Profissionais da edição de vídeo, ou até mesmo quem é apenas amador, sabem que técnicas de aceleração ou desaceleração são vitais para a qualidade final do seu trabalho. Controlar a taxa de reprodução dos clipes é uma tarefa rotineira, na maioria das vezes simples, e que pode dar um acabamento mais fino para o resultado do editor.
Acelerar vídeos tem aplicação em mil e uma situações. O único limite são as habilidades e criatividade do profissional. Contudo, muito disso vai depender do seu conhecimento técnico, ou seja, do quanto você domina programas de edição de vídeos.
Então, nesse post, vamos mostrar os melhores programas para acelerar vídeos que você pode encontrar no mercado. Dentre soluções pagas e gratuitas, com certeza a opção certa para você está abaixo. Confira!
Acelerando vídeos: o controle de velocidade na edição de vídeos
Conforme as ferramentas de edição audiovisual se aperfeiçoam, o terreno da pós-produção fica cada vez mais fértil para a criatividade. Hoje em dia, são poucos os vídeos que chegam às telas (sejam grandes ou pequenas) que não passaram por algum ajuste, efeito ou edição.
Isso também é verdade com a aceleração de vídeos. O controle da velocidade é uma tarefa do dia a dia do profissional de edição, necessária tanto em pequenos detalhes como para criar efeitos que tiram o fôlego e roubam a cena de outros efeitos especiais.
·Ajustando o conteúdo à mensagem
Dependendo da cena ou da filmagem com que você esteja trabalhando, você vai precisar de diferentes técnicas de ajuste de velocidade nesses vídeos. A aceleração (ou a desaceleração) dos vídeos por servir para ajudar a passar uma mensagem de forma mais criativa ou mesmo para garantir que o espectador não se canse ou tome tempo demais para conteúdos mais simples.
O caso clássico onde a aceleração de vídeos se aplica é na filmagem de receitas de culinária. Com certeza, o número de pessoas que preferem assistir à execução de uma receita que leva 2 horas em velocidade real é muito, muito pequeno. Esse também é o caso de filmagens panorâmicas, por exemplo.
Às vezes, existe tempo de filmagem demais para a profundidade da mensagem que você precisa passar. Então, a aceleração das cenas garante que conteúdos mais simples (como a execução da receita de uma massa de crepe) sejam passadas com mais eficiência sem cansar o espectador.
O caso é semelhante quando pensamos na “câmera lenta”. Algumas mensagens ou cenas são mais bem compreendidas quando assistidas em um taxa de execução menor. Manobras de skate ou acrobacias de atletas olímpicos impactam muito mais os olhos em câmera lenta do que na velocidade original.
Também podemos pensar em outros casos exemplares: o bote de um tubarão, um beija-flor batendo asas enquanto coleta o néctar de uma flor, objetos caindo e quebrando no chão, uma colisão, e muitos outros casos.
Em outras palavras, o controle de velocidade ajusta o tempo ao conteúdo da filmagem. Mas isso não é só verdade para ajustes técnicos como esse.
·Storytelling
No terreno mais criativo do storytelling, a aceleração de cenas é um recurso interessantíssimo que pode trazer muito mais valor para sua narrativa e prender mais o espectador ao filme.
Pense em cenas de ação, como a que Neo desvia das balas do agente Smith em Matrix (1999). A cena, que ficou consagrada no gênero de ficção científica, deve grande parte do seu valor ao uso do controle de velocidade da cena enquanto ela se desenvolve.
Filmes de ação, repletos de efeitos especiais, são os primeiros exemplos que pensamos. Contudo, cenas aceleradas ou desaceleradas têm uso em qualquer gênero cinematográfico. Afinal, um filme de drama pode não ser o mesmo sem aquela cena em que dois personagens se olham em câmera lenta.
Efeitos como esse podem fazer toda a diferença para a impressão do espectador. Assim, trabalhar com a velocidade de vídeos é uma arte dentro da arte da edição de vídeo. Feita com capricho e habilidade, ela pode ser muito mais bem-sucedida na recepção do espectador, tanto para entender a sua mensagem como para impressionar e causar o efeito desejado pela produção.
Contudo, entender a importância da aceleração de vídeos é apenas a primeira parte. Você também vai precisar de conhecimento técnico sobre como acelerar vídeos nos principais programas de edição disponíveis no mercado.
Os Melhores programas para acelerar vídeos (com prós e contras)
Abaixo, fizemos uma lista com os 4 melhores programas de edição para acelerar vídeos que você pode encontrar. Confira!
1. Wondershare Filmora
Inaugurando nossa lista, temos nada menos que o editor de vídeos Filmora. Essa é uma das melhores opções se você está buscando praticidade, rapidez e eficiência. A interface desse programa não deixa nada a desejar aos seus competidores e ainda ganha em termos de facilidade.
