Guia completo sobre a mudança de algoritmo do Facebook em 2023: Você está pronto?
Oct 22, 2024• Soluções comprovadas
Mudanças no algoritmo do Facebook são comuns, com a empresa ajustando a forma como as postagens são promovidas e vistas por sua base de usuários. No entanto, o anúncio de Mark Zuckerberg de que o algoritmo do Facebook se concentrará em interações significativas resultou em profissionais de marketing mais preocupados com sua capacidade de atingir um público-alvo em 2021.
Também há preocupação sobre como a mudança do algoritmo do Facebook afetaria a capacidade das empresas de trabalhar com influenciadores na plataforma. As mudanças são voltadas para mostrar às pessoas mais conteúdo de amigos e familiares, em vez de postagens de negócios, portanto, as mudanças em 2021 são muito diferentes das anteriores.
Nesse caso, é muito mais importante conhecer a mudança do algoritmo do Facebook para os profissionais de marketing em 2021. Como os profissionais de marketing podem contornar essas mudanças? Leia mais para descobrir!
- Parte 1: Entendendo os principais sinais de mudança
- Parte 2: Quatro principais fatores de classificação do algoritmo do Facebook
- Parte 3: O que uma mudança de algoritmo significa para os profissionais de marketing
- Parte 4: Soluções para se ajustar ao algoritmo do Facebook
Editor de vídeo do Facebook - Filmora
A mudança do algoritmo do Facebook precisa de tempo e energia para ser entendido, mas o vídeo de alta qualidade também é um fator importante para a classificação. Aqui, recomendamos o uso do Filmora para criar um vídeo do Facebook para ajudá-lo a trabalhar com a mudança de algoritmo. O Filmora é fácil de usar para iniciantes. Tudo o que você precisa fazer é basicamente arrastar e soltar. A música integrada isenta de royalties pode tornar seu vídeo mais emocionante e envolvente. Baixe agora para experimentar (grátis)! Além disso, o Filmora Businesstambém está disponível para criar vídeos curtos para o Facebook. Você pode fazer vídeos rapidamente com uma biblioteca crescente de recursos, incluindo efeitos/áudio/imagens.
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Parte 1: Entendendo os principais sinais de mudança
Interações significativas em 2019 são a primeira coisa que os profissionais de marketing precisam entender. O significado básico é que o Facebook se preocupa mais com a qualidade da experiência do usuário no Facebook, em vez de apenas focar no tempo. Tradicionalmente, o tempo gasto é um fator-chave para medir o crescimento do Facebook, o que resulta em aumentar o tempo gasto dos usuários com todos os esforços. Agora, as coisas mudaram. O algoritmo do Facebook decidiu que compartilhar e comentar são os símbolos de interações significativas, o que significa que o Facebook quer que você interaja com amigos. Clicar aleatoriamente em curtidas em uma foto, artigo ou vídeo não é mais um sinal positivo para o algoritmo.
Surgiu um boato de que o Facebook só vai mostrar 26 amigos no feed, o que é falso. Na verdade, o algoritmo do Facebook é dividido em quatro componentes. Há inventário, sinais, previsões e a pontuação geral. Os sinais são as considerações sobre o conteúdo. E são os sinais em que os profissionais de marketing e as empresas devem se concentrar quando estão promovendo conteúdo por meio do feed de notícias do Facebook.
Os sinais incluem o tempo médio gasto no conteúdo, quando ele é postado, o tipo de história, quantos comentários ou curtidas recebe e com que frequência é compartilhado no feed de notícias ou pelo Messenger.
A ideia é que o Facebook promova conteúdo que atraia mais engajamento, porque essas são as postagens que provavelmente virão de familiares e amigos. Cabe aos profissionais de marketing garantir que seu conteúdo seja igualmente pessoal e digno de discussão!
Observação: se você deseja obter uma classificação mais alta no feed do Facebook, criar vídeos quadrados é um método importante.
Parte 2: Quatro fatores principais de classificação do algoritmo do Facebook
Quando se trata de como o conteúdo é ordenado e apresentado no feed de notícias do Facebook, existem quatro fatores que entram no processo. Esses fatores de classificação incluem comentários, compartilhamento, reações e engajamento. Exploramos cada fator em profundidade abaixo:
1. Comentários
Quando pessoas ou empresas fazem postagens às quais ninguém reage - essas postagens serão muito menos exibidas no feed de uma pessoa. As páginas que promovem conversas e obtêm muito engajamento terão um aumento significativo.
