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Parte 1: O que é o Metaverso?
O Metaverso é um conceito relativamente novo no mundo virtual, refere-se a uma rede de mundos virtuais na terceira dimensão, mundos virtuais em tempo real que você pode experimentar de maneira persistente e síncrona, uma rede de comunidades virtuais interconectadas onde usuários ilimitados podem participar.
Fonte: searchenginejournal.com
Cada indivíduo em um ambiente do Metaverso pode ter uma presença, bem como experimentar a transmissão de dados ao vivo, isso pode se referir a objetos, identidade, direitos, histórico, pagamentos e comunicações.
Parte 2: O que é Marketing do Metaverso?
Para os profissionais de marketing há muito potencial a explorar, no entanto eles precisam entendê-lo completamente para conhecer o seu potencial ao máximo, os profissionais de marketing precisam entender como podem se adaptar à medida que este mundo se expande e diferentes marcas encontram oportunidades para comercializar e vender os seus produtos e serviços, em geral é uma plataforma adequada para comercializar tanto para os Geração do Milênio quanto para os Geração Z, essas gerações são os usuários mais ávidos do Metaversos, isso se refere principalmente a zonas dos jogos virtuais e tecnologias como AR e VR.
Aqui vamos explorar o que é o Marketing do Metaverso e o que o conceito também significa para as marcas.
Parte 3: O que o Metaverso significa para as marcas?
O Metaverso é considerado um sucessor do que a internet atual oferece, hoje a internet móvel tem predominância, esta é uma era diferente em comparação com a internet de banda larga que surgiu nos anos noventa, bem como no início do novo milênio.
Hoje há a convergência da inteligência artificial, processamento na nuvem e tecnologias 5G, eles foram atribuídos a oferecer uma experiência para realidade virtual e realidade aumentada econômica e agradável, isso também se deve ao aumento da conectividade que agora existe para diferentes dispositivos.
Fonte: venturebeat.com
Hoje a forma como consumimos os dados e marcas mudou, o metaverso representa uma confluência de várias coisas, desde interações sociais até jogos ou mesmo o universo das criptomoedas, o Metaverso tenta borrar as linhas para criar uma realidade que é usada e percebida de forma diferente por pessoas diferentes, configura um espaço democratizado e descentralizado.
As marcas precisam lembrar que o Metaverso coloca as pessoas antes, portanto oferece a eles a oportunidade de apresentar as suas ofertas sob uma luz ou perspectiva diferente, o Metaverso são espaços que se caracterizam pela ludicidade, comunidade e criação de valores. As marcas podem incorporar os seus serviços e produtos de maneira criativa em tal ambiente, também dá exposição a audiências inexploradas sem ter que se preocupar com os resultados do mundo real em tal ambiente.
Um dos pioneiros a abraçar esse conceito é o Facebook, o Mark Zuckerberg é CEO do Facebook e acredita que esse é o caminho futuro para sua empresa, sua empresa vale cerca de um trilhão de dólares e ele acredita que isso ajudará a expandir as suas plataformas de redes sociais, onde as pessoas se envolverão mais e além disso ele combinará as plataformas para trabalho, diversão e também uma plataforma para socializar, de fato depois que eles mudaram o seu nome para Meta, a palavra tornou-se tendência nos portais da Internet, ainda não se sabe como o Facebook torna a transição para o Meta bem-sucedida, isso ocorre especialmente porque o Facebook ainda está resolvendo algumas questões legais de relações públicas, no entanto o marketing dos influenciadores no Metaverso é outro grande ganho para esta empresa.
Exemplos de Marketing do Metaverso
Abaixo estão alguns exemplos de marcas fazendo marketing no Metaverso que estão adotando o conceito de um Metaverso no marketing:
1. GrandTheft Auto V
O GTA ou Grand Theft Auto V é um jogo sandbox de mundo aberto, ele lançou diferentes opções de roupas semelhantes às usadas pelos manifestantes de Hong Kong, esses manifestantes foram capazes de levar a sua luta ao Metaverso e muitos artistas também se juntaram e ajudaram a mostrar as suas expressões políticas e dessa forma o jogo ampliou o seu marketing e também ajudou outro segmento a divulgar a sua causa.
