Quando você está ouvindo música, ou podcast, ou algum outro tipo de arquivo de áudio, seria agradável se o volume estivesse tão baixo em um determinado ponto que você não conseguisse entender nada? Agora acrescente outra possibilidade a esta imaginação muito desagradável - e se o volume estivesse muito alto em outro ponto que seus ouvidos não conseguissem lidar com isso? - é claro, você deixaria de ouvir e também não consideraria o criador deste conteúdo. Em outras palavras, tal criador pode perder assinantes por causa disto. Bem, uma história triste para o criador, não é mesmo? E se VOCÊ fosse o criador? Um pouco de preguiça ou negligência em prestar atenção aos detalhes e seu conteúdo será desperdiçado!
Então qual é a solução? Claro, um pouco de edição! Mesmo que sua voz não pareça digna de ser ouvida, você pode normalizar o volume. Na verdade, esse é o processo quando uma quantidade constante de ganho é aplicada à gravação de áudio, trazendo a amplitude a um nível desejável, que é “a norma” para o projeto. Quando essa ferramenta é aplicada ao volume, toda a gravação tem a mesma quantidade de ganho, cada parte é afetada da mesma forma e a dinâmica relativa não é alterada.
Com esta ferramenta, você tem uma garantia extra de que as pessoas vão querer ser assinantes, telespectadores e ouvintes fiéis, porque simplesmente, a experiência de usuário agora é favorecida, eles desfrutam de um bom conteúdo editado.
Na verdade, podemos usar a normalização de áudio quando precisamos obter o volume máximo, mas outro motivo é quando precisamos combinar volumes diferentes.
Como na maioria dos casos não existe apenas um tipo de normalização de áudio, então vamos explicar o que cada um deles representa: uma é a chamada normalização de pico, ajudando a ajustar a gravação com base no maior nível de sinal presente na gravação; outro é chamado de normalização do volume e ajusta a gravação com base no volume percebido. RMS (Root-Mean-Square), altera o valor de todas as amostras, onde seu volume elétrico médio geral é um nível especificado.
Com esse conhecimento em mente, vamos agora ao tópico que abordaremos neste artigo: vamos discutir os 5 melhores normalizadores de volume de MP3 gratuitos. Conhecê-los vai economizar seu tempo e equipá-lo com os caminhos certos para que, quando precisar de normalização de áudio, você escolha um deles, contorne o processo exaustivo da pesquisa e encontre os programas gratuitos e fáceis de usar.
Dessa forma, selecionamos os 5 melhores normalizadores de MP3 gratuitos: Wondershare Filmora X, Adobe Premiere Pro, VLC Media Player, MP3 Gain e Movavi.
Neste artigo, você vai aprender:
Wondershare Filmora
Agora, apesar de já sabermos como normalizar áudio no VLC da forma mais simples, bem como da forma mais avançada, pode ser ainda melhor se soubermos um pouco mais sobre como normalizar áudios em diferentes programas. O Wondershare Filmora realiza a mesma tarefa maravilhosamente. Embora, ao contrário do VLC Media Player, seja um editor de vídeo, mas não entre em pânico se você nunca tentou editar – este é um dos programas mais fáceis para fazer edição, funcionando no Mac e Windows, e sua interface é totalmente compreensível para iniciantes. E, na verdade, o Wondershare Filmora X adicionou o recurso para normalizar áudio. Você pode baixar a última versão do Filmora X, porque agora estamos prestes a aprender como normalizar o áudio através deste programa!
Quando terminar de instalar, abra o software. Agora, clique e arraste o vídeo cujo áudio você deseja normalizar. Então, você pode selecionar o clipe que escolheu - se houver vários, selecione todos eles, clique com o botão direito do mouse e escolha Desanexar áudio.
Portanto, se você ver este tipo de gráfico, você pode ter a certeza, sem mesmo ouvir, que os ruídos são realmente, realmente diferentes uns dos outros, o que destaca mais uma vez o quanto a normalização de áudio pode ser útil:
Selecione esses arquivos, clique com o botão direito do mouse e escolha Ajustar áudio. Um novo painel será aberto no canto superior esquerdo e lá, você verá Normalização de áudio – marque a caixa lá.
