Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR

Dicas para os Professores Usarem o YouTube na Sala de Aula

Para professores e tutores, existem várias maneiras de usar o YouTube na sala de aula.

filmora author

Mar 01, 2024• Soluções Comprovadas

O YouTube não apenas forneceu uma fonte incrível de entretenimento para milhões de pessoas em todo o mundo, mas também abriu uma avenida para ótimos recursos de aprendizado na forma de vídeos educacionais.

Professores de todo o mundo agora podem criar vídeoaulas e compartilhar com seus alunos, não apenas em suas respectivas instituições de ensino, mas também com outros estudantes localizados a quilômetros de distância em outros países.

Se você quiser fazer um vídeo de ensino por conta própria, tente o Wondershare Filmora . Além dos recursos básicos de edição de vídeo, como aparar, cortar, dividir, girar e cortar, ele permite capturar a tela do seu PC, compor um vídeo em tela verde, desfocar objetos e rostos no vídeo e muito mais. Além disso, o Filmora é uma boa opção para fazer uma introdução no YouTube. Confira o vídeo abaixo para ver como fazê-lo.

Baixe a versão WinDownload da versão para Mac

Benefícios para usar o YouTube na sala de aula

Os benefícios do uso do YouTube na sala de aula são imensos e incluem, entre outros, o seguinte:

Conexão global

O YouTube possibilita que os professores compartilhem suas lições com milhões de alunos em potencial localizados em diferentes partes do mundo, algo que era impensável com os modos tradicionais de ensino há alguns anos. Agora, os professores podem colaborar, conectar-se e inovar com vários alunos de maneiras nunca antes imaginadas, empregando o poder do YouTube.

Melhora a compreensão de tópicos complexos

Certas disciplinas são de natureza técnica e os professores geralmente têm dificuldade em explicá-las aos alunos. Ao usar o YouTube na sala de aula, os professores estão em uma posição melhor para oferecer ilustrações claras e fáceis de entender, que por sua vez desmistificam os conceitos difíceis e facilitam a compreensão e a compreensão de tópicos complexos.

Cria mais engajamento dos alunos

O aprendizado compreende principalmente componentes de áudio e visuais. Ao contrário dos modos tradicionais de ensino, nos quais o professor ofereceu explicações e espera-se que os alunos tomem notas, os vídeos são mais atraentes e têm o poder de fazer com que os alunos fiquem mais alertas, aumentando assim suas chances de absorver as lesões e aproveitar ao máximo os assuntos.

Ideal para alunos lentos

Ao usar o YouTube na sala de aula, o professor tem controle total sobre o ritmo da aprendizagem e isso é ideal para os alunos rápidos e lentos. Caso um aluno encontre um conceito sendo explicado muito rapidamente, ele pode simplesmente solicitar que a peça seja reproduzida ou que a reprodução seja lenta, a um ritmo que será fácil para ele entender.

Um professor, várias salas de aula

O outro benefício de usar o YouTube na sala de aula é que, depois que um professor prepara seus vídeos de aprendizado, eles obtêm flexibilidade usando o vídeo em mais de uma sala de aula. Isso também facilita para eles quando estão fora e precisam frequentar as aulas. Tudo o que eles precisam fazer é usar as lesões de vídeo pré-gravadas para que não percam totalmente as aulas.

Dicas para usar o YouTube na sala de aula

Para professores e tutores, existem várias maneiras de usar o YouTube na sala de aula. Esses métodos oferecem flexibilidade aos professores e aos alunos para dar e entender as lições, respectivamente. Aqui estão algumas maneiras de os professores usarem o YouTube nas salas de aula:

