A fotografia é o melhor tipo de arte. As pessoas tentam aprender sobre esse tema todos os dias para melhorar suas habilidades. Dito isto, é válido dizer que a internet está cheia de imagens malucas que chamam sua atenção rapidamente. Você nunca conseguirá ignorar uma imagem esteticamente bonita. Parte do crédito disso vai para o fotógrafo, parte para suas habilidades e parte para as lentes que foram usadas.
O uso de uma boa lente faz uma grande diferença na qualidade das suas imagens, mas você já ouviu falar em distorção de lente? Se você não tem ideia do que isso significa, este artigo é o melhor lugar para descobrir.
Parte 1. O que é distorção de lente?
Distorção significa desvio da propagação retilínea reta. No caso da distorção de lente, é o desvio da propagação ideal que é considerado no modelo de câmera pinhole. Se falarmos do ponto de vista da óptica geométrica, isso significa que as linhas retas da cena não aparecem retas na imagem.
A distorção de lente da câmera é qualquer tipo de deformação na imagem causada pela lente enquanto você tira fotos. Em palavras mais simples, pode-se dizer que a distorção na câmera se refere a quando a lente produz linhas curvas em qualquer imagem e falha em reproduzir as linhas retas da cena real.
Parte 2. 4 Tipos básicos de distorção de lente
Depois de saber um pouco mais sobre o que é esse fenômeno, é hora de discuti-lo em detalhes. A distorção de lente tem alguns tipos diferentes. Este artigo irá compartilhar e falar sobre 4 deles.
1. Distorção de barril
A distorção da câmera em que as linhas retas na cena real se dobram e se curvam para dentro, dando uma forma de barril, é conhecida como "distorção de barril". Em outras palavras, esse tipo ocorre quando as linhas retas da cena se dobram para fora a partir do centro da imagem, moldando-a como as paredes de um barril.
Isso geralmente acontece quando o tamanho do sensor de imagem é pequeno, enquanto o campo de visão da lente é maior. Na maioria das vezes, lentes grande angulares, como as de 20 mm ou de zoom, produzem imagens com esse tipo de distorção.
O exemplo mais comumente observado de imagens desse tipo são as arquitetônicas. Quando as linhas retas do edifício se curvam para fora e para longe do centro da imagem, você pode perceber facilmente que se trata de uma distorção de barril. Por outro lado, para casos observados em retratos, você pode notar que a cabeça do indivíduo parece relativamente maior em comparação com o resto do seu corpo, parecendo rechonchudo.
2. Distorção de almofada de alfinetes
Outro tipo de distorção de lente é a de almofada de alfinetes, que é o oposto da distorção de barril. Nela, as linhas retas da imagem se curvam para fora desde o centro dela. Esse tipo de distorção é principalmente observada em lentes telefoto.
Ela ocorre devido ao aumento da ampliação da imagem, especialmente nas partes próximas à sua borda a partir do eixo óptico. Além disso, ela sempre ocorre se a lente estiver em uma distância focal menor. Esse tipo de distorção é um problema muito comum em lentes de zoom, tanto a nível do consumidor quanto a nível profissional.
Na distorção almofada, o tamanho do sensor de imagem é mais proeminente, enquanto o campo de visão é menor. Por esse motivo, ele precisa ser esticado para caber corretamente na fotografia, fazendo com que as linhas retas da cena pareçam puxadas para cima. No entanto, para retratos, esse tipo de distorção pode ser muito útil porque faz com que a pessoa sendo fotografada pareça mais fina do que realmente é.
3. Distorção bigode
O próximo tipo é a distorção bigode, que é considerada uma combinação muito "complexa" dos outros dois tipos de distorção, já que tem elementos mistos deles. Ela também é conhecida como distorção "ondulada".
Como mencionado anteriormente, ela é a combinação da distorção de barril e da almofada de alfinetes. Isso significa que as linhas retas da cena real aparecem curvadas para dentro em direção ao centro da imagem, enquanto os cantos externos parecem curvados para fora.
Este tipo de distorção é muito complexo, por isso não é fácil lidar com ele. Todos os outros tipos podem ser resolvidos facilmente, enquanto que, para a distorção de bigode, é necessário um software especial para consertar as coisas. Um grande número de lentes antigas e também algumas lentes modernas sofrem desse problema. A lente Nikon 18-35mm f/3.5 - 4.5D é o melhor exemplo disso.
4. Distorção olho de peixe
O último tipo é a distorção olho de peixe. Algumas lentes são projetadas especificamente para serem curvilíneas, como o olho de um peixe. Nesse caso, as linhas retas da cena aparecem como curvas na imagem final.
As lentes curvilíneas não causam problemas ao esticar a imagem, mas têm um forte impacto nela, distorcendo-a e dobrando-a propositalmente. Ao usar uma lente desse tipo, você pode curvar naturalmente todas as linhas retas visíveis em sua imagem.
A lente olho de peixe geralmente é usada apenas para alcançar uma angulação maior. Se você quer fotogravar um amplo ângulo de visão, essa é a lente mais recomendada. No entanto, é válido lembrar que ela tem forte distorção visual e cria imagens que fornecem uma visão panorâmica ampla e hemisférica. Com esse tipo de distorção, você também pode ampliar áreas pequenas da imagem sem perder a sensação de distribuição geral.