No início do século XX, músicos negros em Nova Orleans, Louisiana, desenvolveram o estilo de música Jazz. O jazz é caracterizado por uma harmonia complexa. Este estilo musical tem ênfase na improvisação e ritmos sincopados.
Em pouco tempo, o jazz se espalhou por toda a América. Assim que chegou a Now York, a mesma se tornou a capital do Jazz. Não só para a América, mas para o mundo inteiro. Se você estiver interessado em saber mais sobre o jazz, continue lendo.
Neste artigo vamos aprender:
Parte 1. Tipos de música Jazz
Ao longo dos anos, esse estilo de música evoluiu muito. As evoluções foram feitas com base em padrões da música popular, pop, funk, rock, etc. Com isso, o jazz possui uma variedade de estilos diferentes. Muitas pessoas não têm conhecimento suficiente sobre a ampla gama de estilos do jazz.
A música de fundo em jazz é uma mistura louca de hinos nacionais, ritmos, bandas cadenciadas, música folclórica, e muito mais. A música espalhou-se das ruas para salões de dança e clubes. Vamos expandir seus conhecimentos, compartilhando os gêneros do jazz.
· Early Jazz
O estilo mais antigo do jazz é chamado de 'Early Jazz'. Este estilo surgiu no final de 1800 ou início de 1900. Este estilo decolou em Nova Orleans. Era conhecido como 'playing hot' ou 'ragtime'. Os ritmos e as notas sincopadas tornaram-se populares entre o público.
As bandas costumavam ter corneta, trombone, 1 ou 2 instrumentos de sopro, violino, bateria e clarinete. Louis Armstrong, Buddy Bolden, King Oliver são alguns dos primeiros artistas de bandas de jazz.
· Free Jazz
O próximo tipo de jazz que estamos compartilhando é chamado de 'Free Jazz'. Este estilo também é conhecido como 'Avant Garde'. Surgiu entre os anos 1950 e 1980. O estilo free jazz trouxe frescor à música jazz que era muito necessário na época.
Como o nome já indica, este estilo de Jazz é livre de regras. Os músicos não estavam vinculados a nada. Eles estavam livres para fazer qualquer coisa. O Free Jazz foi muitas vezes criticado negativamente.
· Big Band
Big band é outro tipo de ritmo do jazz. Também é conhecido como 'Swing'. Este estilo começou na década de 1930. Tinha uma ênfase mais forte na parte rítmica. Benny Goodman, Tommy Dorsey e Artie Shaw estão entre os instrumentistas de destaque das bandas de Swing.
Usavam piano, bateria e guitarra que foi misturado com saxofone, violino, trompete, clarinete e também trombone para criar o estilo perfeito.
· Latin Jazz
Este tem um ritmo constante. O Latin Jazz é uma combinação de afro-cubanos e afro-brasileiros. O jazz afro-brasileiro é sutil, enquanto o jazz afro-cubano é baseado em dança. No Latin Jazz, as claves musicais são utilizadas em vez de usar o contratempo. Também foram utilizados instrumentos de sopro de madeira. Candido Camero, Chick Corea, e alguns outros são famosos do Jazz Latino.
· Bebop
O mais intelectual de todos os estilos de jazz é o Bebop. Este estilo começou em meados da década de 1940. Era uma mistura louca de trompete, piano e saxofone. O Bebop tem notas cromáticas em tempos muito rápidos. Charlie Parker, Dizzy Gillespie e Bud Powell são os três que criaram a aposta do Bebop. Este estilo de música jazz é complexo e uma obra de arte.
· Modern Jazz
Este estilo de jazz também é conhecido como jazz contemporâneo. Como o nome explica, esse estilo depende de qual época você está vivendo. É melhor denotar este estilo para o final dos anos 1950 e início dos anos 1960. O objetivo deste estilo parmenece o mesmo. Concentrava-se na melodia e na harmonia. Os instrumentos amplamente utilizados foram bateria, baixo, piano e dois trompetes.
Parte 2. 10 Músicas Jazz clássicas e famosas
Alguns dos diferentes estilos de jazz já foram discutidos. Agora, é hora de compartilhar algumas das músicas jazz clássicas e famosas. Como existem muitos estilos de jazz, a internet está cheia de opções para baixar.
Você pode ficar confuso quando tem muitas opções para selecionar. Vamos ajudá-lo um pouco nesta situação. A seção a seguir compartilhará 10 músicas de jazz clássicas e famosas com você.
