Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR
Editor de Vídeo Filmora
Crie vídeos sem esforço com IA.
  • Várias ferramentas de edição de IA para aumentar a eficiência da criação de vídeos.
  • Ofereça modelos populares e recursos criativos isentos de royalties.
  • Funcionalidade multiplataforma para edição em qualquer lugar.

As Melhores 4 Alternativas ao Adobe Rush

author avatar

Mar 12, 2024• Soluções comprovadas

A Adobe recentemente lançou uma ferramenta multi-plataforma de edição de vídeos. Esse software se chama Adobe Rush e, sua promessa é se tornar o primeiro do gênero no mundo, eliminando barreiras da edição de vídeo e facilitando a publicação dos vídeos em uma infinidade de plataformas.

alternativas ao Adobe Rush

A ferramenta de edição para a geração YouTube foi projetada tendo desde os criadores de conteúdo como público alvo desde o início. A edição é simples e é realizada por meio do conjunto de ferramentas de audiovisuais, que incluem telas de abertura, efeitos de transição e ferramentas de ajuste de cores. Exportar os arquivos é ainda mais fácil e o Adobe Rush facilita o envio para todas as redes sociais, incluindo Vimeo, Facebook, Twitter e Snapchat.

Apesar da promessa de ser a ferramenta de edição perfeita, a recepção do público não foi tão calorosa. Alguns reclamam que as ferramentas são muito básicas, outros, dizem que o preço não é competitivo e que o investimento pode não compensar. Outras questões também foram levantadas por aqueles que utilizaram o software, uma delas é a capacidade lenta de renderização, outra queixa comum é a instabilidade da plataforma que, por vezes, falha e faz com que os usuários percam horas do seu trabalho.

Por conta de todos esses pormenores, nós falaremos sobre algumas alternativas que existem ao Adobe Rush, muitas delas podem ser ainda melhores para edição dos seus vídeos.

Pontos Negativos do Adobe Rush

Requerimentos do Sistema:

Sistema

Requerimentos

PC

Windows 10 (v1709 ou mais atual)

8 GB de RAM

8 GB de espaço livre no HD

Processador Multinúcleo com arquitetura de 64-bit

Mac

macOS 10.13 or superior

8 GB de RAM

8 GB de espaço livre no HD

Processador Multinúcleo Intel com arquitetura de 64-bit

iPhone/iPad

iOS 11 ou superior

iPhone 7 ou modelos mais novos (aparelhos com chip A9 ARM ou superior)

Android

Informações não divulgadas até o momento

Os usuários de Windows precisarão atualizar seu sistema operacional para a versão v1709 (pelo menos) ou para a mais atual. Você também precisará ter 8 GB de RAM para evitar lentidão ou travamentos no sistema.

Mesmo que seu computador atinja todos os requisitos de sistema, inúmeros usuários relatam que o Adobe Rush é repleto de bugs e de falhas. Alguns dizem que a performance é lenta e que é quase possível editar de maneira fluída.

A alternativa então, seria utilizar o Adobe Rush no seu iPhone. Mas, para isso, você precisará ter pelo menos o iPhone 7, ou, preferivelmente, algum modelo mais novo. Nos testes, foi observado que o software de edição da Adobe é lento até mesmo no iPhone X. Usuários de Android, estão com ainda menos sorte, uma vez que eles terão que esperar o lançamento para sua plataforma para poder desfrutar da experiência desse novo editor de vídeo. A Adobe informou que o lançamento para essa plataforma acontecerá em algum momento do ano de 2019.

Performance:

Como uma ferramenta de edição de vídeo, o Adobe Rush é razoavelmente competente, mas, pela falta de opções mais avançadas, ela deixa a desejar em alguns aspectos. A maior parte das ferramentas mais tradicionais de edição não estão presentes e, até o momento, a plataforma somente permite três transições em um único projeto. Se sua pretensão é fazer vídeos complexos ou mais longos, o Adobe Rush simplesmente não funcionará para você.

Em termos de renderização, nós nos surpreendemos com a lentidão. Em comparação as outras alternativas, o Adobe Rush sai perdendo. A escolha de músicas de fundo também é surpreendentemente limitada e a maior parte dos recursos disponíveis (incluindo as músicas) não são o suficiente para criar vídeos inovadores.

