Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR
Editor de Vídeo Filmora
Crie vídeos sem esforço com IA.
  • Várias ferramentas de edição de IA para aumentar a eficiência da criação de vídeos.
  • Ofereça modelos populares e recursos criativos isentos de royalties.
  • Funcionalidade multiplataforma para edição em qualquer lugar.

Dicas para o seu primeiro post do vlog

author avatar

Oct 22, 2024• Soluções comprovadas

Começar um vlog e fazer o seu primeiro vídeo deve ser uma experiência divertida e excitante. Infelizmente, várias pessoas que gostariam de ser vloggers desistem antes de postar o primeiro vídeo, ou até antes. Elas sentem que suas ideias não são originais o bastante, acham difícil relaxar na frente da câmera ou perdem a coragem quando seus vídeos tem pouca ou nenhuma visualização.

A coisa mais importante a lembrar, quando você estiver criando seu primeiro vídeo para um vlog, é não colocar muita pressão. Provavelmente a vergonha tomará conta e o conteúdo do seu primeiro vídeo não vai ter nada de extraordinário. É isso que acontece quando você tenta fazer uma coisa que nunca experimentou antes. Você ficará melhor a cada dia que passa e depois muitos dos seus seguidores vão assistir ao seu primeiro post e achá-lo fofo. Se você está sem coragem para começar um vlog, procure os primeiros posts dos seus vloggers favoritos e veja como eles pareciam sem jeito, comparado a como são agora.

Download  Versão Windows Download Versão Mac

Cinco dicas para o seu primeiro post em um vlog

  1. Tudo certo com o equipamento básico
  2. Seja você mesmo
  3. Planeje com antecedência
  4. Não entre em pânico!
  5. Edite seus vlogs com modelos sem complicações

1. Tudo certo com o equipamento básico

Um dos motivos pelo qual muitas pessoas que pensam em fazer um vlog nunca realmente o fazem, é porque acham que precisariam investir em muitos equipamentos caros para fazer vídeos decentes. Isso não é verdade. Se você já faz o seu vlog por um tempo e decidiu que quer levar a coisa mais a sério, só então vale a pena procurar uma câmera nova e outros equipamentos; não saia por aí gastando dinheiro antes mesmo de fazer o seu primeiro vídeo. Melhor ter certeza de que fazer um vlog é algo que você adora antes de investir dinheiro nisso.

A câmera que você for usar para fazer o seu primeiro post de vlog deve ser a melhor que você já tem. Se você tem uma câmera DSLR, então vá em frente e a use, mas se você só tem uma webcam ou o smartphone, também está ótimo. A maioria dos smartphones hoje em dia têm câmeras ótimas.

Você precisa verificar se o seu cenário está bem iluminado, apesar de provavelmente você não ter um kit de luzes profissional. Em vez de sair por aí comprando luminárias, concentre-se em fazer o vídeo do seu primeiro post durante o dia, próximo de uma janela ou com a janela atrás da câmera. A luz natural passando pela janela será tão forte quanto qualquer luz profissional que você possa comprar. Luzes domésticas também podem ajudar.

Introdução ao início de um vlog

Se você não tem um microfone externo, tente gravar em algum lugar silencioso. Os microfones embutidos na maioria das câmeras não são muito bons e para conseguir resultados melhores você precisa assegurar-se de que não há ruídos de fundo que eles possam captar, como sons da rua ou de pessoas falando no quarto ao lado. Você também pode usar um programa gratuito chamado Audacity (Audacityteam.org) para melhorar a qualidade da sua gravação de áudio.

2. Seja você mesmo

Não se preocupe em criar algo que seja novo, original ou ideal para o seu primeiro post de vlog. Ele será novo e original simplesmente por ser seu. Além disso, o motivo que leva as pessoas a gostar de assistir a vlogs é porque elas sentem uma conexão com o youtuber. Essa conexão acontece quando o youtuber parece ser uma pessoa de verdade. Então seja de verdade. Você não faz gracinhas quando se apresenta às pessoas no mundo real, offline, então também não faça isso no YouTube.

