Análise do Fraps: Melhores Softwares de Gravação de Jogos
O Fraps é um dos softwares pioneiros na captura de jogos.
Apr 19, 2024• Soluções Comprovadas
O Fraps é um dos softwares pioneiros na captura de jogos. Apesar de sempre ter oferecido alguns recursos decentes, por vezes não conseguiu corresponder às expectativas. Ainda assim, é considerado como um dos melhores softwares disponíveis para capturar jogos e é muito fácil de usar, permitindo-lhe gravar vídeos de alta qualidade de forma muito fácil com a sua interface acessível. Infelizmente, os desenvolvedores não divulgaram atualizações suficientes desde o lançamento do software no mercado, deixado naturalmente o Fraps atrás da concorrência. Também falha em disponibilizar documentação de suporte útil e não tem quaisquer opções de ajuda integradas. Contudo, e por estar disponível há tanto tempo, ainda existem fóruns de ajuda geridos por usuários do programa. Apesar de valer a pena consultar, estes fóruns não são tão práticos e flexíveis como usar outros programas mais recentes.
Desempenho
Um dos principais problemas do Fraps é a forma como afeta o desempenho do jogo. Algumas pessoas já comprovaram uma redução de 13% no desempenho ao tentarem gravar com o Fraps. Isto é o suficiente para você ter que reduzir as definições de desempenho dos seus jogos possivelmente até ao nível mais baixo, inclusive pode ter que correr todos os jogos numa resolução mais baixa. Contudo, o Fraps é notavelmente consistente, aumentando os frames por segundo até apenas 9 por cento, o que significa que deixam de existir aquelas falhas enormes entre os rácios de frames mínimos e máximos. O Fraps também não apresenta nenhum problema de latência ao parar ou iniciar uma gravação, e realiza um trabalho mais competente que a maioria dos softwares comuns de captura de jogos do gênero.
O Fraps consegue gravar 120 frames por segundo mas apenas tem um 1 codec de gravação de vídeos pré-instalado. Contudo, o Fraps parece não comprimir ativamente as gravações, consumindo até 3.95 GB de armazenamento para apenas dois minutos de gameplay. O Fraps, porém, impressiona com o seu software integrado de análise de dados, o qual indica quantos frames por segundo estão ativos no canto da sua tela. Você pode usar este recurso para medir o rácio de frames a partir de dois pontos à escolha. Depois pode salvar todas as informações num arquivo e usar estas estatísticas para ajustar todas as definições que possam ser indicadas nos resultados.
Qualidade de Vídeo e Resolução
O Fraps usa um codec integrado para gravar vídeos de alta resolução em máquinas suficientemente poderosas. Consegue gravar até 120 frames por segundo e em resoluções até 7680 x 4800. Graças a este codec integrado, apenas é possível reproduzir o vídeo através do Fraps ou ffdshow. A compressão do vídeo é relativamente baixa, resultando em tamanhos de arquivo igualmente baixos, tal como mencionámos anteriormente. Estes dois aspetos fazem com que os vídeos gravados no Fraps devam ser convertidos e comprimidos antes de partilhar no YouTube ou em outros serviços de partilha de vídeos.
O Fraps consome imensos recursos do seu sistema, logo requer uma máquina bastante poderosa. Os usuários avançados recomendam usar um segundo disco rígido para gravar vídeos de alta qualidade com o Fraps sem causar atrasos nos jogos. O Fraps oferece um conjunto completo de opções para otimizar a qualidade do seu vídeo, desde o rácio de bits até aos frames capturados por segundo e a resolução de gravação.
Pros e Contras
Pros | Contras |
O Fraps, tal como qualquer outro software, tem as suas próprias vantagens e desvantagens. Uma das melhores características do Fraps é o seu recurso de análise de rácio de frames. Tem também a capacidade para gravar em resoluções até 7680 x 4800. Um recurso único do Fraps é a sua capacidade para capturar imagens da tela em intervalos específicos, permitindo-lhe criar vídeos de gameplays mais dinâmicos e únicos.
O Fraps tem o custo de $37.00 para a versão registrada, mas também disponibiliza uma versão gratuita. Infelizmente, esta versão não-registrada apenas permite gravar vídeos de 30 segundos de cada vez, sendo uma duração bastante menor do valor oferecido por outros softwares do gênero. Além disso, o Fraps consome imensa memória. Como mencionámos em cima e como resultado do baixo rácio de compressão, uma gravação de 2 minutos pode ocupar até 3.95GB no seu disco. Um dos aspetos mais importantes em softwares deste gênero é serem atualizados com frequência. Aqui o Fraps também falha em corresponder às expectativas, não sendo atualizado desde 20 de Fevereiro de 2013. A tecnologia é uma área em rápida expansão e a falta de atualizações podem comprometer o funcionamento correto de qualquer software.
Como Usar
Psara usar o Fraps, primeiro você deve ponderar se a verão gratuita serve para os seus objetivos, ou se irá precisar de comprar a versão completa. Tenha em atenção que a versão gratuita do Fraps apenas lhe permite gravar vídeos de 30 segundos de cada vez e adiciona uma marca d'água em todas as cenas gravadas. Após tomar a sua decisão, visite o sítio web do Fraps e selecione, baixe e instale a versão desejada.
Passo 1: Inicie o Fraps através do atalho no ambiente de trabalho, ou caso não funcione, acesse a pasta de destino do Fraps.
A tecla de atalho padrão para iniciar a gravação é F9. Se esta tecla não ativar a gravação, clique na caixa com o nome "Tecla de Atalho de Captura de Vídeo" e pressione na tecla desejada. Certifique-se que escolhe uma tecla que não precise de usar durante o seu jogo. Agora pode minimizar o Fraps, pois funciona mesmo quando minimizado com a tecla de atalho.
Passo 2: Inicie o jogo que deseja gravar.
Quando iniciar o jogo irá reparar num número no canto superior direito da janela do jogo. Esta janela faz parte do recurso de análise de dados do Fraps e indica o rácio de frames dos jogos iniciados. Quando quiser iniciar a gravação, pressione em F9 ou na sua tecla de atalho personalizada. Tenha em conta que se você estiver usando a versão gratuita apenas pode gravar vídeos com 30 segundos cada. Se o valor do rácio de frames ficar vermelho, indica que a gravação está ativa. Para parar a gravação, basta pressionar novamente em F9 ou na sua tecla de atalho personalizada.
Conclusão
O Fraps pode parecer uma opção leve e básica para iniciantes, mas na verdade é uma ferramenta bastante poderosa. Tem uma interface de usuário simples e muitos dos recursos essenciais para gravações básicas de vídeo. Esta ferramenta foi claramente desenvolvida para ser executada juntamente com os jogos e gravar vídeos com os melhores recursos e qualidade possíveis, mas começa a perder terreno em relação aos softwares mais modernos, muito por culpa da falta de atualizações que desmotivam qualquer usuário. Algumas atualizações modernas e regulares destacariam o Fraps entre os softwares, mas até agora não tem sido esse o caso.
Editor de vídeos fácil de usar e poderoso para todos os criadores. Editar seus vídeos é bem simples.
Teste Grátis Teste Grátis Teste GrátisUma biblioteca de recursos e efeitos de vídeo, incluindo modelos de vídeo, elementos e muito mais.
Teste Grátis Teste Grátis Teste Grátis