As marcas devem trabalhar em um conteúdo que leve as pessoas a comentarem e depois conversarem entre si por meio da corrente de comentários. Pode ser um foco em tópicos oportunos e relevantes, que farão as pessoas falarem imediatamente!
2. Compartilhamento
Você sabia que quando um link é compartilhado no Messenger pelos usuários do Facebook, ele tem um impacto em como essa postagem aparece no feed? O Facebook se preocupa com as interações que as pessoas têm por meio do conteúdo postado no site. E isso significa um foco no conteúdo que é compartilhado pelo Messenger.
Digamos que uma empresa faça uma postagem que muitos seguidores gostem. Eles curtem e/ou comentam o post. Mas eles também copiam o link e o compartilham com os amigos pelo Messenger, em vez de compartilhá-lo publicamente em seus feeds.
Tais compartilhamentos são tão importantes quanto o compartilhamento público. Muitas empresas se concentrariam no aspecto público com o conteúdo anterior. Mas agora eles podem se concentrar em fazer com que as pessoas compartilhem artigos por meio de bate-papos privados no Messenger.
3. Reações
Ter uma reação ao seu conteúdo é cada vez mais importante. Quando alguém reage ao comentário por meio dos emojis disponíveis, a postagem fica mais alta no feed de muitos seguidores.
O que também importa é o tipo de reação que eles estão tendo. Diz-se que quando alguém clica no ícone de amor, tem um impacto ligeiramente melhor através do algoritmo em comparação com o ícone de like.
O Facebook quer ver as pessoas tendo reações ativas e únicas ao post. Mesmo os ícones Wow, Triste, Bravo e Haha têm um resultado mais positivo em comparação com a curtidas simples.
4. Engajamento
O Facebook está indo um passo adiante quando se trata dos gatilhos de engajamento no algoritmo. No passado, ter a postagem compartilhada por diferentes usuários era o suficiente para obter um impacto positivo no algoritmo.
Embora esses compartilhamentos ainda sejam úteis, o impacto é um pouco menor. O que é realmente necessário é uma reação nos compartilhamentos de seus seguidores.
Digamos que sua empresa faça uma postagem e ela seja compartilhada por 50 pessoas. Se houver muitas reações aos seguidores dessas 50 pessoas quando elas compartilharem sua postagem, a postagem original sofrerá um aumento significativo no algoritmo.
Parte 3: O que uma mudança de algoritmo significa para os profissionais de marketing
As mudanças no algoritmo do Facebook significam que será mais desafiador alcançar pessoas com postagens feitas por empresas.
As empresas precisarão de um público engajado se quiserem ganhar força no feed por meios orgânicos. E isso significa postagens que são compartilhadas, comentadas, reagidas e mais populares com o público do Facebook. Algumas páginas começarão a postar algo irrelevante aos seus negócios. Mas é sempre importante construir um conteúdo poderoso como o Facebook diz.
Parte 4: 6 soluções para se ajustar ao algoritmo do Facebook
1. Preste atenção ao vídeo
Os vídeos tendem a atrair engajamento naturalmente se eles forem bons o bastante. No entanto, você já considerou o vídeo ao vivo? O Facebook oficial disse que o vídeo ao vivo recebe 6 vezes mais interações do que os vídeos comuns. É verdade. Nessa mudança de algoritmo do Facebook, o vídeo ao vivo é importante. Mais e mais empresários tentam o novo campo - vídeo ao vivo, e eles se saem muito bem. Se você ainda não investiu em vídeo ao vivo, agora deve começar a procurar esse novo método para impulsionar comentários e compartilhamentos.
Assim como o Facebook fez em 2 de maio. Ele mostrava a palestra de abertura de Mark sobre a mais recente tecnologia e inovação do Facebook. Agora, esse vídeo ao vivo ganhou mais de mil comentários e compartilhamentos. Se você quiser fazer vídeos no Facebook, confira o Filmora. Ele inclui vários modelos de títulos/texto, efeitos visuais e áudio para tornar seu vídeo de marketing perfeito.
