Melhore o desempenho dos seus vídeos do YouTube com o Wondershare Filmora
Editor de vídeos simplificado e poderoso
Inúmeros efeitos de vídeo e áudio por onde escolher
Tutoriais detalhados disponíveis no canal oficial
Mais de 85% das empresas usam os vídeos no YouTube como ferramenta de marketing. O YouTube é o segundo site mais visitado na Internet, com os usuários carregando mais de 500 horas de vídeos a cada minuto. Visto que o SEO está constantemente a evoluir, você deve manter-se atualizado sobre como adoptar as melhores práticas para obter uma maior classificação nos resultados de busca.
Felizmente, este artigo apresenta as melhores dicas de SEO do YouTube para você criar uma estratégia sólida que irá ajudar a projectar seus vídeos.
Neste artigo
Como funciona o SEO no YouTube?
O SEO no YouTube é um excelente método para garantir que seus vídeos obtêm mais visualizações. O principal objectivo do SEO no YouTube é obter uma maior classificação com palavras-chave específicas em motores de busca. Como tal, é crucial saber como funciona o SEO no YouTube se pretender melhorar a classificação dos seus vídeos.
Quer você seja um blogger, investigador de mercado ou criador de vídeos, você deve usar o SEO no YouTube para gerar mais trâfego para seus vídeos. O SEO no YoUTube envolve a optimização dos seus vídeos, canal, subscrições, metados, e listas de reprodução. Você pode optimizar vídeos para serem buscados dentro e fora do YouTube.
Devido aos bots dos motores de busca não conseguirem assistir aos vídeos do YouTube, dependem de textos adicionais ao realizar a indexação pela Internet. Por isso você deve saber como aproveitar o poder dos textos nos seus vídeos para influenciar imensamente o SEO, as visualizações, engajamento e experiência de usuário.
Assista ao vídeo: Dicas de SEO no YouTube em 2022: Melhore a classificação do seu vídeo
11 dicas úteis de SEO no YouTube para ajudar a melhorar a classificação dos seus vídeos
Pretende gerar mais trâfego e aumentar as visualizações do seu vídeo? Confira aqui 11 dicas de SEO no YouTube para ajudar você a melhorar a classificação do seu vídeo.
1. Comece por buscar palavras-chave
As palavras-chave são essenciais para o SEO do YouTube. O YouTube usa estas palavras-chave para determinar o assunto do seu vídeo, indexar o conteúdo, e associá-lo às buscas dos usuários. Assim sendo, você adicionar informações relacionadas com certas áreas, incluindo descrições, etiquetas e título ao carregar o arquivo de vídeo online. O YouTube depois trata esta informação para classificar seu vídeo.
Por esta razão, você deve saber quais as palavras-chave que melhor se identificam com seus vídeos e que têm o maior potencial para atrair visualizadores para seu canal.
2. Use um bom título no seu vídeo
O título do seu vídeo é a primeira coisa que seus espectadores vêem, e é praticamente o que decide se vão começar a assistir ao seu vídeo ou não. Dada sua importância, você deve certificar-se de que seu título reflete na perfeição os conteúdos do seu vídeo com todas palavras-chave relevantes incluídas.
3. Interligue seus vídeos directamente para seu site
Sempre que você publicar um novo vídeo, certifique-se de que está interligado com seu site ou blog. Isto não só irá encorajar seus espectadores a manterem-se no seu site em vez de saírem imediatamente, como também facilita os crawlers dos motores de busca a indexarem seu site.
4. Adicione etiquetas na descrição do vídeo
Ao carregar seu vídeo, lembre-se de adicionar etiquetas na secção "Sobre" da página. Para isso, adicione algumas palavras-chave relevantes com etiquetas tal como faria numa publicação de blog.
Ao planear sua estratégia relacionada com as palavras-chave do YouTube, deve definir um limite entre 10-20 etiquetas com palavras-chave únicas para suportar a classificação do vídeo; lembre-se que esta plataforma limita o número de etiquetas que os usuários incluem num vídeo. Por isso primeiro você deve adicionar as palavras-chave mais relevantes, e só depois incluir etiquetas com várias palavras que irão facilmente levar o seu vídeo ao topo dos resultados de busca.