Mas, o que realmente chama a atenção e praticamente impede o seu uso para a maior parte das pessoas é a completa incapacidade de escolher a extensão do arquivo acabamos de editar. Isso significa que o Adobe Rush somente serve para aqueles que desejam compartilhar seus vídeos diretamente para as redes sociais, mas, para quem deseja exportar e salvar o arquivo depois de editá-lo, o software se torna inútil. Apesar de ser legal ver um aplicativo de edição nesse porte no Iphone, ele realmente não tem nada de especial. 

Preço

Se você já é assinante do pacote Adobe Creative Cloud (CC), o Rush já está incluso na sua mensalidade. Entretanto, se você deseja utilizá-lo de maneira avulsa, saiba que o custo é de $9,99 (dólares) por mês. Como dito por muitas pessoas, o preço realmente não é competitivo e, para muitos (especialmente aqueles que tem edição de vídeo como hobby), ele pode ser impeditivo.

Alternativas ao Adobe Rush para Todas as Plataformas

Enquanto o Adobe Rush é apresentado como um editor de vídeo “multi-plataforma”, saiba que existem alternativas tão capazes, se não melhores, por um preço muito mais baixo. Abaixo, falaremos mais sobre as principais.

1. Para Windows - Wondershare Filmora

Nós amamos utilizar o Wondershare Filmora como uma alternativa ao Adobe Rush para Windows. Contrário ao Rush, nós podemos escolher o formato de exportação do vídeo e, o Filmora, é compatível com todos os formatos mais populares, incluindo .mp4, FLV, MKV, AVI, MOV e vários outros. Em vez de ficar limitado a somente alguns efeitos, Filmora suporta mais de 300 efeitos de alta performance, incluindo filtros e outras ferramentas que aperfeiçoam o apelo visual da sua criação.

Download da Versão Windows Download da Versão Mac

Além de servir como editor de vídeo, saiba que o Filmora também é um excelente editor de áudio, também. Ele possui mixer e equalizador completo, ambos ajudam a transformar sua música e fala de maneira bem intensa. Não existem limites de transições e, você pode até utilizar a tecnologia do fundo verde e utilizar outros efeitos para fazer seus vídeos sobressaírem em meio a multidão.

Filmora9

Cada vídeo pode utilizar até 99 linhas do tempo, o que facilita o processo de edição e de customização do seu trabalho. Por fim, um dos maiores benefícios do Filmora é que nós não temos que ter um computador PC de última linha para poder utilizá-lo. Wondershare Filmora funciona no Windows 7, 8 e 10 e requer somente 3 GB de RAM. Requisitos mais fortes são necessários somente para aqueles que desejam editar em 4K, nessa circunstância, você precisará ter pelo menos 8GB de RAM.

2. Para Mac - iMovie

iMovie é uma poderosa ferramenta de edição de vídeo projetada para iOS e Mac. Você pode utilizar este software nos seus vídeos e fotos. É possível criar filmes bem elaborados, com títulos e até mesmo créditos finais. Essa é uma ótima ferramenta para transformar memórias em grandes lembranças que podem ser compartilhadas entre a família, amigos ou até mesmo mídia social. Tudo isso diretamente do seu dispositivo Apple.

iMovie

A interface amigável possibilita que até mesmo os mais iniciantes consigam aproveitar todo o poder da edição de vídeo digital. Repleto de templates e de ferramentas fáceis de usar, qualquer pessoa interessada consegue criar produções interessantes, semelhantes aos trailers, logos e filmes do cinema.

O iMovie também permite que os usuários acessem vários efeitos especiais e melhorarias, além de filtros que ajudam a melhorar as imagens. A música pode ser escolhida direto da própria biblioteca do software e, é possível até mesmo adicionar narrações para seus vídeos. Nós achamos que o iMovie é uma das melhores alternativas ao Adobe Rush disponíveis no Mac.

3. Para Android - FilmoraGo

Como o Rush ainda não foi lançado para a plataforma Android, os usuários não tem outra opção a não ser utilizar outras alternativas para fazer seus filmes. FilmoraGo é uma excelente solução, ela conta com todas as principais ferramentas que você precisa para começar e é tão poderosa quanto a versão para desktop.

