O público jovem costuma usar o TikTok, com mais de 60% de seus usuários com idade entre 10 e 29 anos. Os usuários variam de influenciadores, indivíduos que o usam para entretenimento e marcas para ganhar autoridade e reconhecimento. Em 2020, a maioria das pessoas passava os dias em casa, criando vídeos. Conclusivamente, as oportunidades de marketing aumentaram.
Indivíduos e marcas podem promover seus negócios usando a campanha do TikTok. O alto engajamento do público jovem, como mencionado anteriormente, faz com que o app se destaque. 90% do público jovem acessa o aplicativo várias vezes ao dia. A alta acessibilidade garante amplo alcance. O avanço dentro do aplicativo é muito alto em comparação com outros aplicativos. Ele garante que todos os vídeos tenham um engajamento fácil. O design do aplicativo do TikTok ajuda as empresas a crescer, pois você pode acessar facilmente influenciadores e usuários em um local físico limitado.
Parte 1: O que são as campanhas do TikTok?
Se você pretende fazer marketing para jovens, especialmente mulheres, o TikTok é a melhor plataforma. As mulheres representam quase metade do total de usuários com idade entre 18 e 24 anos no público publicitário.
O maior público do TikTok está nos Estados Unidos, com mais de 120.768.500 pessoas. A porcentagem de adultos dentro do aplicativo é a parte mais emocionante. Todos os anúncios do TikTok podem alcançar outros países além do conteúdo americano. Eles podem chegar à Ásia e ao Oriente Médio também, sem dúvida.
Os anúncios na campanha publicitária do TikTok oferecem excelente alcance se você pretende trabalhar com um público internacional.
A questão agora é quem precisa investir em propaganda do TikTok? Marcas com vários públicos podem achar que o TikTok é uma plataforma melhor para testar suas campanhas. Os anúncios no aplicativo TikTok são melhores para o seguinte:
- Marcas que visam o marketing para clientes com 35 anos ou menos.
- Marcas voltadas para mulheres jovens, principalmente entre 18 e 25 anos.
- Marcas que esperam construir uma forte presença na África, Oriente Médio ou Ásia.
Tipos de anúncios/campanhas de marca no TikTok
As melhores campanhas ou anúncios do TikTok mencionados abaixo são todos os tipos de campanhas bem-sucedidas do TikTok que você provavelmente encontrará ao navegar pelo aplicativo TikTok. Os anúncios são limitados e nem todos podem ser acessados ou vistos em todas as áreas.
1. ADS no feed
São anúncios de autoatendimento que você pode criar por meio da interface do TikTok Ad Manager.
2. ADS de imagens
Esses anúncios são executados apenas em aplicativos como Babe, BuzzVideo e TopBuzz. Eles incluem o nome da marca ou do aplicativo, o texto do anúncio e uma imagem.
3. ADS de vídeo
Os vídeos aqui são executados de 5 a 60 segundos. Assim como os anúncios em imagens, eles também incluem uma marca e um nome de aplicativo e um texto do anúncio. Além disso, consiste em um vídeo e uma imagem.
Fonte: blog.hootsuite.com
4. Spark ADS
Eles permitem que sua marca impulsione o conteúdo orgânico de outros usuários ou de sua conta. Uma pesquisa realizada pelo TikTok mostrou que esses tipos de anúncios têm uma taxa de concorrência 24% maior e uma taxa de engajamento 142% maior do que os anúncios no Feed.
5. Pangle ADS
Eles incluem anúncios colocados por meio da TikTok Audience Network.
6. ADS de carrossel
São executados apenas nos aplicativos de feed de notícias do TikTok, incluindo 10 imagens com legendas exclusivas por anúncio.