1. Somewhere Over the Rainbow – Judy Garland
Esta música é um clássico de 1939. Esta obra-prima é uma mistura de arco-íris, cores, alegria e a música de abertura de 'O Maravilhoso Feiticeiro de Oz'. Essa música tomou conta do mundo da música Jazz naquela época.
2. My Favorite Things – John Coltrane
A música 'My Favorite Things' foi lançada no ano de 1961. No entanto, foi originalmente escrita em 1959. Esta é uma versão de 14 minutos de uma melodia memorável no saxofone soprano.
3. So What – Miles Davis
'Kind of Blue' é um importante álbum de jazz composto por Miles Davis. 'So What' é uma parte deste álbum. Foi composta em 1959. A música é conhecida por sua magia e simplicidade com dois acordes.
4. Moon River – Audrey Hepburn
O próximo clássico famoso é 'Moon River'. Foi escrito por Henri Mancini em 1961 e letras de Johnny Mercer. Audrey Hepburn originalmente não era uma cantora. Essa música é famosa porque Henri levou meses para aperfeiçoar a melodia para o alcance vocal limitado de Audrey.
5. Don’t Know Why – Norah James
Esta música é do álbum de Norah James 'Come Away with Me'. Foi escrita e composta por Jesse Harris no ano de 1999. Esta é a melhor música de jazz moderno dos últimos vinte anos.
6. Body and Soul – Coleman Hawkins
Body and Soul foi escrito em 1930 e tem tudo a ver com anseio e devoção. Esta é uma música de jazz triste. Coleman Hawkins é o pai do saxofone tenor do jazz.
7. Autumn Leaves – Nat King Cole
A música é slow jazz, composta por Joseph Kosma em 1945. Esta música foi inicialmente escrita em francês por Jacques Prévert. Mais tarde, Johnny Mercer traduziu para o inglês.
8. Night and Day – Joe Henderson
'Night and Day' faz parte do álbum 'Inner Urge'. Esta música é Jazz modal tocada no saxofone tenor. Joe Henderson compôs em 1966. Tem uma única nota repetida 35 vezes.
9. My Funny Valentine – Chet Baker
Este é um jazz clássico e uma peça de arte memorável. A canção 'My Funny Valentine' foi escrita por Richard Rogers. Ao mesmo tempo, as letras foram escritas por Lorenz Hart.
10. God Bless the Child – Billie Holiday
Arthur Herzog Jr. escreveu a música 'God Bless the Child'. Essa música se refere a algo que sua mãe disse em uma conversa. Tem conotações religiosas.
Parte 3. Top 3 plataformas para ouvir Jazz como música de fundo
Você conhece alguma plataforma para ouvir música de jazz? Agora que você tem conhecimento completo sobre os diferentes estilos de jazz. É o momento perfeito para compartilhar as 3 principais plataformas para ouvir e curtir jazz.
1. JazzRadio
A primeira plataforma para desfrutar de música jazz é a JazzRadio. Você pode encontrar qualquer música de estilo jazz neste site. Com a JazzRadio, você pode curtir suas músicas de jazz favoritas e salvá-las. A inscrição é gratuita.
2. Soundcloud
A Soundcloud é uma plataforma de música muito famosa. Você pode obter uma variedade de músicas na Soundcloud. Para ouvir música jazz, você pode digitar 'Música Jazz' na barra de pesquisa. Isso exibirá todos os resultados relacionados na tela. Você receberá diferentes álbuns, listas de reprodução e faixas.
3. Spotify
A última, mas melhor plataforma para curtir jazz é o Spotify. Oferece música em um nível totalmente diferente. Você obtém uma ampla variedade de resultados para qualquer coisa que pesquisar. Você obterá uma variedade de listas de reprodução, álbuns, artistas e perfis diferentes relacionados à música jazz.
Conclusão:
Você é um fã de jazz? Esse artigo é para você. Nós conversamos sobre vários estilos de música jazz. Junto com isso, também compartilhamos 10 músicas de jazz famosas.
Você é um criador de conteúdo e gosta de adicionar jazz aos seus vídeos? Se sim, então temos uma pequena surpresa para você. A surpresa é um editor de vídeo fantástico, o Wondershare Filmora. Você pode editar vídeos legais e elegantes com ele. É o editor perfeito para todos os criadores de conteúdo com recursos infinitos. Você pode editar sem limites com o Filmora.