Os clipes para edição podem ser selecionados diretamente do armazenamento do seu aparelho ou de outras plataformas como Facebook ou Google. Basta selecionar o material e adicioná-lo em uma pasta para começar a criar seu vídeo. Todo esse conteúdo pode ser organizado em uma timeline de maneira descomplicada, basta selecionar e arrastar os arquivos para dentro do editor. Até mesmo os mais iniciantes podem transformar seus vídeos caseiros em alguma coisa especial.

Para incrementar a edição, existe uma boa coletânea de transições disponíveis. Você também pode ajudar cores, brilho, velocidade, adicionar legendas, editar músicas e muito mais. Uma das melhores funcionalidades desse software é a função PIP (Picture in Picture), que permite que você visualize um vídeo sobre aquele que você já está trabalhando. O FilmoraGo é gratuito e incrivelmente divertido, nós também acreditamos que essa é uma das melhores alternativas ao Adobe Rush, especialmente no Android.

4. Para iOS - LumaFusion

LumaFusion é um editor de vídeo múltiplas trilhas que foi totalmente projetado para o mercado mobile. Ele é largamente utilizado por cineastas e jornalistas profissionais, e é por isso que selecionamos esse app como uma das melhores alternativas ao Premiere Rush para usuários do iOS.

LumaFusion

É importante dizer que esse não é um dos apps mais fáceis de aprender, mas, os criadores criaram uma grande quantidade de tutoriais para auxiliar aqueles que estão começando. Em questão de capacidade, esse editor de vídeo é incrível, ele suporta até três trilhas diferentes para fotos, vídeos e outros conteúdos gráficos. Além disso, existem mais três faixas adicionais para áudio, narração, música e efeitos sonoros.

O software inclui uma quantidade enorme de efeitos especiais, que vão desde as ferramentas de correção de cores até transições mais elaboradas. O mixer das trilhas de áudio também pode ser ajustado a qualquer momento. Páginas de título podem ser criadas, assim como ajustes na velocidade e proporção do playback podem ser alterados. Compartilhar o projeto final pode ser feito através das mídias sociais, armazenamento na nuvem e no computador entre outras opções.

Conclusão

É ótimo ver um software como o Adobe Rush chegando no mercado; entretanto, é importante entender que, apesar de todo alarde, ainda existem vários pontos negativos para esse editor. Para nós, o Adobe Rush é literalmente uma ferramenta para utilizar quando estamos com muita pressa. Mas, se você leva a edição de vídeo a sério, é imprescindível procurar por alternativas mais eficientes e eficazes.

Mas, antes de cancelar sua inscrição nos produtos da Adobe, é válido considerar o que você realmente precisa em um software de edição. Ter alguns desses objetivos em mente facilitará a sua comparação com as alternativas do Premiere Rush e mostrará o que você pode conseguir pelo mesmo montante investido.

author avatar
João Pedro
João Pedro é um escritor e amante de tudo relacionado com vídeo.
Você pode se interessar
Como desentrelaçar facilmente no Premiere/FilmoraPro/VLC [2023]

Você sabe o que é desentrelaçar? Confira este artigo para saber como aplicar esses efeitos com o Premiere e o VLC. Vamos mostrar a você como aplicar esses efeitos

Por João Pedro Nov 13, 2023 15:10 PM

Como Converter Vídeo Horizontal para Vertical no Premiere/FilmoraPro/Filmora

Você sabe como converter vídeo horizontal para vertical? Bem, é tão fácil, verifique este artigo para saber os detalhes. Este artigo fornecerá um guia passo a passo.

Por João Pedro Mar 12, 2024 11:58 AM

Como usar as ferramentas Slide e Slip no Adobe Premiere e FilmoraPro[2023]

É conveniente usar as ferramentas Slide and slip no Premiere. Você sabe como usar essa ferramenta? Neste artigo, você aprenderá como usar a ferramenta slide and slip no Adobe Premiere. Também ofereceremos um plano B para usar o slide

Por João Pedro Nov 13, 2023 15:10 PM

author avatar

João Pedro

staff Editor