Fonte: blog.hootsuite.com
Parte 2: Top 10 principais exemplos de campanhas do TikTok
1. NETFLIX GANHA COM CONTEÚDO GERADO POR USUÁRIO
Fonte: mediakix.com
A Netflix é a segunda marca mais seguida atrás da Flighthouse no TikTok. A Netflix tem um enorme conjunto de conteúdo original. A maioria dos clipes consiste em entrevistas com atores, esquetes humorísticas e videoclipes dos últimos programas. Em média, três postagens são postadas no TikTok pela Netflix em um dia. Os vídeos ganham em média mais de um milhão de seguidores mensalmente.
O anunciante líder no TikTok é a Netflix e produz uma campanha em grande escala, em média, todos os meses. Para eles, o conteúdo gerado funcionou muito bem. O efeito da marca #WhatsYourPower AR foi usado por mais de 112.000 pessoas. É provavelmente a quantidade mais significativa de U.G.C para qualquer marca no TikTok até agora.
2. E.L.F COSMETICS CRIA TENDÊNCIAS COM O TIKTOK LIVE
A marca de cosméticos e.l.f. é pioneira nas melhores marcas de beleza em exemplos de campanhas bem-sucedidas do TikTok. É uma das primeiras marcas de beleza a comercializar através do TikTok. Esta marca de beleza criou recentemente uma coleção NFT que promove criptomoedas e o grupo lançou seu canal no Twitch.
3. AMAZON TRACKS VENDAS ATRAVÉS DE EMBAIXADORES DO TIKTOK
A Amazon entende de marketing, então eles usam a influência do TikTok para comercializar seus serviços com cinco contas no TikTok administradas pela Amazon. As cinco contas são @amazonprimevideo, @amazonmusic, @amazonfashion, @amazon e @primestudent. Entre os cinco, o Amazon Prime Video tem mais seguidores, mais de 6,7 milhões de seguidores. A marca lança anúncios ótimos e tradicionais.
A Amazon é a terceira marca mais desafiada por hashtag no TikTok, com Netflix e Kraft Foods liderando o grupo. Eles reconhecem o potencial dos influenciadores, e é por isso que fizeram parceria com mais de 40 micro e mega influenciadores em uma única campanha do Amazon Fashion como uma das melhores ideias de campanha do TikTok para levar seu desafio #PajamaJam ao próximo nível.
4. O GYMSHARK DOMINOU O FITNESS NO TIKTOK
Possui um ótimo exemplo de como vale a pena entrar nas tendências. Eles publicaram pela primeira vez em abril de 2018, depois de ingressarem no TikTok. Apesar de seu conteúdo não ser revolucionário, eles compensam com consistência.
A marca publica vídeos de alta qualidade de forma consistente e tem uma boa compreensão do desejo de seu público. Eles compartilham vídeos de treino, conteúdo motivacional e uma mistura sólida de memes que os ajudaram a ganhar mais de 3,3 milhões de fãs.
5. MARC JACOBS DUETOS PERFEITOS NO TIKTOK
Marc Jacobs dominou a arte dos duetos do TikTok sendo uma das marcas mais seguidas no TikTok. A questão é, como isso aconteceu? A empresa lança desafios na forma de anúncios do TikTok e, toda vez, o recurso de dueto do TikTok é utilizado. Sua campanha #PerfectAsIAm, que constituiu duetos com Rickey Thompson e outros três influenciadores no verão de 2020, terminou com 10,4 bilhões de visualizações. Este marca seguiu com uma segunda campanha #PerfectAsWeAre em junho de 2022. O desafio visava estimular o amor próprio, celebrar o orgulho e a individualidade. Três grandes influenciadores do TikTok, JojoSiwa, Bretman Rock e Rickey Thompson, foram apresentados. Mais de 13,7 bilhões de visualizações e mais de 2.000 mil U.G.C. acumulados em suas campanhas.
6. DUNKIN' AQUECE A GERAÇÃO Z COM CHARLI D'AMELIO
A Dunkin é sem dúvida uma das melhores marcas de alimentos no TikTok. Tem mais de 21 milhões de curtidas e mais de três milhões de seguidores. Sua popularidade com a Geração Z no TikTok vem de seu endosso com a estrela do TikTok Charli D'Amelio.
