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Como Lecionar Aulas à Distância e Inverter a Sala de Aula: 6 Modelos e Melhores

Jul 05, 2021• Soluções Comprovadas

As aulas à distância e invertidas constituem uma estrutura básica de cursos e trabalhos de casa através de vídeos. Geralmente, é apresentado um pequeno vídeo aos estudantes com os tópicos principais da aula seguinte, de forma a ficarem com a noção do conteúdo que devem estudar e preprarem-se para aprender.

Idealmente, com a ajuda de várias ferramentas digitais eficientes e eficazes, os alunos têm-se tornado mais ativos na conceção de ideias e na procura de soluções e respostas durante as aulas.

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A Aula Invertida é Apenas o Primeiro Passo

Por outro lado, muitos reformistas da educação acreditam que as aulas à distância e invertidas representam a revolução que deve acontecer naturalmente na área da educação, contudo é apenas o primeiro passo.

É verdade que quando são partilhados conceitos básicos com os alunos, estes tendem a ser mais ativos durante as aulas. Mas o sistema de educação não deve depender desta técnica para evoluir.

Tal como muitas outras técnicas, esta é apenas uma ferramenta que pode e deve ser usada para garantir uma aprendizagem eficaz por parte dos alunos. Mas cabe sempre ao professor a missão de orientar a aula e ter o controle total sobre quando e como devem ser usados métodos como as aulas à distância.

Questões a Considerar nas Aulas à Distância e Invertidas

1. O Conteúdo Fornecido Ativa a Capacidade de Raciocínio?

A maioria dos estudantes questionar a necessidade dos conteúdos lecionados pelo professor caso não achem os temas úteis, ou caso sintam que este não tenham a capacidade para evoluir as capacidades de raciocínio dos alunos.

2. Está familiarizado com os Modelos Motivacionais?

Como professor, você deve estar sempre atualizado sobre as diferentes técnicas ou modelos motivacionais como PBL (Project-Based Learning - Aprendizagem por Projetos) ou UBD (Understanding by Design - Aprendizagem por Design ) para tornar o ensino mais eficaz.

3. Planeou os Aspetos Tecnológicos das Aulas à Distância?

O modelo das aulas à distância deve ser alvo de um planeamento cuidado, como por exemplo se o professor irá carregar o mesmo vídeo para todos os estudantes ou se estes terão a possibilidade de escolher entre vários vídeos por onde aprenderem. 

4. Como Refletir o Progresso de uma Aula à Distância?

De forma a tirar o máximo partido do modelo de aulas à distância, é necessário refletir e calcular a eficiência deste método e de que forma ajuda os estudantes na sua aprendizagem. 

Modelos e Atividades de Aulas à Distância

Modelo 1. Sistema de Aulas Tradicional

Com este método de aulas à distância, geralmente os alunos devem assistir a um vídeo, ouvir uma faixa de áudio ou ler materiais específicos antes de ocorrer a dita aula, o que lhes permite absorver as informações e os conceitos principais pretendidos. 

O professor pode motivar os seus alunos a conceberem ideias através de questionários simples ou de escolha múltipla, de forma a garantir a aprendizagem dos alunos, e não só. Este método aumenta a interação entre professor-alunos e ainda garante mais tempo para reuniões individuais com cada estudante para responder às suas dúvidas ou melhorar a qualidade do processo de aprendizagem.

Modelo 2. Sistema de Aulas Multimídia Interativa

Este método é bastante eficaz para estudantes que não tenham o privilégio de possuir um computador ou acesso à Internet em casa, e também é destinado aos estudantes mais novos. O modelo de aulas através de multimídia interativa permite aos estudantes jogarem ou realizarem atividades interativas na sala de aula e assim evoluirem ao seu ritmo. Este método permite aos estudantes trabalharem independentemente em que o professor está disponível para os ajudar e responder às suas questões. Assim que todos os alunos terminarem de assistir os conteúdos designados, o professor avança na matéria com outras atividades para verificar se os alunos realmente aprenderam com o material fornecido. Este método também garante que todos os estudantes se mantenham focados e motivados para concluirem os trabalhos da aula.

Modelo 3. Sistema de Aulas por Demonstrações

Algumas matérias específicos como química, física, entre outras, exigem uma repetição constante dos conteúdos para que os estudantes consigam absorver as informações fornecidas na aula. Este método também garante que os estudantes tenham tempo suficiente para processar os conteúdos ao seu ritmo, visto que os temas são bastante repetitivos e desta forma podem compreender os conceitos necessários em tempo útil.

