- Editores de Vídeo Populares
Final Cut Pro X: Freeze-frames e câmera lenta
Oct 19, 2022• Soluções comprovadas
Um efeito muito simples, mas muito eficaz, é alterar a velocidade de um videoclipe. Pode ser um simples quadro estático (também chamado de "Quadro congelado") ou reproduzir um clipe em câmera lenta ou rápida.
Este artigo mostra como fazer isso usando o Final Cut Pro X.
Este é um tutorial básico sobre o Apple Final Cut Pro X, software profissional de edição de vídeo. No entanto, se a edição de vídeo é nova para você, considere o Wondershare Filmora for Mac . Esta é uma ferramenta poderosa, mas fácil de usar, para usuários que estão começando. Baixe a versão de teste gratuita abaixo.
Wondershare Filmora é um editor de vídeo poderoso e fácil para usar. Você pode baixar e experimentar o Filmora gratuitamente através dos seguintes links:
Oueditor de vídeo FilmoraGopara dispositivos móveis.
Quadros congelados e câmera lenta no Final Cut Pro X
1.STILL FRAMES
Uma imagem estática congela a ação. Por exemplo, aqui está um clipe de um colibri se preparando para pousar em um alimentador de pássaros. Quero criar uma imagem congelada do pássaro em vôo. (Sim, eu uso "imagem congelada" e "imagem fixa" alternadamente.)
No Final Cut Pro X, coloque o indicador de reprodução (ou skimmer) no quadro que deseja congelar e digite Option + F.
Isso cria um quadro congelado de dois segundos na posição do indicador de reprodução.
Ajuste a duração da moldura aparando a borda; como qualquer outro clipe. Aqui, por exemplo, estou diminuindo a duração do freeze-frame em 11 frames.
Caso você esteja se perguntando, é assim que o congelamento se parece. Ele congela o vôo do colibri no meio da reprodução, permitindo-nos adicionar gráficos ou outro texto e, em seguida, retomar a ação como se nada tivesse acontecido.
Muito legal, exceto ....
Bem, a boa notícia é que isso é rápido e fácil. A má notícia é que não podemos alterar a localização do quadro estático.
Então, aqui está outra maneira de fazer isso.
Coloque a reprodução (ou skimmer, mas eu prefiro a reprodução) no quadro que você deseja congelar, selecione o clipe e digite Shift + F.
Isso localiza o clipe de origem no navegador, seleciona o navegador e o clipe e corresponde à posição de entrada, saída e reprodução.
Agora, com o navegador selecionado, digite Option + F. Isso cria um quadro congelado do clipe do navegador e o coloca no local da reprodução como um clipe conectado na Linha de tempo.
Como um clipe conectado, podemos mover esse novo quadro congelado para onde quisermos. No entanto, tenha cuidado ao mover o clipe, porque, a menos que você marque o quadro original com um marcador (tipo "M"), não há uma maneira fácil de combinar o quadro estático com o quadro de origem, uma vez que o quadro é movido para outro lugar.
Eu uso essas duas técnicas em muitos projetos diferentes.
2. HOLD FRAME
Um Hold Frame é semelhante a um frame estático em linha, mas com mais flexibilidade.
Coloque o indicador de reprodução (ou skimmer) na moldura que deseja segurar. Então, então, usando Modify> Retime ou o ícone da barra de ferramentas "Smurf-on-a-headset", escolha Hold Frame (ou digite: Shift + H).
Isso exibe a barra laranja do editor Retime acima do clipe, com uma pequena parte vermelha indicando o quadro Hold.
Altere a duração do quadro Hold arrastando o pequeno polegar na extremidade direita da barra vermelha.
Adicione uma transição de rampa de velocidade no final do quadro Hold clicando na seta apontando para baixo ao lado da palavra "Hold" no Editor de Retime.
Para alterar o quadro real que está sendo retido, clique duas vezes no ícone da barra à ESQUERDA da seção vermelha Manter e escolha Quadro de origem (Editar). Isso permite que você deslize a seleção de quadro em espera para a esquerda ou direita.
NOTA: Alterar o quadro de origem é um recurso que eu gosto MUITO!