Em uma jogada inteligente, um patrocínio de longo prazo com Charli solidificou sua influência, já que ele já era um orgulhoso patrono da Dunkin'. As bebidas Dunkin' apareceram em mais de 120 de seus TikToks, principalmente produtos não patrocinados.
7. FLIGHTHOUSE PODEROSO CONTEÚDO
A conta de marca mais seguida no TikTok é a Flighthouse executando uma das campanhas bem-sucedidas do TikTok. Tem mais de 30 milhões de seguidores e é especializado na produção de conteúdo viral de mídia social, especialmente no TikTok. Os vídeos desta marca têm mais curtidas do que qualquer outra conta de marca, ocupando o quarto lugar entre as contas mais curtidas no TikTok.
Para comparação, Flighthouse tem mais de um bilhão de curtidas. Até agora, a Flighthouse produziu 4.300 TikToks, um volume de conteúdo maior do que qualquer outra marca no aplicativo.
8. O RECONHECIMENTO DA MARCA RED BULL BOLSTERS COM IMAGENS
Quais marcas se saem bem no TikTok? Qualquer marca que possa fornecer entretenimento pode se sair bem. A Red Bull é uma das maiores produtoras de conteúdo. A Red Bul postou mais de 2.660 vídeos até agora, o que é muito maior do que Charli D'Amelio e Addison Rae, dois dos influenciadores mais populares do TikTok.
Há uma média de duas postagens feitas pela Red Bull em um dia e recebem cerca de 1,2 milhão de curtidas todos os meses. Grande parte de seu conteúdo é único e também incorpora humor em sua estratégia. Eles compartilham um fracasso hilário para cada truque aterrorizante. O truque tem sido muito eficaz para garantir que seu público ainda tenha preste atenção neles.
9. BLUE DIAMOND ALMONDS NÃO É TARDE DEMAIS PARA EXPERIMENTAR O TIKTOK
Uma das marcas mais recentes do TikTok é a marca Blue Diamond Almonds, onde muitas pesquisas foram realizadas. Não tinha presença no TikTok até junho de 2021. Desta vez, eles lançaram um desafio alimentar atraente que destacou sua nova linha de amêndoas picantes.
Até agora, receberam mais de 11,6 bilhões de visualizações. Após a parceria com três influenciadores de alimentos, o desafio #28XTREMES ganhou popularidade. O vídeo patrocinado com o criador de alimentos @colincreates recebeu 322 curtidas e mais de 10,1 milhões de visualizações. O impacto mais significativo de seu sucesso é a evidência de que nada é muito limitado. Com uma boa estratégia, tudo é possível.
10. DICK'S SPORTING GOODS DOMINA O JOGO COM RECURSOS DE ANÚNCIO DO TIKTOK
A DICK's Sporting Goods não tem a presença mais considerável do TikTok, pois possui apenas cerca de 42,1 mil seguidores. No entanto, seus esforços valeram a pena quando eles tentaram experimentar o TikTok. #NewFitFeelin, seu primeiro desafio, envolveu seis influenciadores e inspirou 1.136 peças de U.G.C.
Eles utilizaram o Efeito de Marca do TikTok durante sua segunda campanha, WelcomeBack. A campanha acumulou 7.020 U.G.C., apesar de ter sido lançada no início de agosto de 2021. Um aumento impressionante de mais de 500% no U.G.C. foi registrado devido ao uso do Efeito de Marca.
Parte 3: Dicas para executar uma excelente campanha publicitária do TikTok
Para lançar com sucesso sua primeira campanha do TikTok, confira estas cinco dicas!