Modelo 4. Sistema de Aulas com Base no Debate

Este método de aula à distância é especialmente útil para lecionar matérias contextualizadas, como por exemplo literatura, arte, história, etc. Neste método, o professor reproduzir conteúdos relevantes que podem passar por vídeos de TED Talk, do YouTube, um documentário ou qualquer outra aula relacionada com o tema, existindo depois um tempo específico para o debate entre os alunos. A discussão e o debate entre todos ajuda na partilha de ideias derivadas do conteúdo demonstrado, brainstorming, e colocação de outras questões que ajudem no esclarecimento dos conceitos em todos os alunos. As atividades realizadas na aula a nível individual podem ser divididas em duas categorias:

A. Atividades Individuais:

Atividade 1: Sistema de Rodadas

 Round

A aula é dividida em grupos pequenos de 4-6 estudantes com um tempo atribuído de 5-15 minutos em que cada membro do grupo verbaliza uma palavra relacionada com o conteúdo demonstrado. Depois, outro membro diz mais uma palavra relacionada com a palavra anterior mencionada pelo seu colega, e assim sucessivamente. Esta atividade termina quando cada membro do grupo verbalizar cinco ou seis palavras sobre o tema.

Atividade 2: Discurso "no Aquário"

 Fishbowl

Um grupo de 3-5 estudantes tem entre 15-20 minutos para debater sobre um tema específico enquanto os outros alunos escutam com atenção. O professor pode interromper o grupo se necessário para orientar o discurso, enquanto que o resto dos alunos tira apontamentos e redige uma análise ao discurso apresentado. Assim que a atividade terminar, os outros alunos da aula podem partilhar o seu feedback e dar início a um debate entre todos.

B. Atividades em Grupo:

Atividade 1: Pensar-Emparelhar-Partilhar

 Think

É fornecido um questionário ou conteúdo crítico que os alunos devem responder em 5-15 minutos. Após o tempo terminar, debatem as suas respostas em pares de dois e posteriormente entre toda a aula em forma de debate.

Atividade 2: Entrevista de Três Passos

Para esta atividade, os alunos são agrupados em pares de dois. Depois, um aluno coloca perguntas ao seu par sobre o conteúdo que aprenderam através dos vídeos ou aulas anteriores. Este tem que pensar e desenvolver as suas respostas. Assim que esta parte da atividade terminar, o par partilha as informações reunidas com outro par.

Atividade 3: Grupos de Afinidade

Os estudantes são divididos em grupos de 3-5 e devem escrever as suas ideias individualmente em 30-45 minutos para depois partilhá-las com o resto do grupo. Esta atividade garante que todos os estudantes estão em sintonia nos conteúdos assimilados.

Atividade 4: Teste Duplo

Cada estudante escreve uma questão estruturada sobre o vídeo ou tema relacionado, e faz essa questão a outro aluno. Num período de tempo de 30-45 minutos, os estudantes devem responder às questões dos colegas e depois partilhá-las com o resto da turma, enquanto o professor acrescenta, direciona e orienta o conteúdo da resposta para chegar a um modelo ideal.

Atividade 5: Estudo de Caso

Os estudantes são divididos em grupos de 3 e 6 pessoas e têm entre 1 e 2 horas para criarem informações teóricas passíveis de serem aplicadas em situações da vida real. Assim que desenvolverem uma solução para cada problema, devem partilhá-la com o resto da turma.

Modelo 5. Professor à Distância

 Flipping

O professor com o modelo de aulas à distância também pode designar certos alunos para criarem conteúdos de forma independente através de "role-play". Depois os estudantes devem reproduzir os seus vídeos na aula, com dois métodos à escolha:

Atividade 1: "Role-Play"

Os estudantes encarnam e representam diferentes papéis para demonstrarem os conteúdos aprendidos na aula. Assim também ajuda outros alunos a compreenderem melhor as matérias.

Atividade 2: Investigação de Grupo

Os alunos são divididos em grupos de 2-5 e têm entre 1-2 horas para discutir um artigo designado previamente. Este método ajuda os alunos a obterem um conhecimento aprofundado da matéria.

Modelo 6. Sala de Aula Virtual

Este tipo de aula à distância é ideal para alunos universitários em que os professores reproduzem um vídeo ou documentário durante o tempo da aula, e depois define trabalhos de casa que devem ser entregues num período de tempo específico. Os alunos têm horas úteis em que podem debater o tema indivudalmente com o professor para elevarem a sua aprendizagem.

Luciana Rocha
Luciana Rocha is a writer and a lover of all things video.