2. NASCAR
A NASCAR formou recentemente um programa plurianual para aumentar o reconhecimento da sua marca aos olhos dos jogadores especialmente os da geração mais jovem, isso é planejado especialmente para o produto Roblox da NASCAR, a empresa formou um carro digital que faz parte do game Jailbrake, também está vendendo roupas no game jailbrake que os jogadores podem comprar de acordo com os seus avatares, também está previsto um concurso de torcedores no qual os jogadores poderão desenhar os seus próprios uniformes, a empresa está colaborando com os seus desenvolvedores para atuar como influenciadores, eles estão promovendo o jogo e os próximos lançamentos por meio de diferentes plataformas e redes sociais.
Fonte: nascar.com
3. Houzz
Entre os exemplos de marketing do Metaverso Houzz é outra marca capaz de usar o marketing Metaverso em grande estilo, ela permite que os clientes interessados criem fotos do tipo de itens domésticos ou móveis que desejam, sempre que alguém compra itens que eles criam digitalmente e descobrem que a Houzz ganha dinheiro, eles ainda têm um aplicativo visualizador em 3D e isso permite que os usuários visualizem os itens de maneira tridimensional e possam optar por tê-los no seu espaço físico.
4. Dimension Studio
O Dimension Studio é outra marca que utiliza o Metaverso com sucesso, e eles conseguiram arrecadar até US$ 6,5 milhões como resultado da promoção de marcas de moda usando essa plataforma, eles criaram uma configuração virtual que permite que os usuários sejam escaneados por 100 câmeras diferentes e colocados em diferentes fóruns virtuais, eles podem então testar diferentes roupas até a marca Balenciaga lançou um jogo chamado Afterworld, projetado para mostrar as suas coleções para a temporada de outono e inverno de 2021, a tecnologia do Metaverso com Dimension Studio está sendo muito útil.
Parte 4: Futuro do Metaverso: Oportunidades ou Desafios?
1. Oportunidades
Muitas marcas aderiram ao movimento construindo mundos virtuais e muitos estão vendendo NFTs ou tokens não fungíveis, estes são projetados com base na metodologia blockchain e isso permite que as pessoas possuam itens digitais exclusivos, como vídeos ou imagens.
Fonte: xrtoday.com
Muitas marcas também estão exibindo publicidade digital nas plataformas do Metaverso, os anúncios estão sendo colocados por diferentes marcas em jogos que são outdoors ou na forma de roupas de marca, estes são anúncios no jogo que aparecem no mundo real, esses espaços do anúncio são vendidos como CPMs que custam entre US$ 6 e US$ 12 para diferentes plataformas.
Outra vantagem é como as estratégias de marketing do Metaverso podem abrir oportunidades no mundo da educação, a participação ativa nas aulas pode ser aumentada por meio dessa nova tecnologia e hoje muito trabalho está sendo feito para incorporar a tecnologia imersiva, como a realidade virtual nesses espaços e além disso os ambientes 3D também estão sendo incluídos neste segmento.
2. Limitações
O metaverso ainda está em um estágio inicial e portanto os profissionais de marketing ainda estão aprendendo a melhor forma de explorar as oportunidades que ela apresenta, especialmente do ponto de vista da monetização, as marcas que não estão muito no mundo digital precisam atualizar as suas bibliotecas de ativos.
A outra questão é sobre como determinar o retorno sobre o investimento, a criação de ativos digitais abrangentes pode ser demorada e cara, além disso os profissionais de marketing precisam rastrear os retornos que obtêm com os seus gastos com anúncios e isso precisa ser tão claro quanto em outros canais digitais.
Conclusão:
O Marketing no Metaverso é a próxima tendência no mundo do marketing digital, a medida que essa plataforma ganha destaque nos próximos anos, ela abre oportunidades para diferentes marcas explorarem e no entanto o marketing digital do Metaverso provaria ser mais relevante para algumas marcas do que para outras.