- Câmeras e Equipamentos
4K VS 1080P: Porque o 4K é Melhor que 1080P
Continue a ler para saber exatamente o que é o 4K, em que difere da alta definição em 1080P, e mais importante - porque o 4K UHD é muito melhor que o 1080P HD.
Nov 11, 2024• Soluções Comprovadas
A tecnologia de televisão 4K está aqui, e só vai ficar maior e mais amplamente disponível com o passar do tempo. Mas você realmente sabe o que é o 4K ?
Continue a ler para saber exatamente o que é o 4K, em que difere da alta definição em 1080P, e mais importante - porque o 4K UHD é muito melhor que o 1080P HD.
- Parte 1: Qual é a Diferença Entre Vídeos 4K e 1080P
- Parte 2: Porque os Vídeos em 4K São Melhores que os de 1080P
Existem vários softwares de edição de vídeos 4K com funções poderosas. Contudo, se você é iniciante em edição de vídeos, deve considerar o Wondershare Filmora, uma ferramenta poderosa mas fácil de usar para usuários que estejam agora começando. Baixe a versão de teste gratuita em baixo.
Parte 1: Qual é a Diferença Entre Vídeos 4K e 1080P?
A maioria das pessoas já estão bem familiarizadas com a qualidade de vídeos em alta definição de 1080P, sendo aclamada pela sua nitidez. Como resultado, tornou-se no formato de alta definição padrão em todo o mundo. Até mesmo as câmeras DSLR atuais de consumidor com preços abaixo dos 1000R$ têm capacidades completas de gravação de vídeos em 1080P. Isto permitiu que a tecnologia de alta definição chegasse às mãos dos videógrafos amadores com orçamentos menores.
Artigo Relacionado: Melhores Câmeras de Ação de 4K
Contudo, é a tecnologia 4K que está sendo o centro das atenção, e por uma boa razão. Mas é muito fácil confundir entre 1080P e 4K. Quais são exatamente as diferenças entre estas tecnologias? Porque uma é considerada melhor que a outra? Você consegue identificar as diferenças? Estas são as questões que merecem resposta para obter um conhecimento sólido sobre o futuro dos vídeos em ultra HD na forma da tecnologia 4K.
Vamos ver as principais diferenças entre o 4K e o 1080p. Como é natural, o principal aspecto está na resolução.
4K é conhecido como Ultra High Definition (UHD) - Ultra Alta Definição, enquanto que o 1080P é simplesmente categorizado como Alta Definição. Como seus nomes indicam, o 4K UHD tem uma resolução consideravelmente superior que os vídeos em 1080P HD. A resolução 4K tem exatamente 3840 x 2160 pixels, enquanto que o 1080P consiste em 1920 x 1080 pixels.
A designação '4K' refere-se ao número aproximado de 4000 pixels horizontais. Tradicionalmente, a resolução tem sido categorizada consoante os pixels verticais, e no caso do 1080P, as 1080 linhas verticais constituem a resolução de alta definição. Em comparação, o 4K contém 2160 pixels na vertical; sendo um aumento considerável.
Numa proporção de tela em 16:9, o 4K contém um número de pixels 4X superior numa tela em comparação com a tecnologia 1080P - mais de oito milhões de pixels para 4K e apenas dois milhões de pixels para 1080P. Esta enorme diferença faz realçar algumas vantagens importantes para o 4K, comparando com a qualidade de vídeo em 1080P.
Parte 2: Porque os Vídeos em 4K São Melhores que os de 1080P?
Existem diversas razões para o 4K estar claramente à frente do 1080P em termos de qualidade de imagem. Estas razões concentram-se principalmente em factores como a capacidade de trabalhar com detalhes extra finos e do espectador conseguir visualizar esses detalhes a uma curta distância da tela. Do ponto de vista da produção, tem a capacidade de reduzir a gravação à qualidade HD comum e outros formatos, enquanto mantém o contraste elevado e a alta qualidade do original (particularmente a curta distância).
As três principais razões para os vídeos 4K triunfarem sobre os vídeos em 1080P são:
1. Detalhes Trabalhados
As televisões em Ultra HD com a tecnologia 4K conseguem reproduzir os detalhes mais intrincados num estilo de contraste notavelmente superior, graças à existência do quádruplo número de pixelos em compração com o 1080P. Esta é considerada a principal vantagem do padrão de vídeos em 4K.
Alguns exemplos onde esta situação se verifica é na renderização dos cabelos de penas, além de outras imagens contendo detalhes muito finos que podem resultar em problemas como moiré ou um ligeiro desfoque em formatos diferentes da definição ultra HD. Quando visualizados de perto, estes padrões difíceis de trabalhar certamente surgem menos brilhantes em telas que não suportem o 4K.
2. Assistir de Perto
Graças ao aumento da resolução que o 4K apresenta em relação ao 1080P, permite ao espectador posicionar-se a uma distância mais reduzida de uma tela grande enquanto desfruta de uma imagem nítida. Na verdade, a distância de visualização recomendada para uma televisão 4K pode ser até 2X mais perto que uma TV comum. Isto acontece porque o 4K pode ser desfrutado no seu esplendor a uma distância mais reduzida; ao sentar-se a uma distância maior, muitas vezes você poderá não desfrutar ao máximo dos seus benefícios (apesar de inquestionavelmente ser capaz de desfrutar da sua claridade suprema, independentemente da distância).
Em suma, você pode sentar-se até duas vezes mais perto de uma tela 4K em comparação com uma tela comum de alta definição sem se deparar com a pixelização que ocorre em definições reduzidas.
3. Reduzir a Resolução
Muitas vezes, a resolução de uma gravação precisa de ser reduzida. No caso do 4K, vocêpode querer reduzir para um formato de saída reduzido em alta definição de 2K. Testes comprovaram que ao comparar a qualidade de vídeo final em 4K após ser reduzida para 2K, a imagem ficou notavelmente mais detalhada do que se tivesse sido gravada originalmente em 2K.
Para pessoas que queiram e esperam obter uma experiência de visualização com a maior qualidade possível, o 4K cumpre todos os requisitos. Tanto do ponto de vista de produção como de visualização, esta tecnologia em ultra HD promote mudar a forma como assistimos a vídeos.
As marcas de televisões como a Sony estão vendendo televisões 4K a preços que os entusiastas possam comprar, e cada vez mais conteúdos em vídeos estão sendo produzidos em 4K. Adicionalmente, é apenas uma questão de tempo até as câmeras DSLR de consumidor estarem equipadas com funcionalidades de vídeos em 4K; por exemplo, a DSRL híbrida 1DC da Canon já atingiu este objectivo.
Conclusão
Tudo isto faz com que a tecnologia 4K já não esteja somente ao alcance das grandes empresas, mas sim nas mãos de todos os usuários que gostam de filmar regularmente e que simplesmente têm por hábito partilhar a sua paixão por filmagens em formatos de vídeo com a maior qualidade possível.
Assim que você entender exactamente o que é o 4K e como funciona, poderá começar a desfrutar verdadeiramente das suas capacidades e dos benefícios que apresenta em relação ao 1080p. Sendo considerada a tecnologia de vídeo do futuro, o 4K está ganhando popularidade a cada dia que passa, e todos os ávidos consumidores de tecnologia que percebam o seu potencial estarão na linha da frente desta nova e excitante era dos vídeos digitais.