Depois de clicar nele, aguarde até que a normalização seja concluída.
Em breve, todos os áudios estarão normalizados, e você já poderá ver nos gráficos que os volumes estão quase no mesmo nível e ao ouvi-lo, você se certificará de que não há mais diferença aparente entre como eles soam. E a partir daí você pode salvar o arquivo que acabou de normalizar!
Adobe Premiere Pro
O Adobe Premiere Pro é o software de edição de vídeo líder do setor e é baseado em linha do tempo. O Premiere Pro sempre tenta tornar seu uso cada vez mais fácil, pois novos recursos são lançados regularmente para simplificar as etapas e economizar tempo. O mesmo pode ser dito sobre a normalização de arquivos de áudio, o que é realmente muito fácil depois de dominado em um tempo muito curto. Na verdade, é por isso que é usado por iniciantes e profissionais.
Para normalizar o áudio com o Adobe Premiere Pro, primeiro importe seu MP3 para ele. Na linha do tempo, você verá seus arquivos na sequência, na seção de som. Agora, a melhor forma de fazer o processo é aumentar a altura da faixa – para isso, você precisa clicar duas vezes no espaço vazio ali, ao lado do ícone do microfone.
Agora, a faixa está alta e você pode ver mais da sua faixa. Então, digamos que um de seus MP3s pareça muito alto e outro muito mais baixo. Falando no alto, se você pode ver à direita que tem alguma luz vermelha, não é um bom sinal – significa que o áudio ficou acima de zero (o chamado clipping), então você precisa evitar isto.
(Se você não consegue ver seus medidores de áudio, basta ir ao menu Janela e escolher Medidores de Áudio).
Então, aqui, nosso objetivo é colocar nossos clipes de áudio em torno de -3 – e para isso, é possível colocar para cima e para baixo a linha branca na faixa, mas na verdade pode ser bem demorado.
Portanto, a melhor maneira de fazer isso seria a seguinte: clique na faixa e, em seguida, clique com o botão direito do mouse, encontre Ganho de Áudio e escolha Normalizar o Pico Max para…:
O Pico Max é basicamente o pico mais alto e alto no clipe de áudio. Então, você pode escrever em -3 e clicar em OK, o que garantirá que toda a forma de onda de áudio tenha o ganho ajustado para que o pico máximo esteja em -3. Você pode prosseguir para a próxima faixa e executar exatamente o mesmo processo nela. Em seguida, nos medidores de áudio à direita novamente, você poderá ver que ambas as faixas (ou mais, se as tiver) atingem o pico em -3. Caso você tenha muitos clipes na linha do tempo, você pode selecioná-los todos, depois ir para Ganho de Áudio e normalizar todos os seus picos máximos simultaneamente, o que economizará muito tempo e o ajudará enormemente!
VLC Media Player
O VLC é um reprodutor de mídia bem conhecido, é um software gratuito, robusto e repleto de recursos que reproduz uma ampla variedade de arquivos de áudio, imagem e vídeo. Vale a pena notar que ele também pode reproduzir arquivos multimídia diretamente de dispositivos ou do PC e pode transmitir dos sites de maior sucesso, como Disney +, Hulu, Netflix e assim por diante.
Mas há outra mágica que um reprodutor de mídia simples pode realmente fazer - também podemos normalizar o volume através do VLC Media Player. É um recurso muito útil e funciona tanto no Windows quanto no Mac. É muito simples, então siga estes passos:
Você precisa ter o VLC Media Player instalado em seu dispositivo. Depois de instalá-lo, abra o VLC. Vá para Ferramentas e Preferências e lá, marque a única caixa ao lado de Normalizar volume em Efeitos. Agora, defina o nível para aquele que funciona melhor para você. Então, quando estiver satisfeito com o resultado, clique em Salvar.
O que o VLC faz é apenas ajustar o volume geral, deixando os detalhes fora de nosso controle.
