Os aparelhos de televisão com tecnologia 4K estão aí e vão ficar cada vez maiores e mais acessíveis com o tempo. Mas você realmente sabe do que se trata o 4K?
Lendo este artigo você vai saber o que é 4K, no que difere da alta definição de 1080p e, mais importante: porque 4K UHD é muito melhor do que 1080p HD.
- Parte 1: qual a diferença entre vídeos em 4K e 1080p
- Parte 2: porque vídeos em 4K são melhores do que em 1080p
Existem diversos programas para edição de vídeo em 4K com funções poderosas. O Wondershare Filmora é um dos melhores. Com seus potentes recursos você pode cortar e ajustar grandes arquivos de vídeo em 4K em questão de minutos. E mais, você consegue corrigir efeitos de olho de peixe em vídeos gravados por câmeras como a GoPro. Baixe o programa e experimente!
Parte 1: qual a diferença entre vídeos em 4K e 1080p
A maioria das pessoas já estão bem familiarizadas com a qualidade de vídeo em alta definição de 1080p. Ela é admirável pela sua nitidez e, como resultado, se tornou o padrão de alta definição no mundo todo. Até mesmo câmeras DSLR com valor bem abaixo de 1000 dólares conseguem produzir vídeos com resolução de 1080p hoje em dia. Isso colocou a tecnologia de alta definição ao alcance até mesmo do mais econômico vídeomaker amador.
Artigo relacionado: as melhores câmeras 4K
Porém, a tecnologia 4k é que está em foco agora, e por um bom motivo. Tome cuidado para não confundir 1080p com 4k. Qual é exatamente a diferença entre eles? Por que um é melhor do que o outro? É de fato possível perceber a diferença? Todas essas questões precisam ser respondidas se você quer ter um bom conhecimento sobre o futuro dos vídeos em alta definição no formato 4K.
Vamos dar uma olhada nas diferenças mais importantes entre 4K e 1080p. É claro que isso é uma questão de resolução.
O 4K é conhecido como Ultra High Definition (UHD) — ou Ultra Alta Definição, em português — enquanto 1080p é simplesmente chamado de Alta Definição. Como os nomes indicam, um vídeo em 4K UHD tem consideravelmente mais resolução do que um vídeo em 1080p HD. A resolução de 4K equivale exatamente a 3840 x 2160 pixels, enquanto que 1080p são 1920 x 1080 pixels.
A designação 4K se refere aos aproximadamente 4000 pixels horizontais. Tradicionalmente, a nomenclatura da resolução é dada conforme os pixels verticais; no caso de 1080p, são 1080 linhas verticais. Em comparação, 4k equivalem a 2160 pixels verticais; um aumento considerável.
Na proporção16:9, o 4k contém quase que quatro vezes o número de pixels em uma tela comparado com a tecnologia 1080p — mais de 8 milhões de pixels no 4k e apenas 2 milhões de pixels no 1080p. A enorme diferença traz à tona algumas vantagens consideráveis do 4k quando comparado ao 1080p.
Parte 2: 3 motivos por que vídeos em 4K são melhores do que em 1080p
Há diversos motivos que fazem o 4K estar bem à frente do 1080p em termos de qualidade da imagem. Esses motivos focam principalmente em fatores relacionados ao modo como ele exibe detalhes extra finos, conseguindo mostrar esses detalhes quando se está sentado muito mais perto da tela e, do ponto de vista da produção, a capacidade de reduzir a escala da gravação para HD comum e outros formatos, mantendo o alto contraste e a qualidade altamente detalhada do original (principalmente quando visto de perto).
Os três principais motivos que fazem o 4K superar o 1080p:
1. Detalhes da resolução
As televisões de UHD usando tecnologia 4K conseguem reproduzir os mínimos detalhes em um notável alto-contraste, graças a existência de quatro vezes mais pixels do que nas TVs de 1080p. Essa é considerada a maior vantagem do padrão de vídeo 4K.
Por exemplo, isso pode ser percebido no detalhamento de cabelos ou penas de aves, assim como em outras imagens que contém detalhes muito finos, que poderiam apresentar problemas como moiré ou falta de nitidez em outros formatos que não a ultra alta definição. Com certeza, quando vistas de perto, essas dificuldades de resolução em padronagens parecem não ter importância em qualquer coisa que não seja uma tela de 4K.
2. Visão de perto
Graças ao enorme aumento de resolução que o 4K tem comparado ao 1080p, ele permite que o espectador se posicione bem mais perto de telas grandes e continue desfrutando de uma imagem nítida. Na verdade, a distância recomendada de uma televisão 4K pode ser duas vezes menor do que de uma televisão comum. Isso porque o 4K fica melhor quando sentamos perto; sentar-se mais longe significa não aproveitar os benefícios ao máximo (apesar de, sem dúvida, ainda conseguir aproveitar sua altíssima nitidez independentemente da distância).
Resumindo, com uma tela de 4k você pode se sentar duas vezes mais perto comparado a uma tela de alta definição comum, sem enxergar os pixels, como quando há pouca definição.
3. Redução de escala
Frequentemente, uma gravação terá que sofrer uma redução de escala para uma resolução menor. No caso do 4K você pode querer reduzir a escala para uma alta definição de 2K. Testes demonstram que, na comparação da qualidade de um vídeo de 4K reduzido para 2K, a imagem fica notadamente mais detalhada do que se fosse originalmente criado em 2K.
Para pessoas que desejam e esperam a mais alta qualidade possível ao assistir filmes, o 4K é a melhor opção. Tanto do ponto de vista da produção como da exibição, essa tecnologia de ultra alta definição irá mudar a forma como assistimos a vídeos.
Marcas como a Sony agora estão vendendo televisores 4K por preços que os entusiastas podem pagar, e muito mais conteúdos de vídeo estão sendo produzidos em 4K. Além disso, é somente uma questão de tempo até que as câmeras DSLR tenham capacidade de gravar vídeos em 4K; a câmera DSLR híbrida Canon 1DC já alcançou esse marco.
Conclusão
Tudo que falamos nos leva a entender que a tecnologia 4K já não está mais somente nas mãos das grandes empresas produtoras, mas também nas mãos das pessoas comuns que fazem vídeos todos os dias e daqueles que simplesmente adoram assistir a filmes com a mais alta qualidade possível.
Quando você entende o que é 4K, você realmente começa a apreciar suas verdadeiras habilidades e seus benefícios óbvios sobre o 1080p. Como a tecnologia de vídeo do futuro, o 4k está ganhando cada vez mais popularidade; aqueles mais atentos e conscientes deste potencial estarão à frente desta incrível nova era do vídeo digital. Agora, se você quiser editar um vídeo em 4K, experimente o Wondershare Filmora!