Transcrição
Neste tutorial, vou mostrar como criar essa transição suave usando o Filmora 13. É muito simples de criar, então vamos abrir o Filmora e começar.
Primeiro, adicione seus clipes de vídeo e áudio à linha do tempo, e você precisa ajustar esses clipes ao áudio que está usando. Aqui, ajustei meus clipes de vídeo ao meu áudio assim. Depois disso, precisamos adicionar movimentos a esses clipes, então primeiro, seleciono meu primeiro clipe e clico no botão de quadro-chave para adicionar um quadro-chave. Depois disso, uso a escala e a posição para criar os movimentos, então aqui, deixo isso no padrão e movo esse quadro-chave para o início assim.
Vou para o centro deste clipe, mudo a escala para algo como 200 e ajusto a posição assim. Vou alguns segundos à frente e mudo a escala para 120. Também ajusto a posição assim.
Trago este quadro-chave para o final do clipe. Agora, o movimento do nosso primeiro clipe está completo, então, a seguir, precisamos adicionar movimentos ao nosso segundo clipe. Seleciono aqui e adiciono um quadro-chave como antes, depois vou para a escala e mudo a escala para algo como 200. Ajustei a posição um pouco para o lado assim porque precisamos ajustar a posição deste clipe à posição do clipe anterior, e isso também dá um visual suave a esses tipos de edições de AMV.
Depois disso, trago este quadro-chave para o início, então seleciono o centro deste clipe e vou para a escala. Mudei a escala para 150, e ajustei a posição. Depois disso, precisamos fazer um movimento de zoom no olho dele, então seleciono aqui e vou para a escala, e aumento a escala para 300. Ajusto a posição assim; então, arrasto este quadro-chave para o final. Agora faz o zoom para fora e zoom no olho dele assim.
Depois disso, precisamos criar a animação de rolagem. Seleciono aqui na linha do tempo, depois seleciono todas as minhas camadas de texto e vou para as várias seções, e crio um quadro-chave na posição. Depois disso, vou para o início e seleciono minha primeira camada de texto, mudo a posição Y assim. Seleciono minha segunda camada e movo esta camada de texto para cima e continuo fazendo a mesma coisa para minhas outras camadas de texto assim.
Vamos passar para nossa terceira camada. Adicionei um quadro-chave aqui, e mantive as configurações padrão aqui. Vou para o centro e mudo a escala para algo como 120. Vou para o final, e mudo de volta para 100.
Agora parece assim. Você pode ver que nossos movimentos não são suaves. Vamos ver como suavizar nossos movimentos. Seleciono meu primeiro clipe e vou para o painel de quadros-chave. Depois disso, selecione todos esses quadros-chave do meio e clique com o botão direito neles. Aplique a predefinição de curva a isso. Agora, ele dá curvas suaves assim. Vamos ver como fica.
Agora você pode ver que tem um visual suave. Faço a mesma coisa para meus outros clipes assim. Agora, nossa parte de movimento está completa.
Precisamos adicionar transições entre esses clipes. Vá para as Transições, e eu selecionarei as transições Warp Zoom 3 e Warp Zoom 6 para isso. Você pode ver que isso tem um visual de zoom para fora, então adicionei esta transição Warp Zoom 6 aqui. Mudei a duração para 10 milissegundos e desativei os quadros recortados.
Agora, temos um belo zoom para fora que fica assim. Vamos adicionar uma transição a esta parte também. Aqui, você pode ver que isso tem um visual de zoom para dentro, então adicionei esta transição Warp Zoom 3 aqui assim. Agora, nossa parte de transição está completa.
Vamos ver como adicionar o visual Warp a essas transições. Vá para a aba de efeitos, selecione efeito de vídeo, selecione Distorção, depois selecione o efeito de estreitamento e adicione-o à linha do tempo. Depois disso, pego a parte de 25 quadros dessa camada, depois vou para o início e crio um quadro-chave para a porcentagem.
