- Câmeras e Equipamentos
Dicas para Filmar com Drones
Os drones têm o poder de criar verdadeiras obras de arte na indústria cinematográfica e temos a oportunidade de assistir ao desempenho fantástico destes aparelhos
Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas
Os drones têm o poder de criar verdadeiras obras de arte na indústria cinematográfica e temos a oportunidade de assistir ao desempenho fantástico destes aparelhos, enquanto a tecnologia cinematográfica vai evoluindo a um ritmo alucionante. Agora os realizadores podem criar maravilhas cinematográficas com resultados de cortar a respiração que até há pouco tempo eram impossíveis de obter nas produções de Hollywood. Mas se você apenas agora está a dar os primeiros passos no mundo dos drones, deve consultar o máximo de informações possíveis para saber como gravar vídeos aéreos e obter resultados profissionais com o seu drone. Não se preocupe! Este artigo fornece-lhe todas as informações detalhadas sobre as técnicas de filmagem mais impressionantes com os drones mais recentes.
Comecemos por assistir a um breve tutorial em vídeo:
Dicas para Filmar com Drones:
Técnicas:
Para obter os melhores resultados nas suas gravações aéreas, experimente implementar estas técnicas profissionais:
1. Abrande
A primeira recomendação dos profissionais para os mais iniciantes é mover o aparelho devagar. Este movimento oferece uma sensação cinematográfica aos espectadores, parecendo que você está a filmar a partir de uma plataforma alta em movimento como um helicóptero, por exemplo. Sem dúvida que esta técnica aumenta o valor de produção e permite gerar gravações perfeitas e controladas.
Certifique-se que você manuseia o controle RC de forma suave e controlada. Faça uso dos impulsos dos movimentos graduais para evitar tremidos nas gravações, enquanto que ao mesmo tempo controla o aumento e a redução da aceleração para evitar imagens distorcidas.
É boa ideia planear e visualizar antecipadamente a maioria das suas gravações aéreas. Você deve visitar a localização das filmagens para analisar todos os pros e contras e planear o processo com cautela, de forma a contornar as limitações dessa área. Se você já tiver uma ideia clara dos seus objectivos e um plano eficaz para o local das filmagens, então irá conseguir usufruir ao máximo da duração limitada da bateria do seu drone. Não será do seu agrado se não conseguir gravar o resto das imagens desejadas devido à descarga da bateria do drone.
2. Movimento em Dois Eixos
Existem alguns truques secretos por trás da produção daquelas gravações deslumbrantes dos sucessos de bilheteira de Hollywood, e é preciso algum cuidado a trabalhar com estes truques. Muitos profissionais preferem implementar movimentos de dois eixos em simultâneo. Normalmente configuram o drone para voar para trás e para baixo em simultâneo, mas tenha em atenção que estes movimentos devem ser controlados muito suavemente com os devidos ajustes.
3. Movimento Lateral
Sempre que quiser focar a gravação do drone em paisagens deslumbrantes, é recomendável usar o recurso de movimentos laterais. para o ajudar a exibir as paisagens numa perspectiva diferente e gerar resultados mais impressionantes. Normalmente, a maioria das gravações de paisagens nos filmes de Hollywood são capturadas em movimentos aéreos com drones que se movimentam para a frente e para trás. Por isso se você pretender utilizar o efeito de movimento lateral, é certamente um método único e eficaz. Este estilo de gravação também permite revelar vários aspectos apelativos e detalhados da paisagem.
4. Órbita
Se você pretender colocar o drone em modo de órbita, deve controlar os movimentos laterais para a esquerda e direita enquanto puxa o manípulo da inclinação para a direção oposta. Permita-me que deixe claro que o manípulo da inclinação é um manípulo de controle situado no lado esquerdo do controlador do drone, e serve para controlar a ação de rotação do drone. Tenha em atenção que precisa de alguma prática para controlar a inclinação do drone, porque a maioria dos usuários iniciantes e até profissionais rodam o drone demasiado rápido e os resultados acabam por ficar defeituosos.
5. Pilote o Drone Durante a Gravação
Esta é uma técnica mais cinematográfica, mas vale a pena o risco. Deve ter algum cuidado ao utilizar esta técnica pois exige a máxima atenção na tela do controlador durante o manuseamento do drone. Se você tem confiança nas suas capacidades de pilotagem, então irá certamente alcançar resultados perfeitos com esta técnica. Quando estas imagens são capturadas na perfeição, têm o poder de captar a atenção dos espectadores, que se irão tornar fãs das suas habilidades cinematográficas e da sua estratégia de gestão dos riscos inerentes.
Meteorologia:
No que toca ao elemento surpresa da meteorologia, é simplesmente algo que está fora do nosso controle e você apenas pode rezar para que a Mãe Natureza seja generosa connosco. Para capturar imagens com excelente qualidade, normalmente precisamos que o céu esteja limpo e não devemos gravar em dias nublados ou chuvosos, tal como acontece durante o Inverno, especialmente se estiver a trabalhar em altitudes elevadas que causam congelamentos devido ao frio.