5. Edite o nome do arquivo
O nome de arquivo do seu vídeo, ou o "URL do vídeo", também afecta sua classificação. Incluir palavras-chave irá ajudar os crawlers a indexar seu vídeo mais rapidamente, aumentando as chances de obter uma maior classificação.
6. Adicione legendas e legendas ocultas
Adicionar legendas e legendas ocultas nos seus vídeos também é uma boa ideia, especialmente se você quiser melhorar a classificação do vídeo e aumentar o número de espectadores. As legendas facilitam os novos espectadores a entender melhor seus vídeos, especialmente se sua audiência for variada em termos linguísticos.
7. Selecione a categoria do vídeo
Ao carregar um vídeo, deve selecionar a categoria mais apropriada. Este é um passo essencial na optimização de SEO pois escolher a categoria mais indicada permite ao algoritmo do YouTube colocar seu vídeo nos resultados de busca mais adequados. Consequentemente, seus espectadores poderão encontrar e assistir ao seu vídeo mais faiclmente.
8. Use uma miniatura apelativa
Certifique-se de que você usa a imagem em miniatura mais adequada para seu vídeo do YouTube, pois faz uma enorme diferença na taxa de cliques. Você deve usar imagens em alta qualidade e com contraste elevado com uma proporção em 16:9. O YouTube escolhe automaticamente qual o frame que será exibido como miniatura de vídeo. A plataforma apresenta três capturas de tela que pode escolher. Contudo, você pode carregar sua imagem ou selecionar uma captura de imagem de outro momento do vídeo.
Lembre-se que o YouTube sobrepõe a duração do vídeo no canto da sua miniatura. Por isso certifique-se de que não está obstruíndo quaisquer detalhes da sua miniatura. O Google também usa o reconhecimento de imagem para remover imagens específicas, incluindo o logo do YouTube.
Idealmente, você precisa de uma imagem que seja a representação visual perfeita das palavras-chave que definiu. Assim sendo, este processo impulsionará sua presença nos resultados de busca mais relevantes.
9. Opte por durações maiores e alta qualidade
Os vídeos com menos de 2 minutos geralmente têm classificações baixas. A duração da maioria dos vídeos nas cinco primeiras posições é geralmente de 11 minutos e 44 segundos. Assim sendo, você deve apostar em vídeos maiores com cerca de 10 minutos. Estes vídeos satisfazem as exigências de muitos usuários que estejam procurando por conteúdos aprofundados e completos. Adicionalmente, você deve criar vídeos com alta qualidade para garantir que cativa a atenção dos seus espectadores.
Crie vídeos do YouTube de alta qualidade com o Filmora
O programa Filmora da Wondershare permite-lhe editar seus conteúdos de vídeo com ferramentas de corte, transições e sobreposições. Você pode também adicionar efeitos incríveis nos seus vídeos para torná-los mais apelativos. Inclui igualmente ferramentas como keyframing, rastreamento de movimento e mais. Experimente já o Filmora!
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10. Foque-se em engajamento do usuário
Encoraje sua audiência a gostar, comentar e a partilhar seus vídeos. Você deve também fazer sempre os possíveis para responder a mensagens e comentários. Estas métricas de engajamento equivalem a classificações maiores.
O Google presta atenção à forma como as pessoas reagem aos seus conteúdos porque é assim que mantém as pessoas na sua plataforma.
11. Adicione telas finais e cartões do YouTube
Os cartões do YouTube encorajam seus espectadores a realizar uma acção durante seu vídeo. Os cartões aparecem no canto superior direito dos seus vídeos, onde os usuários podem clicar para explorar e saber mais. Usar cartões do YouTube é uma excelente forma para impulsionar sua classificação. O YouTube permite-lhe adicionar um máximo de cinco cartões em cada vídeo.
Conclusão:
Usar estas dicas de SEO no YouTube garante que seus vídeos surjam no topo dos resultados de busca. Isso significa que mais pessoas vão assistir aos seus vídeos e subscrever seu canal. Comece já a trabalhar nas suas edições!