  1. Acionar discussões únicas e interessantes - os professores que usam o YouTube nas salas de aula podem desencadear discussões interessantes e únicas entre seus alunos. Os professores podem usar vídeos relevantes em reportagens, documentários, assuntos atuais e muito mais para obter as opiniões dos alunos e avaliar o impacto do aprendizado sobre os alunos.
  2. Acesse materiais educacionais de alta qualidade gratuitamente - o uso do YouTube em sala de aula também possibilita aos professores acessar materiais educacionais de alta qualidade gratuitamente. Isso é especialmente importante no ensino de matérias difíceis ou na revisão de exames.
  3. Clipes curtos para colocar um tópico em contexto - existem canais documentais como National Geographic, BBC e Channel 4, entre outros, onde os professores podem obter e reproduzir clipes curtos para colocar o assunto no contexto apropriado para os alunos.
  4. Arquive seu trabalho - use vídeos para manter um registro limpo e limpo das várias lições, facilitando o acesso dos alunos atuais e futuros com facilidade.
  5. Revisão para exames - quando os exames estão chegando, os vídeos se tornam muito eficazes para ajudar o aluno a refrescar suas mentes sobre tópicos difíceis que podem exigir muito tempo para serem revisados durante os exames.
  6. Inverter lições - o aprendizado invertido está criando fortes raízes na maioria das instituições de ensino e se torna fácil e eficiente ao usar vídeos em sala de aula.
  7. Ensine quando estiver ausente - em vez de faltar à aula ou ter um professor convidado para substituí-lo, você pode simplesmente gravar a lição em seu canal do YouTube ou simplesmente dar instruções para os alunos seguirem quando estiver ausente.
  8. Permita que os alunos obtenham informações detalhadas . Ao usar o YouTube na sala de aula, os professores permitem que eles se aprofundem e compreendam melhor as lições.
  9. Ajude os alunos em dificuldades - os vídeos são ótimos para os alunos lentos, pois eles podem retroceder ou reproduzir no seu próprio ritmo.
  10. Crie um canal do YouTube - deve conter todos os vídeos relevantes para um assunto ou lesão em particular para alunos atuais e futuros.

Como descobrir os melhores vídeos educacionais no YouTube

O YouTube está repleto de milhões de vídeos e é essencial que você saiba como procurar e descobrir os melhores vídeos educacionais. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo ao longo do caminho:

Você também pode gostar de: Vídeos para compartilhar na sala de aula >>

  • Procure vídeos com duração não superior a 10 minutos - estes são os mais ideais, já que vídeos mais longos podem fazer com que os alunos percam a atenção e percam as lesões.
  • Pesquise canais por assuntos para que você acabe com os vídeos mais relevantes.
  • Antes de mostrar os vídeos aos alunos, assista-os durante todo o processo, para avaliar se há os materiais relevantes que você deseja que os alunos aprendam.
  • Em vez de fazer uma pesquisa geral, concentre-se nos canais de fontes respeitáveis, pois isso poupará muito tempo para passar pelo lixo.
  • Não procure vídeos para substituir suas lições, mas procure vídeos que complementem suas lesões.

Conclusão

Usar o YouTube na sala de aula trouxe muita eficiência para os professores e os alunos. Os professores agora podem acessar milhões de estudantes em todo o mundo usando vídeos do YouTube e também podem obter muitas informações detalhadas, algumas sobre tópicos técnicos que normalmente levariam muito tempo para serem compreendidos. Embora seja um conceito relativamente novo para a maioria dos professores, é de se esperar que seja adotado por muitas pessoas e melhore o processo de aprendizado em nossas escolas, desde que os vídeos de aprendizado certos sejam gravados ou acessados no pool já presente no YouTube .

Baixe a versão WinDownload da versão para Mac

filmora author
Luciana Rocha
Luciana Rocha is a writer and a lover of all things video.
Produtos Recomendados
filmora logo
Filmora

Editor de vídeos fácil de usar e poderoso para todos os criadores. Editar seus vídeos é bem simples.

Teste Grátis Teste Grátis Teste Grátis
filmstock
Filmstock

Uma biblioteca de recursos e efeitos de vídeo, incluindo modelos de vídeo, elementos e muito mais.

Teste Grátis Teste Grátis Teste Grátis
Mais artigos populares