O que fazer?
- O truque mais importante nesta situação é simplesmente evitar gravar em dias ventosos. Geralmente, a maioria dos drones avançados conseguem aguentar ventos na ordem dos 40-55 km/h, mas acima deste valor as suas gravações ficarão tremidas. Não é recomendável depender de técnias de pós-processamento como o efeito tremido, entre outras. Contudo, os profissionais conseguem refinar as suas gravações com a definição do Estabilizador de Distorção para obterem os melhores resultados.
- Escolha cuidadosamente as melhores horas do dia para gravar as suas imagens. Gravar durante o por/nascer do sol ajuda a destacar os cenários das suas gravações, pois as sombras ficam bastante visíveis durante esta altura do dia e cria um impacto natural. As pessoas raramente gravam durante o nascer do sal, por isso experimente você mesmo implementar este truque e destaque-se dos restantes realizadores de vídeos banais.
Câmera:
Algumas das definições da câmera mais comuns que exigem a sua atenção são o perfil de imagem plano e a velocidade do obturador.
- Perfil de Imagem Plano: Não há qualquer dúvida que as definições da câmera têm um enorme impacto nas gravações, caso as configure adequadamente. Opte por trabalhar com o perfil mais plano da câmera para conseguir obter um alcance dinâmico nas gravações aéreas. Esta técnica de gravação ajuda os usuários a evitar núvens e a claridade do céu, além de reter todos os detalhes nos pontos mais escuros no cenário.
- Velocidade de Controle do Obturador:
É recomendável trabalhar com uma velocidade do obturador reduzida, e para evitar o efeito de iluminação de "strobing", deve gravar com a câmera rente ao chão no 100º ou 200º nível por segundo e pode também usar um filtro de densidade natural para controlar a velocidade do obturador para um nível mais baixo, se desejar. Caso trabalhe no nível 500º ou 100º por segundo, irá obter naturalmente frames mais nítidos em gravações com um alto nível de "strobing".
Edição
Caso você precise de editar as suas gravações de forma a obter resultados personalizados, é essencial escolher uma ferramenta profissional e de alta qualidade. Uma das recomendações mais profissionais é o Wondershare Filmora pela sua interface intuitiva e capacidade de gravação de vídeos em 4K. Este programa consegue oferecer o ambiente natural de Holywood com as suas ferramentas impressionantes de cores e outros efeitos de vídeo.
Passos para editar vídeos com o Wondershare Filmora:
Passo 1: Importar arquivos de vídeo: Primeiro que tudo você deve importar os seus arquivos da pasta do computador para a interface principal do Wondershare Filmora. Pode usar diretamente a opção de "Importar" ou arrastar e largar os arquivos desejados imediatamente na linha de tempo do software.
Passo 2: Cortar os vídeos:
Mova a posição do cursor para um ponto onde pretende cortar o seu vídeo. Se quiser remover alguma parte específica permanentemente, pode dividir o vídeo com a ferramenta de cortar e pressionar no botão Eliminar no menu à direita ou na barra de ferramentas. Caso pretenda cortar o seu vídeo em várias partes, basta repetir este processo. Mas tenha em atenção que deve guardar as várias partes dos arquivos individualmente enquanto elimina as partes indesejadas.
Passo 3: Deteção de cena
Se quiser saltar rapidamente para um segmento específico do vídeo, pode usar a ferramenta de deteção de cena. Basta destacar o seu vídeo no painel de itens e clicar com o botão direito. Depois no menu de opções selecione a "Deteção de Cena" para poder separar imediatamente o seu vídeo em várias partes como desejar. Esta ferramenta ajuda-o a saltar para uma parte específica com toda a facilidade.
Passo 4: Aplicar efeitos:
O Wondershare Filmora oferece uma vasta panóplia de recursos e opções de edição. Você pode adicionar transições, sobreposições, títulos, textos e outros elementos com facilidade. A biblioteca do Filmora contém cerca de 500 efeitos e músicas livres de direitos de autor.
Passo 5: Exportar:
Assim que concluir os trabalhos de edição e o seu vídeo apresentar um resultado satisfatório, basta pressionar na opção Criar para guardar o seu vídeo. É possível exportar o vídeo para um dispositivo em vários formatos de arquivos diferentes, consoante a sua preferência. Para tal, selecione o formato e o tipo de arquivo desejado. Caso pretenda reproduzir o vídeo em dispositivos específicos como iPod, iPad e iPhone, entre outros, clique na opção Dispositivo e selecione o seu dispositivo na lista de opções. Também pode carregar os vídeos directamente para as redes sociais como o YouTube e afins, além de também poder gravar para discos DVD de forma a assistir aos seus vídeos em telas de TV grandes num leitor DVD caseiro.