Ao gravar um vídeo, é normal não ficarmos com imagens totalmente estabilizadas devido a tremidos ou movimentos da câmera, ou devido a pisos irregulares e por pavimentar. É aqui que a ferramenta de edição para estabilizar vídeos da Google entra em acção. Você pode estabilizar um vídeo com o aplicativo Google Photos graças ao seu estabilizar de vídeos integrado e outras ferramentas de edição para dar um toque finalizado nos seus arquivos de mídia antes de partilhá-los online com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
Neste artigo vamos ensinar você a usar o Google Photos como estabilizador de vídeos da Google. Além disso ficará a conhecer uma das ferramentas externas mais confiadas e eficientes para estabilizar clipes, caso o estabilizador de vídeos da Google não cumpra com resultados de boa qualidade.
Parte 1: O que é o Google Photos e como funciona?
O Google Photos é um aplicativo descarregável da Play Store ou App Store compatível com smartphones Android ou iPhone/iPad, respectivamente.
Este programa consegue armazenar fotos e vídeos do seu celular, e garante que todos os arquivos de mídia ficam salvaguardados para que possa facilmente recuperá-los caso sejam perdidos ou danificados por algum infortúnio. Adicionalmente, esta ferramenta permite-lhe editar, personalizar e partilhar suas fotos com facilidade.
1. Histórico e políticas atuais
Antigamente, o Google Photos oferecia armazenamento ilimitado para os usuários salvarem todas as fotos que quisessem, desde que estivessem em resolução de 'alta qualidade'. Contudo, a 01 de Junho de 2021, a Google alterou as políticas de utilização do aplicativo e agora a ferramenta tem armazenamento limitado. Se for necessário mais espaço, os usuários devem comprar um plano pago.
2. Acessibilidade
O Google Photos pode ser acessado através de um navegador web, um programa desktop do Google Drive, e aplicativo de smartphone. Apesarnde apenas conseguir aplicar algumas pequenas alerações nos vídeos como alterar a data, hora e local, através do Google Photos para navegador web num celular, pode editar os clipes de forma mais sofisticada.
3. Exclusão
Os arquivos guardados no Google Photos são preservados durante tempo indeterminado, até obviamente o espaço precisar de ser liberado. Quando excluir um arquivo, este será removido para a Lixeira onde permanece durante 60 dias, período após o qual é excluído permanentemente da Cloud.
Part 2: Como estabilizar vídeos com o Google Photos no Android e iPhone?
O Google Photos está disponível para smartphones Android e iPhone, e como explicado anteriormente, este aplicativo é descarregável na Play Store e App Store, respectivamente. O editor integrado da Google para estabilizar vídeos do aplicativo Photos é idêntico em ambas as plataformas e extremamente simples de usar.
Saiba como trabalhar com o estabilizador de vídeos da Google para estabilizar um vídeo seguindo os passos abaixo:
Passo 1: Localize e abra o vídeo original no Google Photos
Baixe e instale o Google Photos no seu smartphone (aqui vamos usar o Samsung Galaxy Note 10+ como exemplo). Inicie o aplicativo, pressione na Biblioteca no canto inferior direito da interface, e pressione no vídeo original que pretende estabilizar com o estabilizar de vídeos da Google.
Passo 2: Estabilizar vídeo
Após abrir e reproduzir o vídeo no aplicativo, pressione em Editar ao fundo. Na tela seguinte, certifique-se de que a secção de Vídeo está selecionada. Pressione no ícone de Estabilizar no canto inferior esquerdo da janela e aguarde até que o Google Photos estabilize o vídeo.
Passo 3: Salve o vídeo
Após o processo de estabilização terminar, clique em Salvar cópia from no canto inferior direito para salvar o vídeo modificado como cópia separada, deixando o vídeo original intacto.
Parte 3: Como estabilizar vídeos com o Google Photos online?
Infelizmente, o Google Photos não possui muitas ferramentas de edição na versão web, por isso, até à data não é possível estabilizar um vídeo com a interface da ferramenta através do navegador. Mas se você estiver usando um computador Mac ou Windows, pode experimentar outro software de estabilização de vídeos gratuito online, ou o editor de vídeos Wondershare Filmora para estabilizar vídeos com um clique.