Se você não está tão satisfeito com a edição simples e deseja obter um pouco mais do processo de edição no VLC, pode fazer mais com o menu Efeitos de áudio:
Encontre Ferramentas e no menu, vá para Preferências. A janela será aberta e você precisará selecionar as configurações do Tudo em Destaque - no canto inferior esquerdo da janela. Em seguida, navegue até Áudio e, um pouco abaixo, clique em Filtros e destaque-o. Você também precisa marcar a caixa de seleção ao lado do compressor de faixa dinâmica.
No painel esquerdo, encontre Compressor e selecione ele. A partir de agora, você pode fazer as alterações nos níveis que desejar.
Aqui, concentre-se mais no ganho de composição, Limiar e Relação. O primeiro é pelo qual você ajusta em sequências silenciosas para aumentar o volume, o segundo ajudará a reduzir sequências mais altas para nivelar as coisas, e a relação é o nível máximo de todo o áudio dentro de um vídeo, digamos assim.
O tempo de resposta e o tempo de liberação também podem ser muito úteis. Você pode mexer neles e ver se é melhor, porque na verdade isto garantirá que você tenha uma transição fluida dentro e fora de cena e que haja menos mudanças de volume repentinas e inesperadas.
MP3Gain
Na verdade, o MP3Gain é o único nesta lista desenvolvido exatamente para a tarefa que estamos discutindo neste artigo. É uma ferramenta de normalização de áudio. Esta ferramenta está disponível em várias plataformas e é um software gratuito. Ele analisa o MP3 e altera seu volume reversivelmente. O volume pode ser ajustado para arquivos individuais ou como álbum onde todos os arquivos teriam o mesmo volume percebido. Ao aplicar a ferramenta, não há perda de qualidade na alteração, pois o programa ajusta o arquivo mp3 diretamente, sem decodificar e recodificar.
Portanto, para usar este software, faça o download do MP3Gain. Instale e abra quando estiver pronto. Você verá que seu programa está absolutamente vazio e com muito espaço dentro, esperando que você envie algum(s) arquivo(s)…
Agora, você pode escolher adicionar arquivos manualmente, com você escolhendo cada um deles, mas digamos que você tenha um álbum (o que seria mais confortável) no qual você deseja alterar o volume de todos os arquivos MP3. Então, neste caso, você pode escolher Adicionar Pasta, e quando a janela abrir, escolha a pasta cheia de seus arquivos MP3 – todos os seus arquivos serão adicionados no programa.
Agora, encontre o Volume “Normal” acima dos arquivos e preencha a lacuna, se desejar, ou apenas use dB padrão. Em seguida, clique em Análise do álbum e o processo será iniciado.
O software vai te mostrar o volume de cada um dos arquivos, e aí você vai precisar apenas clicar em Ganho de faixa.
Agora, espere o processo ser concluído, e então você verá que os volumes mudaram para cada um dos seus arquivos e pronto!
Movavi
O Movavi é um poderoso software multimídia para criar e editar vídeos. Ele contém muito poder de edição de vídeo e áudio em uma interface simples. Em seu site oficial, o programa é descrito como: “Um criador de vídeo completo: um editor, conversor, gravador de tela e muito mais. Perfeito para trabalho remoto e ensino a distância.” Então, você pode baixar este programa e aprender a normalização de áudio com muita facilidade!
Instale e abra este programa e prossiga diretamente para Adicionar arquivos. Depois de escolher seu arquivo, arraste ele e solte na sequência da linha do tempo.
Se o áudio estiver irregular, clique duas vezes na faixa de áudio, o que abrirá a janela Propriedades do clipe. Você verá a caixa Normalizar, que precisa ser verificada. Fazer isso igualará o nível de som de toda a faixa.
Para salvar o resultado, clique em Exportar, escolha o formato, a pasta e o nome do seu arquivo e clique em Iniciar para que seu arquivo possa ser exportado.
Pronto, agora você já sabe muito mais sobre normalização de áudio, seus tipos, por que e quando usá-la e quais são os 5 melhores normalizadores de MP3 gratuitos, junto com orientações detalhadas sobre como usar essas ferramentas para ter os resultados desejados. Esperamos que você possa escolher entre Wondershare Filmora X, Adobe Premiere Pro, VLC Media Player, MP3 Gain e Movavi, e tornar sua experiência de usuário maravilhosa e compartilhável!