jogos. Eles agrupam vários de seus produtos como Streamlabs Prime, que oferece recursos valiosos como multitransmissão, sobreposições e patrocínios para ajudá-los a crescer. Mais de centenas de temas e sobreposições estão disponíveis no Streamlabs Prime. A Streamlabs App Store oferece um total de 46 aplicativos. Além disso, uma grande variedade de formas e símbolos exclusivos pode ser utilizada para criar logotipos exclusivos, conforme necessário. As sobreposições do Streamlabs servem como um grande mercado para criadores de conteúdo. Nerd or Die, Visuals by Impulse e OWN3D são apenas alguns dos artistas que contribuíram com temas.
1. Principais recursos do Streamlabs
Com o Streamlabs, você não precisa se preocupar em descobrir quais configurações deve usar, pois o programa possui uma opção de otimização automática que define automaticamente os parâmetros ideais para streaming ou gravação. Gravação e streaming são as duas principais funções do Streamlabs. A grande maioria dos usuários são gamers e YouTubers. Ele possui um estilo básico e contemporâneo e uma ampla gama de funções úteis que o tornam atraente.
Acessibilidade:
O Streamlabs Dashboard é uma interface limpa e amigável que inclui quase todos os recursos necessários para executar uma operação de streaming bem-sucedida. O Streamlabs possui um editor de layout se você quiser personalizar a interface para atender às suas preferências com mais precisão. Pode levar algum tempo para colocá-lo em funcionamento, mas vale a pena o esforço para aproveitá-lo ao máximo.
Capacidade de transmissão múltipla:
Quando você está apenas começando como streamer, uma das maneiras mais fáceis de expandir seus seguidores é transmitindo para várias plataformas ao mesmo tempo. É possível fazer isso com o Streamlabs.
Muitas sobreposições:
Torne-se um especialista com o Streamlabs! As sobreposições de alguns dos melhores designers da área estão disponíveis gratuitamente e você pode obter outras centenas com o Prime.
Alertas:
Qualquer transmissão estaria incompleta sem alertas. Uma notificação aparecerá na sua tela sempre que um novo assinante seguir ou doar. Essa é uma oportunidade de marcar canais e contas, além de permitir maior engajamento entre o público e o autor.
Uso de produtos:
Como o Streamlabs tem tudo a ver com a construção de uma marca, eles incluíram opções de merchandising. Você criará uma variedade de produtos com seu design, para que seus fãs e espectadores possam comprá-los e ajudá-lo a divulgar seu trabalho.
Tema "Lucra":
No Streamlabs, o Lucra é um serviço exclusivo que permite aos produtores de conteúdo criar transmissões ao vivo pay-per-view e vender ingressos para seus fãs. Todos os principais softwares de streaming podem ser facilmente integrados a ele, facilitando a conexão com os espectadores durante os eventos.
Uso de doações:
Existem mais oportunidades de monetizar sua transmissão do que qualquer outra plataforma no mercado, graças à tecnologia de gorjetas especial da Streamlabs, que permite aos usuários começar a ganhar uma vida por meio de streaming. As páginas de gorjetas são fáceis de configurar e totalmente gratuitas. Quando se trata de dinheiro, você não terá que pagar nenhuma taxa ao Streamlabs OBS.
2. Como gravar vídeos com o Streamlabs
É bom saber que o Streamlabs tem algumas opções para jogar se você estiver usando um codificador de placa gráfica. Tente Gravar se não precisar de muita qualidade e, se não for suficiente, você sempre pode mudar para Gravação de alta qualidade. Considere o tamanho dos arquivos antes de usar a gravação, e selecione quase sem perdas se precisar de gravações de alta qualidade. Muitas das outras configurações no painel Gravação têm a ver com a taxa de bits quando você entra em 'Avançado'. Como parte de sua configuração de gravação, quanto maior a taxa de bits, maior o tamanho do arquivo do vídeo. Para evitar vídeos pixelados, é melhor manter a taxa de bits em um nível razoável. Então, começando com o download do Streamlabs OBS para PC, aqui está um guia passo a passo detalhado:
1º Passo: Instale e execute o Streamlabs OBS
A instalação é super simples. O Streamlabs OBS deve ser instalado primeiro. O Streamlabs OBS pré-configura tudo para você e leva você diretamente ao seu painel depois de concluir a instalação do Windows.
2º Passo: Defina as configurações de gravação e streaming
O próximo passo é personalizar as configurações e vincular sua conta do Twitch ou YouTube ao dispositivo. Ao selecionar 'Login' no canto superior direito do Streamlabs OBS, você pode fazer login na sua conta do Twitch ou do YouTube. Execute o otimizador automático acessando Configurações > Geral.
3º Passo: Salve ou compartilhe diretamente
Bastam alguns cliques e pronto: as cenas de 'começando em breve' ou 'câmera facial e videogame' já estão prontas. A próxima etapa é inserir sua chave de transmissão para que o Streamlabs OBS possa enviar seu material para a plataforma para visualização por outros assinantes. Clique em Configurações > Stream> e, em seguida, insira sua chave de transmissão para fazer isso. No canto inferior direito, clique em "Ir ao vivo" para iniciar a transmissão. Se você estiver codificando com x264, terá que inserir esses valores manualmente. A melhor taxa de bits depende do tamanho e da configuração da tela, portanto, não há uma configuração universal que funcione para todos. Ao gravar a 60 quadros por segundo em 1080p, você pode começar com 40.000 kbps e ajustar conforme necessário.