3.SLOW (or FAST) MOTION
Usamos câmera lenta para mostrar eventos que são muito rápidos para serem vistos sem ajuda de ninguém. E movimento rápido para acelerar eventos muito lentos. Ambos os efeitos usam o que é chamado de "mudança de velocidade constante", em que todo o clipe muda na mesma quantidade - mais rápido ou mais lento.
NÓS criamos qualquer efeito usando as mesmas ferramentas, apenas valores diferentes. Veja como.
Selecione o clipe cuja velocidade você deseja alterar. Em seguida, usando Modificar> Retime ou o ícone "Smurf" da barra de ferramentas, selecione Lento (ou Rápido).
Escolha uma das velocidades disponíveis; neste caso, 50%. (Sim, você pode alterar para qualquer valor que desejar, mostrarei como em um minuto.)
Três coisas acontecem ao mesmo tempo:
- A duração do clipe muda
- A barra laranja Retiming aparece sobre o topo do clipe
- A velocidade do clipe muda
Para redefinir a velocidade de volta ao normal (100%), clique na seta apontando para baixo na barra Retiming e escolha Normal (100%).
Existem duas maneiras de alterar a velocidade de um clipe.
A maneira mais fácil é agarrar a pequena alça no final do clipe e arrastar para a esquerda ou direita. A velocidade mudará conforme você o arrasta.
Ou, para obter mais precisão, clique na seta apontando para baixo na barra Retiming e escolha Custom.
Isso abre uma nova caixa de diálogo permitindo uma série de alterações:
- Marcha ré. Reproduz o clipe ao contrário.
- Avaliar. Selecione uma mudança de velocidade específica como uma porcentagem da velocidade normal de um clipe. Menos de 100% é câmera lenta. Mais de 100% é movimento rápido.
- Duração. Selecione uma duração específica para um clipe e o FCP X calculará quão rápido ou lento ele precisa ir.
- Ondulação. Quando marcada, ajusta a duração de um clipe com base na velocidade. Quando desmarcada, a duração do clipe permanece fixa mesmo quando a velocidade muda.
Você obterá as alterações de velocidade mais suaves quando a porcentagem escolhida for dividida igualmente em 200. Por exemplo, 100, 66, 50, 40, 33, 25, 20, 10 e assim por diante.
4. EXTRA CREDIT
Há mais uma configuração a ser considerada ao desacelerar um clipe. (Isso não se aplica à criação de movimento rápido.)
Usando, novamente, Modify> Retime ou o menu "Smurf", selecione Video Quality.
- Normal. Esta é a melhor escolha para velocidades de 50% ou mais rápidas.
- Mesclagem de quadros. Esta é a melhor escolha para velocidades de cerca de 20% a 50%.
- Fluxo optico. Esta é a melhor escolha para velocidades inferiores a cerca de 20%.
A combinação de quadros coloca uma pequena dissolução entre os quadros ao executar em câmera lenta para melhorar a ilusão de movimento. O Optical Flow inventa frames intermediários para minimizar os solavancos de movimentos extremamente lentos.
A combinação de quadros é relativamente rápida e fácil. O Fluxo Ótico terá uma aparência melhor na maioria dos casos, mas leva muito tempo para ser renderizado.
RESUMO
Se você deseja que seus clipes aumentem, diminuam ou simplesmente parem, o Final Cut Pro X torna todo o processo fácil.
Você sabe o que é desentrelaçar? Confira este artigo para saber como aplicar esses efeitos com o Premiere e o VLC. Vamos mostrar a você como aplicar esses efeitos
Por João Pedro Nov 13, 2023 15:10 PM
Você sabe como converter vídeo horizontal para vertical? Bem, é tão fácil, verifique este artigo para saber os detalhes. Este artigo fornecerá um guia passo a passo.
Por João Pedro Mar 12, 2024 11:58 AM
É conveniente usar as ferramentas Slide and slip no Premiere. Você sabe como usar essa ferramenta? Neste artigo, você aprenderá como usar a ferramenta slide and slip no Adobe Premiere. Também ofereceremos um plano B para usar o slide
Por João Pedro Nov 13, 2023 15:10 PM