1. Crie seu pixel e eventos do TikTok
O TikTok possui uma ferramenta de gerenciamento de eventos para executar campanhas publicitárias que permitem rastrear atividades e eventos em seu site, assim como outros canais sociais usam um código. O TikTok pixel integra-se bem com o Google Tag Manager e Shopify. Uma opção também está disponível para instalar manualmente o pixel no cabeçalho do seu site.
Depois que o código base do pixel for instalado em seu site, você será solicitado a definir as regras do evento usando o modo de desenvolvedor ou o modo padrão. Você pode selecionar qualquer método acima com base em sua conversão e caminho de negócios.
2. Crie públicos personalizados e crie lookalikes a partir deles
Reserve um segundo para criar públicos personalizados, dependendo da atividade do aplicativo ou do site e de suas listas de clientes assim que o pixel for instalado. Depois disso, desenvolva sósias desses públicos.
Será útil quando você estiver criando públicos-alvo para essas campanhas, e poderá eliminar alguns de seus grupos de anúncios para permitir um melhor gerenciamento de resíduos.
3. Crie públicos-alvo que não sejam muito pequenos
Existem cerca de 80 milhões de usuários do TikTok nos EUA, mas é um número considerável!
No TikTok, esses mesmos parâmetros de segmentação renderiam um tamanho de público de 35 mil usuários ativos mensais. Portanto, você precisa se concentrar em um público-alvo bastante grande e criar um nicho em torno deles.
4. Desenvolva anúncios em vídeo feitos com as tendências do TikTok em mente
Você está interrompendo o feed de alguém com um anúncio de marca que o usuário não pediu, mas recebeu mesmo assim. Seu conteúdo deve ser cativante, projetado e conciso.
5. Use uma excelente ferramenta para criar anúncios
O Wondershare Filmora é um programa fácil de usar para editar vídeos. É altamente recomendável para editar anúncios perfeitos para o TikTok. Com este software de edição, você pode adicionar logotipos, imagens e vídeos criativos em qualquer posição. Existem vários filtros, efeitos e elementos que você pode escolher para fazer edições perfeitas nas campanhas do TikTok.
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Parte 4: Perguntas frequentes sobre as campanhas do TikTok
1 - As campanhas de anúncios do TikTok são eficazes?
O crescente público da plataforma torna o TikTok bom para publicidade. Ele abrange mais de 150 países e foi um dos aplicativos mais baixados do mundo em 2020. Além disso, você pode colocar anúncios do TikTok nos outros produtos da plataforma. Com o TikTok, você pode segmentar o público certo usando localização, interesses, idade ou sexo.
2 - Como o TikTok promove o trabalho?
O aplicativo TikTok promove o trabalho ajudando as pessoas a descobrir seus vídeos, o que resulta na conquista de seguidores. Além disso, mais pessoas são levadas para o seu site. Conforme você ativa seu vídeo, ele será exibido como um anúncio.
3 - Como posso impulsionar minha postagem no TikTok?
Para obter instruções mais detalhadas, visite a Central de Ajuda do TikTok ou visite 'Promover' no seu aplicativo TikTok para começar.
Veja como a opção de Promover funciona
- Escolha um vídeo que você deseja promover (pode ser de uma conta TikTok).
- Configure sua promoção.
- Veja seus números crescerem.
Conclusão:
Esses exemplos de campanhas do TikTok indicam que estamos em uma nova era da publicidade. As melhores ferramentas para publicidade não são mais anúncios ou plataformas simples, mas os aplicativos mais recentes, como o TikTok, que é a melhor ferramenta para segmentar seu público de maneira mais significativa e relevante. Anunciar de forma criativa é a receita atual para o crescimento e, portanto, é melhor se adaptar às preferências do consumidor em constante mudança em relação ao tipo de conteúdo e canais. Os anúncios devem tornar a marca agradável, relevante e oportuna. A campanha publicitária do TikTok, com suas várias formas, permite que as marcas adotem uma abordagem envolvente que oferece maior envolvimento do usuário.