Mudo a porcentagem para zero. Vá aqui, e você pode ajustar essa porcentagem como quiser, então mudei para 50. Vá para o final, e mudarei de volta para zero. Agora, nossa transição fica assim. Não adicionei um efeito de distorção aqui porque gosto de adicionar um efeito de turbulência a esta parte.
Vamos ver como adicionar o efeito de turbulência a isso. Volte para a aba de efeitos, selecione o efeito "Distorting Mirror 3" e adicione-o à linha do tempo. Este efeito dá um bom visual de turbulência assim. Depois disso, pego uma parte de 25 quadros desta camada.
Trago esta camada aqui e vou para o início, crio um quadro-chave na força e mantenho o valor da força em cinco. Vou até o final e mudo a força para zero. Fiz uma cópia desta camada de efeito e colei aqui. Agora, nossa transição suave fica assim.
Finalmente, vou mostrar como criar esse efeito de mudança de cor. É muito simples. Vá para a aba de efeitos e procure pelo efeito Hue shift. Adicione-o à linha do tempo assim. Vá para as configurações do efeito, e você pode criar um efeito de mudança de cor usando este Hue set. Vá para o início e crie um quadro-chave no Hue, e eu mudo para zero. Vá até o final, e eu mudarei para 100. Nossa transição suave está pronta. Aqui está o resultado.
É assim que podemos fazer uma transição suave no Filmora 13. Você pode ver que é muito fácil de criar, e você também pode baixar este arquivo de projeto completo com a ajuda de um link na descrição. Além disso, se você precisar aprender mais sobre tutoriais do Filmora, pode verificar minha playlist de tutoriais do Filmora. Fiz muitos tutoriais sobre o Filmora, e você pode conferi-los depois de assistir a este vídeo.
Obrigado por assistir a este tutorial; espero que você tenha gostado. Além disso, por favor, deixe um like neste vídeo e não se esqueça de se inscrever no meu canal e deixar um comentário sobre ele. E qual tutorial você gostaria de ver a seguir? Vamos nos encontrar no próximo vídeo. Cuide-se e paz!
Guia completo para criar um efeito de pinça impressionante
O que você precisa preparar:
- Um computador (Windows ou macOS).
- Seus materiais de vídeo.
- Editor de vídeos Filmora.
Adicione os clipes de vídeo e áudio à linha do tempo
Para começar, você deve adicionar seus clipes de vídeo e áudio à linha do tempo do Filmora. Certifique-se de que os clipes de vídeo correspondam à respectiva trilha de áudio. Você também pode organizar os clipes e o áudio na linha do tempo para obter a sequência desejada.
Crie movimentos para o primeiro clipe
Selecione o primeiro clipe de vídeo na linha do tempo e clique no botão do quadro-chave para adicioná-lo. Isso permitirá que você crie movimentos para o clipe selecionado. Deixe a escala e a posição com as configurações padrão. Você pode mover o quadro-chave para o início do clipe.
Mude a escala para 200 para a parte central do clipe. Você pode ajustar sua posição conforme desejado. Avance alguns segundos, mude a escala para 120 e ajuste a posição novamente. Lembre-se de que você pode alterar esses números conforme necessário. Finalmente, arraste o quadro-chave para o final do clipe. Isso completará o movimento do primeiro clipe.
Adicione movimentos ao segundo clipe
Selecione o segundo clipe na linha do tempo e adicione um quadro-chave no início, como feito anteriormente. Você pode alterar a escala para 200 e ajustar a posição ligeiramente para o lado. Isso garante que o clipe corresponda à posição do clipe anterior para uma transição suave.
Mova o quadro-chave para o início do clipe. Vá para o centro do clipe. Você pode alterar a escala para 150 e corrigir a posição. Selecione um ponto mais próximo do final do clipe e aumente a escala para 300. Você também pode ajustar a posição para ampliar uma área específica. Arraste o quadro-chave até o final do clipe, criando um efeito de ampliação e afastamento no local desejado.