Primeiro post do vlog

No seu primeiro post do vlog é bom que você se apresente, explique sobre o que vai falar e porque decidiu fazer um vlog sobre isso. Não quer dizer que você deve ser curto e grosso ao falar essas três coisas e então desligar a câmera; explique com mais detalhes e, quem sabe, conte uma história. Em postagens posteriores você precisará pesquisar e analisar jeitos originais de falar sobre certos assuntos que outras pessoas talvez já tenham abordado, mas neste primeiro vídeo você pode ser simpático e original simplesmente sendo você mesmo.

3. Planeje com antecedência

Alguns vloggers simplesmente ligam a câmera e começam a falar, mas nem todo mundo consegue fazer isso. Mesmo que seja esse o tipo de vlog que você queira fazer, é bom ter algum planejamento para este primeiro vídeo. Falar para a câmera é mais difícil do que muita gente pensa, por isso, antes de sentar e gravar o primeiro vídeo, ter um planejamento do que você quer dizer pode ajudar bastante.

Isso não significa necessariamente que você tenha que fazer um roteiro para você mesmo. Existem vloggers que se sentem mais confortáveis quando escrevem um roteiro; pode ser bastante útil se você vai falar sobre algo técnico. Se você acha que fazer um roteiro é melhor, não há nada de mal em fazer um para a sua primeira postagem. Você pode até tentar dos dois jeitos, com roteiro e sem roteiro, para ver como você se sente melhor.

Planejando o primeiro vlog

Porém, planejar também significa fazer pelo menos um esboço. É bom fazer uma lista dos pontos-chave para que você não esqueça de nenhum deles e saiba em que ordem vai mencioná-los. Se você não acha que isso vai ajudar também, considere que planejar pode ser um exercício completamente interno. Passe mais tempo pensando sobre o que você quer falar e organizando seus pensamentos antes de ligar a câmera.

4. Não entre em pânico!

É quase impossível fazer a primeira gravação do seu vlog sem cometer nenhum erro. Se você parar de gravar todas as vezes que errar, então a execução do seu primeiro vídeo levará muito, muito tempo. O melhor a fazer é simplesmente rir dos seus próprios erros e corrigi-los, e depois remover as passagens onde você gaguejar ou errar quando fizer a edição. Quando você assistir ao vídeo depois, pode até ser que você ache um erro engraçado e decida deixá-lo. Se você assistir o vídeo inteiro e realmente não gostar dele, sempre é possível tentar de novo. Se tiver que fazer cinco takes para um vídeo completo, e no final você não gostar, provavelmente você não vai se sentir muito entusiasmado em tentar de novo; é por isso que você deve tentar não parar a gravação quando cometer erros.

Introdução ao primeiro vlog

Outra coisa que você deve tentar é não entrar em pânico com a quantidade de visualizações do seu primeiro vídeo. Há grandes chances dele não ter nenhuma visualização. A maioria dos vídeos no YouTube quase não tem nenhuma visualização. Se você precisa de reconhecimento instantâneo para achar que vale a pena fazer um vlog, então isso provavelmente não é para você. Promova seu canal, continue postando regularmente e certifique-se de que os títulos e as descrições são pesquisáveis; devagar você vai ver os números crescerem. Os primeiros mil seguidores são muito difíceis de conseguir, mas assim que tiver alguns, os próximos virão com mais facilidade.

5. Edite seus vlogs com os templates sem complicações

Se você é totalmente novo na edição de vídeos, você não deve ter noção nenhuma de como começar a editar o seu primeiro vídeo. Não se preocupe. Você pode experimentar modelos de intro que vão ajudar a personalizar seus vídeos de maneira rápida e fácil.

O Filmora lançou recentemente um novo modo — Filmora Template Mode —, que oferece vários tipos de modelos de vídeo, incluindo modelos para vlogs de viagem, modelos para vídeos de auto-apresentação, modelos para vlogs diários, e assim por diante. Por que não testar grátis?

Download  Versão Windows Download Versão Mac

Confira este incrível guia sobre como se tornar um vlogger; para mais conteúdos excelentes sobre a produção de vídeos para vlogs e sobre como se tornar um youtuber, leia este guia do Design Wizard. Ele explica como desenvolver sua marca pessoal, planejar conteúdo e promover seu canal em outras plataformas!

author avatar
João Pedro
João Pedro é um escritor e amante de tudo relacionado com vídeo.
Você pode se interessar
author avatar

João Pedro

staff Editor