A grande proposta do Filmora é ser um editor de vídeos prático, economizando o tempo dos usuários. Assim, você terá acesso a diversas ferramentas otimizadas para um uso mais ágil sem perder de vista os resultados impressionantes que se espera da pós-produção.
Como acelerador de vídeos, o Filmora também se destaca. A solução tem duas ferramentas para controlar a velocidade de vídeos:
- Velocidade/Duração (Speed Duration)
- Rampa de Velocidade (Speed Ramp)
A primeira é um controlador tradicional da taxa de reprodução de vídeo. Clicando com o botão direito do mouse, você pode acessar a opção e controlar a taxa de frame. De outro modo, é só ir à opção de Speed ramping e escolher um dos templates disponíveis para criar o efeito especial.
Outra vantagem do Filmora é o seu preço mais acessível. Diferentes de outros programas desta lista, o Filmora oferece uma inscrição paga mais adequada ao orçamento de editores amadores sem perder as capacidades de editores profissionais.
Você pode escolher entre pagar periodicamente a solução ou adquirir a versão perpétua. Se você tem planos de uso contínuo, essa é a melhor opção para adquirir o produto porque é a mais econômica.
2. Premiere Pro
O Premiere Pro é um software do conjunto da Adobe Creative Cloud. A tradição da empresa já é um dos grandes pontos a favor desse aplicativo. A Adobe tem décadas de experiência produzindo programas criativos e suas ferramentas têm uma execução ótima.
Outro ponto, ligado à tradição da Adobe, é a disponibilidade de material instrutivo. Como é uma ferramenta padrão, é muito fácil aprender a usar seus recursos diferentes.
Já no lado dos contras, tradicionalmente, os programas da Adobe são mais caros. Eles chegam a ser acessíveis apenas na aquisição da Creative Cloud inteira. Isso significa que você também estaria adquirindo uma conta não apenas no Photoshop, mas de programas que editores de vídeo não usam muito como Indesign, Dreamweaver, XD e outros.
E não existe opção de uma compra única. Você precisa se comprometer a pagar regularmente pelas soluções da Adobe.
No que toca ao acelerador de vídeos, o Premiere utilizar a ferramenta de Time Remapping. Em comparação com o Filmora, essa ferramenta é um pouco mais complicada e toma mais tempo do usuário.
3. VSDC Video Editor
O VSDC Video Editor não é tão amplamente usado como o Filmora e o Premiere, mas é uma ótima opção para quem quer economizar. As suas capacidades não são tão limitadas, mas deixam a desejar se comparado com editores mais robustos.
Contudo, em termos de custo e benefício, o VSDC traz uma ótima proposta, principalmente se você é um editor amador. Quando vamos para a área da edição profissional, então é melhor seguir com o Filmora ou o Premiere.
Se o seu objetivo é apenas acelerar cenas, então o VSDC pode dar conta do recado. Contudo, se você pretende adquirir uma licença de um editor, pense na capacidade que você vai precisar para o futuro, especialmente se for profissional.
4. Movavi Video Editor
O Movavi Video Editor é um editor extremamente intuitivo, com funções avançadas de edição. É ótimo para amadores porque tem vídeos de treinamento embutidos no programa. Com seu recurso Intro Mode, ele ajuda a manter a consistência dos efeitos em filmagens.
O Movavi, em termos de preço, é mais acessível. Ele é mais indicado para bloggers e youtubers do que para editores profissionais.
Como acelerador de vídeos, pode ser uma ótima ferramenta. Mas aqui vale o mesmo conselho: se for para uso profissional, pense no longo-prazo e em recursos que você vai precisar ao longo da sua carreira.
Filmora é a melhor opção para acelerar vídeos
Cada opção discutida acima tem seus prós e contra, mas no terreno da aceleração de vídeo o Filmora é sem dúvidas o destaque. Sendo uma solução mais acessível que a maioria dos seus competidores, esse editor ainda possui recursos avançados. Assim, você não fica na mão quando precisar fazer ajustes mais complexos e com um toque mais profissional.
Para Win 7/8/10 ou posterior (64-bit)
Para macOS 10.12 ou posteriorr
Além disso, a Filmora tem a grande vantagem de oferecer uma solução muito simples e prática para trabalhar com rampas de velocidade (ou speed ramp) nas suas edições. Os 6 templates editáveis são tudo o que você vai precisar para criar efeitos visuais impressionantes, condizentes com seu estilo e impactantes para o espectador.
Por isso, o Filmora é uma opção superior quando o assunto é acelerar vídeos ou fazer ajustes de velocidade. Mas não apenas nisso. Com sua proposta de oferecer uma experiência de edição mais amigável ao usuário, ela é otimizada tanto para amadores como para profissionais. No geral, apenas alguns cliques são o suficiente para conseguir efeitos impressionantes no Filmora.
Essa é a nossa dica final! Se você quiser, pode experimentar o Filmora hoje mesmo e liberar todo o seu potencial criativo na edição de vídeos.