Que o Instagram é a rede social do momento e a mais usada para entretenimento você já sabe. Agora, quer conseguir trazer mais audiência para seu podcast com o Instagram? Então você veio ao lugar certo, onde te mostraremos 5 maneiras GRATUITAS de fazer seu podcast se tornar viral.
Neste artigo, você vai aprender os melhores jeitos de usar hashtags para que seu Instagram bombe na noite para o dia. Com isso, conseguirá fazer seu podcast liderar as paradas. Também descrevemos abaixo uma forma de fazer clipes curtos de seu podcast para postar no feed e no stories de seu Instagram. Continue lendo para descobrir essas dicas DE GRAÇA!
Neste artigo:
Parte 1. É possível postar um podcast no Instagram?
Sim, é possível! Mesmo que o Instagram seja majoritariamente uma rede social focada em imagens. Existem algumas técnicas para usar os formatos de stories, vídeos e fotos do Instagram para postar seu podcast. Este artigo vai te dar dicas sobre como promover um podcast nessa rede social com sucesso.
Parte 2. Por que deveríamos postar um podcast no Instagram?
O Instagram é a plataforma de rede social que é mais amplamente utilizada entre os jovens. De acordo com Edison Research and Triton Digital, essa é a segunda rede social mais famosa.
A popularidade do Instagram está longe de acabar. Ele agora é o aplicativo mais popular entre americanos com idades entre 12 e 34 anos. E é esperado que ele continue a crescer pelos próximos anos. Com esses números, não há dúvidas que o Instagram deveria fazer parte do plano de publicidade de um podcast.
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Parte 3. 5 maneiras de compartilhar seu podcast no Instagram DE GRAÇA
Atualmente, as redes sociais são o melhor lugar para fazer anúncios. Publicações pagas impactam todo mundo. Sabemos disso. E é por isso que vamos te mostrar algumas maneiras fáceis de tornar seus conteúdos virais.
#1 Compartilhe podcasts nos stories do Instagram através de aplicativos de podcasr
É uma boa compartilhar nos stories do Instagram e avisar seu público sobre os próximos episódios que serão lançados. Então vá em frente e escolha o jeito mais fácil para fazer um story.
Aqui, nós usamos um aplicativo de podcast simples, o Speaker Podcast Player App, como exemplo para te mostrar como criar um story compartilhando um episódio só ou o podcast todo.
Passo 1 Instale o app
Inicie o Spreaker Podcast Player App no seu smartphone, tablet, iPhone ou iPad. Se você ainda não tiver instalado, pode fazer isso direto da página da loja sem custo.
- Abra a aba do App Player.
- Ou use o app para escolher e ouvir o episódio que você quer compartilhar.
Passo 2 Reproduza e compartilhe o episódio
A tela de reprodução fornece todos os controles para reproduzir o episódio e interagir com o material.
- Encontre o botão "Compartilhar" e clique nele.
Passo 3 Selecione a opção Story do Instagram
- Escolha "Instagram stories" da lista.
Assim, o título do episódio e a capa serão compartilhados imediatamente no Instagram, gerando um story. Se a opção de story do Instagram não estiver disponível, garanta que:
- O Spreaker App está atualizado na última versão disponível.
- O aplicativo do Instagram está baixado em seu celular ou tablet.
Passo 4 Otimize o story e já inclua o link do episódio
Você pode mudar o tamanho e o design da capa, assim como outros elementos gráficos do episódio usando este aplicativo. Lembre-se de fornecer o link, facilitando para seus seguidores a reprodução do episódio com apenas um toque. Isso é fácil de fazer.
No Android: Transfira a URL do episódio para sua área de transferência. É só adicionar um sticker de link ao story e colá-lo.
No iOS: Siga as seguintes instruções:
- Retorne ao aplicativo do Spreaker
- Selecione "Copiar link".
- Abra de novo o Instagram depois que o link estiver copiar na área de transferência e
- Então adicione um sticker de URL colando o link ali.
Passo 5 Compartilhe o story no Instagram
O link então estará adicionado ao seu story e ele já está pronto para ser publicado. Ele será publicado assim que você clicar nele. Agora, durante 24 horas, o story vai aparecer para seus seguidores.
#2 Carregue um trecho do podcast
A estratégia ideal é pegar um trecho e compartilhá-lo. Essa é a melhor forma de postar podcasts de vídeo no Instagram. Você deve fazer o seguinte:
Passo 1 Baixe o podcast
Antes de tudo, baixe o podcast ou grave a tela dele.
Passo 2 Corte a parte
Você precisa cortar a área que deseja postar.
Passo 3 Compartilhe e publique
Selecione "Compartilhar" e então publique o link. Compartilhe o trecho com múltiplos recursos.
Passo 4 Legende o trecho
- Insira uma legenda (por exemplo, Episódio completo: Link na bio).
#3 Poste o podcast no feed do Instagram
Para postar um podcast em seu feed, você deve garantir que o feed é atraente e o post terá um áudio bom. Para isso, lembre-se das seguintes dicas.