2. Crie oportunidades de engajamento
Quando as pessoas conversam mais em suas postagens, isso significa que essas postagens ficarão mais altas no feed. O Facebook se preocupa com as interações que as pessoas estão tendo com o conteúdo, pois deseja que elas passem mais tempo na plataforma.
As empresas costumam usar o Facebook para publicar notícias básicas sobre a empresa, novos produtos ou descontos. Embora essas postagens sejam interessantes, elas não impulsionão exatamente o início de uma conversa. Caberá às empresas garantir que estão criando conteúdo que possa ajudar as pessoas a terem conversas mais significativas na plataforma.
Compartilhar notícias relacionadas ao mercado é uma maneira de fazer isso. Uma empresa nem sempre precisa promover seu próprio negócio por meio de postagens no Facebook. Compartilhar opiniões sobre mudanças em um mercado com o qual seus seguidores se preocupam é uma boa maneira de aumentar os níveis de engajamento, portanto criar oportunidades de engajamento é um ótimo método para confiar na mudança do algoritmo do Facebook.
3. Aproveite os grupos do Facebook
Você sabia que cerca de 1 bilhão de pessoas usam grupos do Facebook? E cerca de 100 milhões de pessoas dizem que, quando estão no Facebook, usam principalmente os Grupos para interagir com outras pessoas e conteúdo.
Os grupos são a maneira perfeita de construir uma comunidade ativa e interessada em tópicos específicos. Se uma empresa puder criar grupos direcionados a uma comunidade, nicho ou segmento de mercado, isso a ajudará a aumentar os níveis de engajamento. As postagens compartilhadas nesses grupos terão muito engajamento, pois são ocupados por usuários que se preocupam com o conteúdo.
O impacto não será sentido apenas no aumento do engajamento dentro desses grupos, mas também na forma como essas postagens são classificadas no feed geral.
4. Limite o foco nos anúncios do Facebook
As mudanças que o Facebook fez em seu algoritmo foram feitas pensando no futuro da empresa. O Facebook quer ganhar mais dinheiro e estimular o crescimento. Ele não quer uma base de usuários que raramente verifica a plataforma ou interage com o conteúdo.
O melhor conselho que podemos dar aos profissionais de marketing e empresários é ignorar os anúncios do Facebook. A empresa fez alterações para que você recorra aos anúncios e simplesmente pague para colocar suas postagens no topo do feed.
Mas esse não tem que ser o caso. Você pode ignorar completamente os anúncios e focar nos esforços orgânicos que mencionamos acima. Isso vai te dar os níveis mais altos de engajamento que você precisa para permanecer relevante com o novo algoritmo. Mas você ainda pode fazer anúncios por editores de vídeo do Facebook.
5. Mantenha um conteúdo forte
É compreensível que as empresas sintam que uma mudança assustadora ocorreu no Facebook. A forma como as postagens são priorizadas no feed é diferente do que era anteriormente. O Facebook afirma que o objetivo é aproximar as postagens de familiares e amigos do topo do feed.
Mas, como qualquer mudança de algoritmo, os profissionais de marketing podem reagir para garantir que o conteúdo que estão promovendo seja visto pelo maior número possível de pessoas. Melhorar o engajamento e promover conteúdo digno de discussões podem ajudar a fazer isso acontecer.
6. Experimente o influenciador do Facebook
Você já experimentou postar uma imagem sem nenhum engajamento, nem curtidas? Se isso acontecer, você deve mudar sua estratégia de postagem. Hoje, o influenciador do Facebook está mostrando uma poderosa capacidade de influência. Você deve procurar um influenciador que tenha o mesmo público que você deseja e esteja disposto a interagir com sua marca. No entanto, você deve estar ciente de que alguns influenciadores podem ter fãs falsos para obter curtidas. Como nessa nova mudança de algoritmo do Facebook as curtidas não são o fator mais importante, então você precisa diferenciar os fãs falsos dos fãs reais.
Conclusão
Esperamos que este guia ajude qualquer empresa ou profissional de marketing que esteja buscando usar o Facebook para fins promocionais em 2021. Se você deseja que seu vídeo do Facebook tenha uma aparência melhor, tente usar o Filmora para editar vídeos com facilidade e rapidez. Confira este vídeo para saber mais!
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