Anime o terceiro clipe
Para o terceiro clipe, adicione um quadro-chave no início e mantenha as configurações padrão. Vá para o centro do clipe. Você pode alterar a escala para 120 desta vez. Vá até o final do clipe e redefina a escala para 100.
Garanta movimentos suaves
Você deve garantir movimentos suaves entre os quadros-chave. Assim sendo, selecione o primeiro clipe e abra o painel de quadros-chave. Escolha os quadros-chave do meio e clique com o botão direito neles. Aplique a predefinição "Curva" a esses quadros-chave. Isso criará curvas suaves entre eles. Repita esse processo para os outros clipes para obter uma animação suave.
Adicione transições entre clipes
Você pode encontrar as opções Zoom Distorcido 3 e Zoom Distorcido 6 no painel de transições. Escolha a opção Zoom Distorcido 6 para clipes que precisam de um efeito de afastamento. Da mesma forma, selecione a transição Zoom Distorcido 3 para clipes que precisam de um efeito de aproximação. Você pode ajustar a duração e as configurações conforme necessário. Isso o ajudará a alcançar o estilo de transição desejado.
Aplique o efeito de Distorção às transições
Você também pode adicionar um efeito de distorção às transições. Vá para a guia de efeitos e selecione o menu "Efeito de Vídeo". Você encontrará a categoria de efeitos "Distorção" contendo diferentes efeitos. Aplique o efeito "Estreito" à linha do tempo.
Selecione um segmento de 25 quadros da camada e crie um quadro-chave na configuração “Porcentagem” no início. Você pode definir a porcentagem como zero para o início e ajustá-la para 50 para o segmento intermediário. Por fim, redefina a porcentagem para zero no final do segmento. Isso criará um efeito de distorção na transição.
Adicione um efeito de turbulência
Para um efeito de turbulência, volte para a aba de efeitos e selecione o efeito "Espelho Distorcido 3". Adicione-o à linha do tempo e ajuste as configurações conforme desejado. Crie um segmento de 25 quadros da camada de efeito. Você pode adicionar um quadro-chave na configuração "Força" no início e defini-lo como 5. No final do clipe, altere a intensidade para zero. Isso criará um efeito de turbulência na transição.
Aplique uma predefinição de curva aos quadros-chave de escala para obter uma transição suave. Finalmente, selecione todas as suas camadas de texto e crie um clipe composto pressionando “Alt + G” para agrupá-las. E já está! Sua animação de texto rolante está pronta.
Crie um efeito de mudança de cor
Você também pode misturar um efeito de mudança de cor no mesmo clipe. Procure o efeito “Mudança de Matiz” na aba de efeitos e adicione-o à linha do tempo. Nas configurações de efeito, crie um quadro-chave na configuração “Matiz” no início do clipe e defina-o como zero. No final do clipe, altere o valor da matiz para 100. Portanto, isso fará com que as cores mudem gradualmente ao longo da duração do clipe.
Aplique uma predefinição de curva aos quadros-chave de escala para obter uma transição suave. Finalmente, selecione todas as suas camadas de texto e crie um clipe composto pressionando “Alt + G” para agrupá-las. E já está! Sua animação de texto rolante está pronta.
Movimentos perfeitos, transições visualmente impressionantes e efeitos atraentes! Estas são as partes necessárias do processo de edição de vídeo. Podem dar vida aos seus vídeos. Portanto, certifique-se de seguir cada passo apresentado neste guia. Como vê, a edição de vídeo precisa de aprendizado contínuo. Uma mente criativa geralmente surge quando você sai da sua zona de conforto. Portanto, não tenha medo de ultrapassar seus limites e experimentar novas técnicas com o Centro de Recursos do Filmora.
Diga o que pensa