Dica 1. Crie um feed belíssimo
Um post do podcast em seu feed deve parecer atraente. Faça uma curadoria e garanta que as pessoas vão querer acompanhar seus próximos passos, sejam eles intensos, elegantes ou divertidos, mas o mais importante é dar a eles um toque único.
Você deve pensar em uma situação onde um visitante poderia identificar facilmente um poste como sendo seu com base na sua originalidade.
Dica 2. Conteúdo de áudio de qualidade
O Instagram é uma plataforma visual, que atrai uma audiência através da qualidade do som e da apresentação de um post. Você está promovendo seu podcast nesse post. Para isso, ele deve mostrar destaques positivos do programa.
Entre esses destaques, devem estar o propósito principal do podcast e alguns toques dos convidados.
Dica 3. Esquema de cores do feed
Aqui, escolher as cores da marca do seu podcast pode ser útil. Por que? Ao fazer conteúdos para seu feed, você pode continuar usando a mesma paleta de cores. Considere os sentimentos que sua conta irá transmitir.
Por exemplo, você pode escolher tons de verde e terrosos para um podcast cottagecore sobre vida rural, enquanto um podcast sobre crimes combinaria mais com cores misteriosas e escuras.
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Dica 4. Poste com consistência
Resumindo, consistência é importante no Instagram. Aqui estamos falando da frequência, quando e que tipo de conteúdo você posta. Seus posts, idealmente, devem ser feitos de forma regular o suficiente para que seus seguidores saibam quando haverá conteúdo novo.
#4 Poste seus podcasts de vídeo no IGTV
O Instagram acabou de lançar a função do IGTV, que permite que os usuários postem vídeos com mais de 60 segundos. Esse é um meio excelente de fornecer prévias mais longas do que está por vir, caso você faça vídeos de seus podcasts.
Você também pode publicar um reels de gafes, conteúdos que tenham a ver com as gafes ou outras coisas que podem atrair o público e fazê-los prestar atenção ao que você tem a dizer.
Você sabia? A maioria dos usuários do Instagram o acessa regularmente, e um terço dos fãs assistem a conteúdos várias vezes ao dia, o que torna o IGTV o local ideal para promover seu podcast.
#5 Cole o link do episódio na sua bio do Instagram
Como o Instagram é um meio visual, sua bio é o único lugar onde você pode incluir um link pessoal. Use isso ao invés de opções de mensagem restritas disponíveis (como legendas, etc).
Inclua uma call-to-action em todos os seus posts, pedindo aos seus seguidores que visitem sua bio e cliquem no link.
Parte 4. Mais jeitos de promover seu podcast no IG
Essas dicas são quase todas gratuitas. Mas agora chegou a hora de revelar algumas sugestões de ponta para crescer em minutos. Continue por aqui e você terá acesso às formas secretas do Instagram para investir e colher bons frutos. Vamos começar com isso:
1. Invista em conteúdo patrocinado para seu podcast e Instagram
É claro, ter uma audiência pequena permite que você receba algumas visualizações em seu blog. Transformar suas fotos em posts patrocinados vai melhorar sua taxa de cliques, terá um direcionamento sofisticado e um estilo de posts único. É uma opção para postar podcasts no Instagram.
Dependendo dos seus objetivos, você pode pagar algo entre US$0,20 até US$2,00 CPM (custo a cada mil visualizações ou impressões, em português). Quando seu anúncio estiver rodando, ele vai aparecer nos feeds da audiência que você escolheu.
Ao tornar seu post um anúncio patrocinado, você pode atrair visitantes para seu site mais ou menos da mesma maneira que a função arrasta para cima funciona nos stories.
2. Adicione hashtags para dar um gás no seu feed para podcasts
"Hashtag" foi um termo popular quando as redes sociais estavam começando. Mas saber usá-las ao seu favor é útil quando estiver divulgando sua empresa ou buscando mostrar sua identidade para um público maior.
Crie uma hashtag única para seu podcast e use-a sempre que você ou algum de seus convidados postar qualquer coisa relacionada a ele. Isso vai juntar todo o seu material em um lugar só, levando usuários até todos os posts que mencionam seu podcast sempre que clicarem na hashtag.
Crie sua hashtag
Crie uma hashtag original para seu podcast e use-a sempre que você ou algum de seus convidados postar qualquer coisa relacionada a ele.
Assim, você pode juntar todo o seu material em um lugar só, levando usuários até todos os posts que mencionam seu podcast sempre que clicarem na hashtag.
Use outras hashtags
Por outro lado, usar hashtags adicionais pode demandar grande planejamento e investigação. Você pode escolher as hashtags mais usadas do Instagram, como:
- #lifestyle
- #instagood
- #fotododia
- #arte
- #beleza
- #fotografia
- #feliz
- #fofo
- #follow
- #natureza
- #like4like
- #followme
- #fitness
- #comida
- #semfiltro
- #cachorro
Considerações Finais
Algumas dessas dicas podem funcionar melhor do que outras para você. Fique à vontade para testar coisas diferentes e ver o que atrai e engaja mais seu público-alvo. Tenha uma abordagem constante sempre, ao mesmo tempo em que vai ajustando seu planejamento para ver o que funciona para você.