Como usar licenças de direitos autorais Creative Commons
Você sabe como as diferentes licenças de direitos autorais do Creative Commons afetam seus vídeos do YouTube? Leia este artigo para encontrar mais informações.
Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas
Você deve ter notado que, ao postar um vídeo, você escolhe como deseja ter os direitos autorais: licença padrão ou creative commons. Você provavelmente também notou que, ao procurar músicas livres de royalties ou imagens de arquivo, muitas delas são licenciadas por meio de Creative Commons.
Então, o que exatamente é creative commons?
Manter os direitos autorais de um trabalho criativo significa que você o possui, e qualquer pessoa que quiser usar seu trabalho para qualquer coisa (ou seja, usar uma música que você compôs em seu vídeo no YouTube) deve fazê-lo em seus termos. Quando você licencia seu trabalho por meio do Creative Commons, você não abre mão de seus direitos sobre ele (um equívoco comum).
Quando você usa uma licença creative commons, está delineando os termos sob os quais outros criadores têm permissão para usar suas criações em seus projetos de graça, se eles derem crédito a você por seu trabalho.
Se você não quer que ninguém use seu trabalho de graça em nenhum contexto, siga os direitos autorais tradicionais.
Mas se você criou uma peça musical, uma fotografia ou um clipe que não se importaria que outras pessoas usassem, potencialmente como uma forma de divulgar seu nome, você pode querer considerar criativos comuns.
Existem 6 diferentes licenças Creative Commons. O que é certo para você dependerá de suas respostas a estas duas perguntas:
Você concorda com um criador de conteúdo ganhando dinheiro com algo que cria usando seu trabalho?
Você concorda com um criador produzindo um derivado de seu trabalho?
Dizer 'sem derivados' é dizer 'Aceito que as pessoas usem, desde que não o alterem'. Um exemplo de derivado é um remix de techno de uma música. Se você concorda com outros criadores que fazem derivados de seu trabalho, você também pode exigir que eles 'compartilhem da mesma forma'. ShareAlike significa que o criador daquele remix de techno da sua música tem que usar a mesma licença Creative Commons que você usou para o seu original para distribuir o remix.
Um exemplo de uma derivação que alguém poderia fazer de um vídeo do YouTube seria ajustá-lo automaticamente para fazer uma música ou cortar seu vídeo para fazer um que seja apenas 'as partes engraçadas'.
Aqui estão as 6 licenças Creative Commons e um gráfico que você pode usar como uma ferramenta de referência rápida.
Atribuição - CC BY
Se você estiver usando música ou outra mídia com esta licença, tudo o que você precisa fazer é creditar o artista.
Se você licenciar seu vídeo dessa maneira, as pessoas podem fazer o que quiserem com qualquer elemento dele (vídeo ou som), desde que tenham o crédito de você. Ou seja, se alguém quisesse silenciar seus clipes e usá-lo como um arquivo de vídeo em um projeto maior, poderia.
Attribution-ShareAlike - CC BY-SA
Se você usar música, fotos ou qualquer outra mídia licenciada dessa forma, deverá creditar o artista e licenciar seu vídeo da mesma forma. Ou seja, você não pode usar a licença padrão do YouTube e, em vez disso, deve permitir que outros usem seu trabalho da mesma forma que você usa a mídia licenciada.
Se você aplicar esta licença ao seu vídeo, está dizendo que não se importa que as pessoas usem todo ou partes do seu vídeo para seus projetos, desde que permitam que outros usem seu trabalho da mesma maneira.
Atribuição-NoDerivs - CC BY-ND
Este pode ser complicado.
Essencialmente, você pode usar a mídia licenciada dessa forma, desde que não a altere ou crie uma versão diferente. Por exemplo, você não pode pegar uma música licenciada dessa maneira e usá-la em um mashup com outra música. Essa parte é clara. As coisas ficam complicadas quando você deseja usar uma música em seu vídeo.
De acordo com as regras normais de direitos autorais, usar uma música livre de royalties no fundo de seu vídeo não contaria como criação de um derivado. A definição de derivada de acordo com creative commons é um pouco mais ampla e inclui 'sincronização'. Isso significa que você não pode pegar uma música 'Attribution-NoDerivs' e criar qualquer tipo de videoclipe para ela.
Por exemplo, você não pode editar clipes de você mesmo praticando snowboard para que fiquem sincronizados com uma música que tenha essa licença.
Se você pode ou não tocar a música no plano de fundo do seu vlog enquanto fala, pode ser um pouco confuso. Em teoria, não deveria ser um problema, mas se você está acessando a música através de um site social como o SoundCloud, então é melhor perguntar primeiro ao artista.
Não há razão para licenciar seus vídeos do YouTube dessa forma. Se as pessoas não podem alterar o seu vídeo, tudo o que resta é que eles o publiquem novamente. Mesmo que eles também estivessem creditando a você, eles ainda estariam essencialmente roubando visualizações e receita de anúncios de seu vídeo original.
Atribuição - Não comercial - CC BY-NC
Se estiver usando um arquivo de filmagem, música ou fotos licenciadas dessa forma, você ainda poderá monetizar seu vídeo. A monetização e o uso comercial do YouTube são coisas diferentes. No entanto, há muita confusão sobre este problema e é provável que o detentor dos direitos pretenda que esta licença signifique 'sem monetização'.
O que você definitivamente não poderia fazer com uma licença não comercial é usar a música / outra mídia em um comercial real de um produto, incluindo a colocação de produto pela qual uma marca está pagando.
Se você licenciar seu vídeo dessa forma, as pessoas podem usá-lo da maneira que quiserem, desde que dêem o crédito a você e não tentem ganhar dinheiro com isso. Mais uma vez, isso não significa que eles não possam usá-lo em um vídeo do YouTube com o qual monetizam porque, tecnicamente, estariam ganhando dinheiro com o anúncio veiculado antes do vídeo e não com o vídeo em si.
O que deve ser cuidado com esta licença é que ela não é 'ShareAlike'. Então, se você licenciar seu vídeo dessa forma, alguém pode usar seus clipes como um arquivo de vídeo e depois fornecê-los - como parte de seu projeto - de graça para uma terceira pessoa usar em um projeto com o qual eles estão ganhando dinheiro.
Atribuição - não comercial - compartilhamento semelhante - CC BY-NC-SA
Música e outras mídias com uma licença 'Atribuição-Não-comercial-Compartilhamento pela mesma' podem ser usadas e alteradas para seus vídeos, desde que você não esteja ganhando dinheiro com esses vídeos. Você também deve usar essa mesma licença para o vídeo que criar usando elementos licenciados desta forma.
Se você licenciar seu vídeo dessa maneira, as pessoas podem usá-lo ou parte dele em seus projetos, se derem crédito a você. Eles também devem usar essa mesma licença para seus vídeos, se o fizerem. Isso protege você da situação em que uma terceira pessoa que nunca licenciou seu conteúdo original esteja ganhando dinheiro com isso.
Atribuição-Não comercial-Sem Derivs - CC BY-NC-ND
Não há muitas situações em que você usaria mídia licenciada dessa forma em seus vídeos do YouTube. Você não pode alterá-lo, sincronizar vídeos ou ganhar dinheiro com qualquer vídeo que o utilize.
Você provavelmente também não deve usar esta licença para seus vídeos. 'NoDerivs' significa que não há muitas maneiras de as pessoas usarem seu conteúdo, exceto para postar vídeos inteiros e roubar suas visualizações.