Para Win 7 ou superior (64-bit)
Para macOS 10.12 ou superior
O editor de vídeos Wondershare Filmora está disponível para Windows e Mac, e representa uma forte concorrência a outros aplicativos de edição de vídeos referência na indústria como o Final Cut Pro X e Adobe Premiere Pro, etc. Você pode aprender a estabilizawr clipes com o filmora em vez de usar o estabilizador de vídeos da Google seguindo os passos abaixo:
Passo 1: Adicione o vídeo original à linha de tempo
Após baixar e instalar o Wondershare Filmora no seu computador Mac ou Windows (vamos usar um PC com Windows 11 como exemplo), inicie o programa e clique em Novo Projeto na primeira tela.
Na interface principal, certifique-se de que a opção de Mídia está selecionada na barra de ferramentas padrão no topo, e clique em qualquer lado na janela de Mídia no canto superior esquerdo. De seguida localize, selecione e importe o vídeo original do seu PC que pretende estabilizar.
Agora arraste e largue o vídeo na linha de tempo ou sobreponha o mouse na miniatura do clipe na janela de Mídia, e clique no ícone + no canto inferior direito. Clique respectivo botão para Corresponder à Mídia ou Manter Definições do Projeto após aparecer a caixa de confirmação para adicionar o vídeo à linha de tempo usando as preferências que selecionar.
Passo 2: Estabilize o vídeo
Clique duas vezes no vídeo na linha de tempo e ative a opção de Estabilização no painel de edição de vídeos. Aguarde até o editor de vídeos Filmora estabilizar o vídeo sem ser preciso usar o estabilizador de vídeos da Google. Clique em OK quando terminar.
Passo 3: Exporte o vídeo estabilizado
De volta à interface principal, clique em Exportar ao centro na parte superior. Na caixa de Exportar seguinte, acesse sua aba desejada, escolha o formato e configurações de saída, e clique em Exportar no canto inferior direito para exportar o clipe estabilizado sem precisar de usar o estabilizador de vídeos da Google.
Parte 4: Como usar o Google Photos para editar vídeos?
O Google Photos não funciona apenas como um estabilizador de vídeos da Google, mas também permite-lhe editar seus clipes de mídia de forma profissional. Algumas das tarefas de pós-produção de vídeos que pode realizar com o Google Photos incluem:
1. Aparar
Os cursores de aparar estão localizados na secção de 'Vídeo' ao pressionar em 'Editar' no Google Photos, após abrir o vídeo. Você pode arrastar estes cursores para dentro para remover as partes indesejadas no início e fim do vídeo.
2. Cortar
A ferramenta de 'Cortar' permite-lhe cortar vídeos numa resolução específica na lista de opções disponíveis, ou arrastar os cursores manualmente para obter os resultados desejados.
3. Rodar
A área de 'Corte' também permite rodar o vídeo. Cada vez que você clicar no ícone de 'Rodar' a tela é rodada 90º no sentido dos ponteiros do relógio.
4. Correção de cores
Na secção de 'Ajustar' você pode configurar o aspecto do vídeo incluindo o brilho, contraste, sombras, etc.
5. Filtros
Você pode até adicionar um filtro usando os modelos disponíveis na área de 'Filtros'.
6. Anotações
A área de 'Marcação' permite-lhe adicionar anotações nos vídeos. Você pode usar a ferramenta da 'Caneta' ou do 'Marcador' para escrever texto no vídeo ou renovar o visual da tela.
Dependendo do tipo de modificações que pretende realizar no seu vídeo, pode usar o Google Photos para realizar a tarefa de forma rápida e simples.
Conclusão
O estabilizador de vídeos da Google é uma ferramenta integrada no Google Photos. O Google Photos está disponível na Play Store ou App Store para seus dispositivos inteligentes Android ou iOS, respectivamente. Além de estabilizar seus vídeos, o aplicativo Google Photos também permite-lhe realizar outras alterações como cortar, aparar, aplicar filtros e muito mais.