3. Forma alternativa de gravar a tela do computador
Como mencionado anteriormente, há uma diferença entre o OBS e o Streamlabs OBS. O Streamlabs inclui recursos como janelas de bate-papo e um painel. O Streamlabs OBS ajuda você a acompanhar suas doações e fãs. Com temas e modelos pré-fabricados, também é mais fácil incorporá-los em uma transmissão ao vivo. As versões não Streamlabs do OBS ainda oferecem suporte a modelos, temas e sobreposições. Porém, devido à falta de vários recursos, recomendamos uma alternativa a ele, o Wondershare Filmora. Tanto o streaming quanto a gravação em tempo real são possíveis com o gravador de tela Filmora, que produz qualidade de vídeo HD e é fácil de usar. A seguir, mostraremos como gravar vídeos do YouTube e como visualizá-los online.
Para Win 7 ou posterior (64-bit)
Para macOS 10.12 ou posterior
1º Passo: Baixe o Software
O primeiro passo para usar o Wondershare Filmora é baixá-lo do site da empresa e, em seguida, executar o arquivo de instalação. Depois de instalado, você pode executá-lo no seu computador. Para iniciar a gravação, você deve clicar no menu "Modo de Gravação". Com isso, uma nova tela será exibida. Nesta seção, você precisará selecionar a área do seu computador que deseja gravar. Você pode alterar o tamanho da área de gravação arrastando a barra vermelha pontilhada ou inserir manualmente as dimensões da tela.
2º Passo: Entre no modo de gravação
Se você tiver uma câmera conectada ao seu computador, ela será detectada automaticamente e começará a gravar suas atividades assim que você terminar a instalação. Se você deseja gravar parte da tela para usar em seu tutorial, pode fazê-lo de várias maneiras, inclusive selecionando uma área específica da tela para gravar. O Filmora suporta tanto webcam quanto as capturas de tela. Se preferir, você pode usar uma câmera externa. Esse recurso é reforçado pela capacidade de selecionar sua resolução de gravação de vídeo preferida enquanto você está filmando.
Na gravação de vídeo, por padrão, o áudio do sistema é gravado, mas ele pode ser desabilitado. O microfone embutido também pode ser usado, assim como um microfone externo. Por exemplo, em vídeos de gameplay, os audiovisuais do jogo são tão importantes quanto a reação do jogador. Além disso, a transmissão ao vivo e os tutoriais online tornaram-se cada vez mais populares.
3º Passo: Defina a região de gravação de áudio/tela
Agora você pode gravar áudio de forma rápida e fácil para o vídeo que foi criado com a captura de tela com o Wondershare Filmora (ou a gravação da câmera). É possível usar um microfone externo ou o sistema de gravação do computador para isso. Você pode aprender como adicionar seus comentários de maneira rápida e fácil na parte superior da página assistindo ao vídeo abaixo.
É possível editar, silenciar e adicionar músicas e dublagens à trilha sonora na parte inferior da tela.
4º Passo: Edite o vídeo gravado
A ideia de colocar uma pequena tela acima de uma instrução ou outro tipo de vídeo e permitir que os espectadores deixem comentários é bem interessante. Esta é uma maneira simples de registrar seus pensamentos sobre o jogo ou o assunto que você está abordando no momento e não requer muito esforço.
Pressione o botão para iniciar o processo de gravação. Para sua conveniência, o menu de edição de vídeo será exibido diretamente na tela assim que a gravação for concluída. É fácil de usar, mas tem muitos potenciais. Há uma biblioteca de mídia disponível para escolher durante a configuração de um projeto à esquerda (filmes, discos, música) - por exemplo, arquivos de áudio. A partir dessa tela, você pode importar todos os arquivos necessários do seu computador, celular ou qualquer outra fonte.
5º Passo: Exporte sua obra de arte
Suas gravações de tela agora podem ser salvas diretamente no disco rígido do seu computador, no formato que você preferir. Como alternativa, você pode carregá-las no YouTube e compartilhá-las diretamente com seu público. Você deve primeiro clicar no botão Exportar no canto superior direito da tela para iniciar o processo de exportação. Basta exportar o arquivo no formato de sua escolha (MP4, MOV, AVI, MP3 ou GIF), ajustar a qualidade de codificação e resolução ao seu gosto e, em seguida, compartilhar em plataformas de mídia social, sites e outras plataformas online - Mídia .
Conclusão:
Ao se usar o Streamlabs, a maioria dos modelos disponíveis nada mais são do que arquivos gráficos padrão. Você pode usá-los em praticamente todas as principais plataformas de streaming, do Twitch ao YouTube, ao Facebook Gaming e em qualquer outro lugar. Você pode criar seus modelos de streaming se for um designer habilidoso e tiver acesso ao software gráfico apropriado, como Adobe Photoshop ou Fireworks. Mas ,para isso, temos uma recomendação conforme mencionado anteriormente – o Filmora. É um software completo com muitas opções disponíveis e funciona como melhor alternativa ao Streamlabs.